Há um cd que gosto muito e que me foi apresentado pelo Flávio Adami, o "GOING HOME", com o 
		famoso conjunto THE L.A. FOUR, constituído pelo Laurindo de 
		Almeida no violão, Ray Brown no baixo, Shelly Manne na 
		bateria e, nos instrumentos de sopro, Bud Shank. O disco é um 
		clássico do jazz e já foi reeditado várias vezes. A sua gravação  
		foi realizada em setembro de 1977, em Los Angeles, e a primeira edição apareceu em 1978 
		com o número 35JD-7. Este cd foi mencionado pela stereophile de fevereiro 
		de 2011, com o número 32JD-10043, uma remasterização japonesa, como um dos cd´s que não se deve deixar de ouvir. Inclusive, 
		todos os anos, eles repetem este cd nesta lista dos melhores cd´s do 
		ano. Tentei achar o GOING HOME japonês remasterizado, mas 
		infelizmente não o encontrei a venda em nenhum lugar, nem mesmo em sebos internacionais.
        
        O cd do Adami é uma edição também de 1978, 
		com número 35JD-7 e número de série (NS) 60508N, impresso no próprio cd, 
		no início do círculo prateado perto do furo central do cd. É espetacular, 
		toca muito bem e tem bom equilíbrio tonal. Na
		www.amazon.com, achei este cd por US$ 
		80,00, a meu ver muito caro. Procurando, acabei comprando o meu primeiro exemplar, um 
		pouco mais barato (US$ 60,00), cuja edição é a EDJ-3045 e NS C8B29A. Mas, 
		infelizmente, ele não toca igual ao do Adami. Possui um timbre 
		diferente, mais chapado, com um grave mais recessivo e um agudo também 
		sem brilho. Muito desanimado com essa grande diferença sonora, 
		aventurei-me a comprar a edição 35JD-7, igual à do Adami, e recebi o 
		exemplar NS 407232. Qual 
		não foi a minha surpresa, este cd, sem dúvida, é melhor do que o meu 
		anterior, EDJ-3045, mas 
		ainda está muito longe da qualidade do cd do Flávio. Realmente fiquei 
		extremamente chocado ao ouvir estas diferenças todas. É impressionante, 
		já tínhamos ao todo 3 cd´s iguais, todos do mesmo master, 
		realizado em Los Angeles, berço dos melhores estúdios de gravação, todos importados, 
		fabricados no Japão, livreto apenas em japonês, porém cada um com um timbre diferente. 
		O 
		resultado 
		sonoro foi do encantamento ao desânimo. Assim, procurei verificar se 
		havia mais algum à venda na Amazon, mas não achei nenhum.
        Há dois meses, no entanto, apareceram mais dois 
		destes cd´s à 
		venda na própria Amazon. Um deles por US$ 70,00 e o outro por 
		US$ 255,00. Vejam só como os preços dos cd´s antigos estão subindo. 
		Comprei o mais barato, o NS 507142. E  
		confirmando o que já havíamos constatado, este cd também é diferente dos 
		outros 3 anteriores. Tem o melhor agudo de todos, porém o grave é um pouco 
		solto, chegando a retumbar. Sem dúvida nenhuma, dos 3 cd´s que 
		tenho agora, este é o melhor, porém ainda não chega ao nível do cd do Adami. 
		Mas agora desisti. Vou ficar com estes 3 exemplares e ponto final!
         
        
        © 2004-2014 Jorge Bruno Fritz Knirsch
                  
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        GOING HOME 
		- THE L. A. FOUR    
         
        Os dados são:
                            
        
        Gravadora            
        :East Wind, Ai Music Co., Ltd. Tokyo
        Principais Artistas: Laurindo 
		Almeida, 
		guitarra e violão, Ray Brown, baixo, Shelly Manne, bateria 
		e Bud Shank, instrumentos de sopro.
        Código de Barras   : não 
		tem;
        Eng. Gravação        
		: Lee Herschberg com assistentes Yoshihiro Suzuki e Loyd Cliffi;
        Masterização         :não 
		informado;
        Data Gravação       :setembro 
		de 1977;
        Local da Gravação  : 
		Warner Brothers Recording Studios, Los Angeles, California, USA.
         
        
 
         Isto 
mostra como é difícil fazer uma crítica a um cd, pois o que você, por ventura 
for comprar, pode ser muito diferente daquele que o crítico analisou e ouviu. 
Isto já me aconteceu inúmeras vezes e agora fica claro por quê. A qualidade de 
gravação no disco de policarbonato como também a própria qualidade deste 
termoplástico é de fundamental importância no resultado sonoro final. Existem 
pouquíssimas gravadoras que presam muito estes aspectos técnicos e de bate-pronto não me lembro de nenhuma. Vejam bem, que isto ocorre entre cd´s 
importados e imaginem como deve ser entre cd´s nacionais. Sem comentários! Quem 
desejar pode vir conferir no nosso laboratório. É só agendar!
          As faixas todas deste cd 
são famosas e o cd do ponto de vista artístico é muito bom. Difícil vai ser 
achá-lo e com qualidade sonora!                   


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