A NEUTRALIDADE DA 
        SALA
         
        Este cd, que estamos apresentando para 
        vocês, é de uma gravadora audiófila, muito famosa no nosso meio, a Mapleshade 
        Records, fundada em 1986 e estabelecida em uma mansão na pequena 
        cidade de Upper Marlboro, no estado de Maryland (MD), 
        USA. Esta gravadora de jazz e blues, que já gravou algo em torno de cem cds, segue um padrão único, diferenciado de todas 
        as outras gravadoras que conheço. Sua tecnologia de gravação é realmente muito 
        radical e minimalista. Só grava em tempo real, isto é, com todos os músicos e 
        instrumentos juntos, presentes e tocando naquele instante. Usa uma microfonação 
        bem simplificada com componentes de primeira linha, com apenas 3 a 4 microfones. A cabeação não passa de, no 
        máximo 7m por microfone. Não há mesa de mixagem, nem filtros, nem 
        equalização. Não há redução de ruído, nem multicanal, nem overdubbing, 
        ... nem compressão!!
         A faixa dinâmica de seus cds beira os 40 a 50 dB. 
        Portanto, muito cuidado com o volume! Muitos dos cds desta gravadora 
        ultrapassaram a faixa 
        dinâmica máxima permitida na gravação e, assim, em alguns deles, podem aparecer leves 
        distorções mostrando o clipping ocasional durante a gravação. A tanto chega o 
        objetivo deles de não comprimir!! Este cd, posso lhes garantir,  
        está dentro dos parâmetros normais, sem distorções e sem clipping na gravação. 
        Porém, na primeira audição, 
        recomendo-lhes ouvirem em volume baixo, para em seguida fazerem o 
        ajuste adequado. Como advertência, é bom lembrar que existem vários cds desta gravadora 
        com faixa dinâmica capaz de 
        danificar nossas caixas acústicas!
        Os cds gravados com 
        alta dinâmica e em tempo real apresentam uma naturalidade e  uma organicidade que chamam a atenção, nos trazendo a holografia do ambiente 
        onde foram gravados. Dá a nítida impressão que estamos sentados em um barzinho 
        qualquer, num ambiente vivo, bem equilibrado, com 
        o conjunto à nossa frente tocando para nós, pois podemos delimitar 
        claramente o espaço que cada músico 
        ocupa no palco sonoro. 
        A excelente técnica de microfonação usada é impressionante, pois dá a 
        impressão que não houve uso de microfones, tal a naturalidade do cd.
        Este cd tornou-se uma referência de 
        gravação. Considero-o o melhor dentre todos que possuo. Está 
        mais bem gravado do que o Verse, da Patrícia Barber, que é 
        multicanal mas com uma pequena compressão. Mesmo em comparação 
        ao novo da Patricia, The Cole Porter Mix, que já é melhor do que o Verse 
        (e vamos 
        apresentá-lo aqui no futuro) ele também o supera. 
        Atualmente, esta gravação de Kendra Shank é o melhor cd que conheço.
        Porém, tenho uma triste notícia para 
        vocês! Eu o tenho levado para algumas audições, em casas de amigos e, 
        muitas vezes, me surpreendo ao verificar que ele não toca!! Sei que a 
        maioria de vocês não vai considerá-lo um cd de excelência, pois percebi que, em salas comuns, 
        quando o colocamos para tocar, ocorre uma tal 
        interatividade com a sala que aparecem excessos de 
        médios. Acredito que alguns poderão ser levados ao auto-engano, 
        concluindo que se trata de um cd mal 
        gravado!! É realmente algo muito impressionante!
        Normalmente, numa sala pequena não tratada, além da problemática das ondas estacionárias, se evidencia 
        o excesso de médios, levando-se em conta, evidentemente, as 
        particularidades de cada sala. Assim, cria-se uma interação muito forte com a reprodução 
        desse cd, originando, nos médios, uma coloração bem particular para 
        cada ambiente. Além de que, dependendo dos picos da curva de resposta da sala, 
        poderão aparecer trechos onde o volume se altera, aumentando muito, 
        dando a impressão de que esse cd não é plano, não tem equilíbrio tonal e 
        até que foi mal gravado. Realmente esse cd é um teste duríssimo para salas 
        que não estejam bem secas, dos graves até os agudos, e bem equilibradas 
        tonalmente! 
        Assim, posso declarar que, se este cd 
        tocar, mesmo que de forma razoável, você está de parabéns, pois a sua 
        sala tem um mínimo de equilíbrio tonal necessário para uma reprodução 
        agradável e correta.
         
  
        
        © 2004-2009 Jorge Bruno Fritz Knirsch
  Todos os direitos reservados
  http://www.byknirsch.com.br
         
         
        KENDRA SHANK:AFTERGLOW
         
            
        
        
        Os dados são:
         
        
                            
        Título                    
        : AFTERGLOW
        
                            
        Gravadora              
        : Mapleshade Records, 1994, 
        www.mapleshaderecords.com ;
        
                            
        Principais Artistas    : Kendra Shank;
        
                           
        
        
        Código de Barras     : 7-3556-10213-2;
        
                            
        Eng. Gravação        : Pierre Sprey;
        
                            
        Eng. Mixagem         : Bob Katz;
        
                            
        Data Gravação       : 05/06/Julho 1992;
                            
        Local                    
        : Mapleshade Studio Upper Marlboro, MD
         
  
        
        © 2004-2009 Jorge Bruno Fritz Knirsch
  Todos os direitos reservados
  http://www.byknirsch.com.br
         

        
A faixa deste cd que mais me 
agrada é a faixa 
04: PARIS BOSSA composição da própria Kendra Shank. A captação do 
piano é simplesmente impressionante. Mas todas as outras faixas possuem o seu 
encanto também. Este cd recomendo-lhes adquirirem no 
próprio site da Mapleshade.
Boas 
audições!
Aquele abraço a todos!! 
Até a próxima!!
 
Voltar
        
      
         - 
PRODUTOS, PROJETOS E INSTALAÇÕES
 - 
PRODUTOS, PROJETOS E INSTALAÇÕES