By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 

Dicas de Áudio
A Fiação de Entrada

Elétrica

 Jorge Knirsch

 

Introdução

Temos recebido inúmeros e-mails, de amigos e clientes, colocando questões e perguntas sobre os mais diversos assuntos correlatos ao áudio, à acústica, à elétrica e aos equipamentos, tanto a respeito de aspectos técnicos, como também quanto às várias sinergias entre todos estes parâmetros que influenciam na percepção musical final de um sistema de áudio. Muitas das perguntas têm sido gerais e bem interessantes e, por isso, suponho que devam interessar a muitos audiófilos, melômanos e amantes do som e da imagem. Assim, no sentido de dar uma divulgação maior a estes e-mails, sempre com a permissão de quem tem colocado a pergunta e o questionamento, pretendo publicá-los com as respectivas respostas, em uma série de comentários que irei chamar de Dicas de Áudio, as quais poderão sair nas diversas seções dos Artigos, dependendo da área a que são pertinentes. Nossas explicações estarão sempre dentro do texto enviado.

© 2004-2011 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
 http://www.byknirsch.com.br

A Física Continua a Mesma

Nos últimos meses, em diversos artigos da mídia escrita nacional, o grande público tem sido incorretamente informado a respeito da fiação que se deve usar a partir do quadro elétrico de entrada até a tomada da sala de audição. Temos escrito, ao longo dos anos, diversos artigos mostrando e explicando as razões técnicas de se optar pela fiação sólida que, na prática, se confirma como a melhor opção, com o melhor resultado sonoro e de imagem em um sistema de áudio/vídeo. Coloco abaixo os links para estes vários artigos onde, entre eles, está a explicação teórica para este fenômeno:

A Alimentação Elétrica do Sistema de Áudio/Vídeo

A Entrada de Energia Elétrica

Como Realizar a Sua Entrada de Energia

E a Entrada? Qual a melhor Solução?

PERGUNTAS/RESPOSTAS SOBRE A ENERGIA ELÉTRICA 1a. PARTE

PERGUNTAS/RESPOSTAS SOBRE A ENERGIA ELÉTRICA 3a. PARTE

Palestra: Os Harmônicos da Energia Elétrica no Áudio

    Nestes artigos acima, vocês encontrarão uma base sólida, fundamentada pela física, para o uso de uma fiação rígida no neutro e na fase e de um cabo flexível para o terra, da entrada de energia da residência até a sala de audição. Estes fundamentos físicos são facilmente comprovados, na prática, após a simples substituição dos cabos flexíveis, anteriormente instalados, pelos fios sólidos. A fiação de energia, assim como os cabos de força dos aparelhos, devem deixar passar a fundamental da tensão elétrica, em 60Hz, e bloquear os harmônicos em freqüências mais altas. Desta forma, os fios e cabos que proporcionarem graves mais secos, limpos e equilibrados serão os melhores, e isto os fios rígidos fazem com maior facilidade.
    O cabo flexível Cordplast (classe 5), da antiga Pirelli, hoje fabricado pela Prysmian, não é o mais recomendável.  Melhor é usar fios sólidos e rígidos para fase e neutro e um cabo flexível para o terra. Nesta categoria, entra o fio Superastic (encordoamento classe 1), da Prysmian, para fase e neutro, que é um fio de alta tecnologia. Existe também o cabo Superastic (encordoamento classe 2), que seria uma segunda opção, embora nitidamente inferior à primeira sugestão e difícil de encontrar. Caso não os encontrem, recomendo-lhes o Voltalene (encordoamento classe 2), da Prysmian também, porém é mais difícil de achar também. Não use para fase e neutro cabos de classe 5 que são muito flexíveis e não bloqueam harmônicos. Para o terra, pode ser o Sintenax Flex (classe 5) ou Superastic Flex (classe 5) ou então o Eprotenax Flex (classe 5). A solução ideal é usar dois fios Superastic (classe 1) e um cabo verde Eprotenax Flex (classe 5), trançados.
      Cabos OFC não devem ser usados, pois vão valorizar os harmônicos dos médios e agudos da energia elétrica. E também o uso de fios OFC deve ser visto com muito cuidado. Além de serem muito mais caros, estes fios, se não mostrarem um grave mais seco, limpo, equilibrado e mais presente, não deverão ser recomendados. Muitos apresentam uma transparência maior, principalmente nos médios e agudos, porém com perda patente dos graves. E mesmo com uma transparência maior, levarão o seu sistema a entrar por um galho do pinheiro que, depois, difícil será sair dele. Cabos e fios OFC apresentam normalmente maior transparência, mas é preciso verificar como se comporta a reprodução dos graves. Normalmente somente os fios, sejam OFC ou não, trazem uma reprodução melhor dos graves. O equilíbrio tonal deve ser ajustado novamente com um resultado final superior.
    Outra dica importante, correlacionada ao nosso assunto, é que, na entrada de energia, a derivação da fiação, para a sala de som, deverá ser feita após o disjuntor principal da instalação elétrica (ou após a seccionadora geral de fusíveis), colocando um novo disjuntor (ou porta-fusível), de cujas saídas a fiação será levada para a sala de audição. Isto é norma internacional. Não se deve ligar a fiação direto na entrada do disjuntor geral e em seguida a proteção pois, em caso de acidente, poderá haver o risco de um eventual incêndio!!
    Quando a fiação chegar à sala de audição, a norma exige que seja instalado um novo disjuntor (ou seccionadora geral) antes de se fazer novas derivações elétricas. Depois desta nova proteção, poderão ser colocados os circuitos, com nova proteção, para a alimentação das tomadas. Colocamos o nosso e-mail jorgeknirsch@byknirsch.com.br a disposição de todos para esclarecer dúvidas e procedimentos para uma boa instalação.

Uma excelente audição a todos, aquele abraço e até a próxima!!

 

Voltar                           - PRODUTOS, PROJETOS E INSTALAÇÕES

 

 

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br