By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 

Filtros Sintonizados na Rede Elétrica

Elétrica

 Jorge Knirsch

Já há algum tempo, temos constatado que a imprensa escrita especializada de Áudio/Vídeo vem apresentando alguns dados, características e conceitos, a respeito de filtros sintonizados, que não correspondem à realidade. No intuito de não faltar com a verdade e com a boa técnica para com a audiofilia e a melomania, estamos vindo a público, como o primeiro fabricante de condicionadores de energia do mercado brasileiro a utilizar filtros sintonizados, o powerline   (marca registrada e patenteado), para corrigir algumas distorções e dar os devidos esclarecimentos ao grande público.
       
Dentre os vários filtros sintonizados existentes na eletrônica, um deles, ideal para a filtragem de harmônicos e impurezas, na alimentação elétrica dos equipamentos de áudio e vídeo, é constituído de um capacitor (ou condensador) e de uma bobina (também chamada de indutor), ambos ligados em paralelo com a rede elétrica. Este conjunto também é denominado célula ressonante.
        Encontramos no mercado, no entanto, condicionadores de energia constituídos por dois conjuntos de células ressonantes, como os descritos acima, ligados entre duas fases e o neutro. Esta configuração tem sido erroneamente designada como sendo de “modo balanceado”, quando o correto seria chamá-la de “simétrica em relação ao neutro”. Ao contrário do que vem sendo apregoado pela imprensa especializada, este tipo de filtro jamais poderia transformar a rede elétrica numa rede balanceada, pois não é capaz de converter a defasagem normal de 120 graus, existente entre as fases e o neutro, numa defasagem de 180 graus, que é uma exigência e uma necessidade para que a rede se torne balanceada. Ou seja, nestes condicionadores de energia, que utilizam filtros sintonizados simétricos entre as fases e o neutro, a defasagem original da rede elétrica continua a mesma, em 120 graus. Apenas um transformador isolador, como é de conhecimento técnico geral, poderá transformar a rede normal (120 graus) em rede balanceada (180 graus).

© 2004-2008 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com.br

É preciso se esclarecer também que uma verdadeira rede balanceada não oferece nenhuma vantagem para o Home Theater. Bem ao contrário, traz algumas desvantagens marcantes à qualidade do áudio e da imagem. Vejam o porquê no nosso site: www.byknirsch.com.br, no artigo intitulado: A Rede Balanceada e o Áudio/Vídeo. Funciona mesmo?
        Outro aspecto importante a ser esclarecido é que um condicionador de energia que, na sua entrada, utiliza duas fases e neutro, através de plugues de três ou quatro pinos, e na sua saída possui tomadas em 120V, usando ambas as fases contra o neutro, corre o risco de, numa eventual perda de neutro, levar à queima os aparelhos ligados a ele. Vejam porque isto vem a ocorrer no artigo do nosso site: ALERTA: O Perigo da Perda de Neutro.
             Por último, a informação que vem sendo divulgada pelas revistas especializadas, afirmando que os filtros sintonizados comprimem a dinâmica, carece totalmente de fundamento teórico e prático. Visto que a rede elétrica possui impedância muito baixa e devido ao fato destes filtros estarem em paralelo com a rede, não há nenhuma possibilidade de ocorrer compressão dinâmica.
            Este comunicado público tem por objetivo, reconduzir a discussão a respeito dos filtros sintonizados a uma base técnica correta e verídica, evitando a desinformação do grande público audiófilo e melômano.  

 Voltar             powerline

 - PRODUTOS, PROJETOS E INSTALAÇÕES

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br