By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 33

VIBRAÇÕES: ELAS INFLUEM? Parte 5

Vibrações

  Jorge Knirsch

 Continuação 

No Audiophile News 13, iniciamos a análise de alguns sistemas antivibracionais que podem ser colocados sob nossos equipamentos de áudio e vídeo, proporcionando um aumento da resolução e transparência. Se pudermos escolher o sistema antivibracional adequado para a situação específica do nosso sistema, conseguiremos otimizar o equilíbrio tonal do conjunto. Naquela época, havíamos iniciado esta série mencionando os spikes, mostrando qual o resultado que trazem e de que forma influenciam no equilíbrio tonal. Como vimos, eles realçam levemente a parte das altas freqüências.

Em seguida, no Audiophile News 17, falamos das bandejas antirressonantes, que atuam em ambas as direções, ou seja, na absorção de movimentos horizontais e também na de movimentos verticais. Dependendo do princípio que a bandeja escolhida usa, para absorver as ressonâncias, ela poderá trazer um excelente resultado, aumentando a resolução e a transparência do sistema, sem alterar em demasia o equilíbrio tonal. No Audiophile News 21 falamos dos dispositivos antivibracionais horizontais, que favorecem os agudos, mas que devem ser usados com muito critério, para não tornarem a reprodução sonora excessivamente brilhante e metálica a ponto do resultado final ficar estridente e ardido. No Audiophile News 27, analisamos os discos de borrachas especiais, que também aumentam a resolução levando o equilíbrio tonal levemente para os graves.

                Elemento Antivibratório com Mola e Espuma Vibspring VS-P 01E

              Recentemente, lançamos no mercado um elemento antivibratório, que já está no site e que temos usado há anos em nosso sistema de referência. Este elemento foi desenvolvido baseado nas medidas das vibrações do solo da minha sala, realizadas com um sismógrafo. As medições, na época, mostravam um espectro complexo de vibrações, em todas as direções, sendo que a fundamental da vibração vertical estava em torno de 7Hz, com um g = 0,5 e um deslocamento total de algumas centenas de mícrons. As vibrações, no sentido horizontal, eram menores ainda, sem significância, e foram desconsideradas. A partir destes dados, com a colaboração do engenheiro acústico Eduardo Alvarenga, que na época trabalhava na área de projetos da Embraco, em Joinville, projetamos as molas para serem colocadas sob os equipamentos e também sob as caixas acústicas. A sua colocação, principalmente sob as caixas acústicas, permitem um ganho adicional de aproximadamente uma oitava nos graves. Isto porque o efeito de intermodulação, causado pelas vibrações do chão, que reduz a extensão da bobina no gap, foi substancialmente reduzido, de forma a permitir uma movimentação mais livre do cone.

             No momento, estamos desenvolvendo molas próprias para caixas acústicas mais pesadas, que deverão sair no próximo ano. Para caixas menores e para os equipamentos de forma geral, lançamos o elemento antivibratório com mola e espuma Vibspring VS-P 01E, que atende a uma larga gama de absorção de baixas freqüências. Todas as instruções, de como aplicá-las sob os equipamentos, estão explicadas no site. O aumento de resolução e de transparência é realmente digno de nota, tornando a reprodução muito mais natural. É, entre todos os dispositivos antivibracionais, o mais eficaz e, acoplado aos outros dispositivos já descritos, traz um resultado sonoro final realmente surpreendente.    

© 2004-2014 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com.br

             Vamos agora mostrar, como exemplo, a montagem completa de um sistema antivibracional, começando a partir do chão ou da base de uma prateleira, até à colocação do aparelho por cima de toda essa montagem. Sobre a prateleira em si, que acomoda os aparelhos de áudio/vídeo, vamos falar em um próximo Audiophile News, encerrando esta série de assuntos relacionados às vibrações.

  1. Chão ou base de uma prateleira;

  2. Elementos antivibratórios com mola e espuma Vibspring, ou simplesmente discos de borracha especial;

  3. Bandeja antivibracional;

  4. Base de pedra (com peso adequado para os Vibspring);

  5. Bases dos cones (sobre discos de borracha ou não) e Spikes (também com ou sem discos de borracha sobre eles);

  6. Colocação do aparelho por cima desta montagem.

          Em um próximo Audiophile News, vamos dar mais detalhes sobre esta montagem analisando algumas variantes antivibracionais.

          Convidamos todos os interessados a visitarem o nosso Laboratório de Acústica e Áudio (Vejam no site: Convite para Audições) para fazermos experiências, neste sentido, com todos os dispositivos antivibracionais disponíveis. É muito fácil colocarmos estes conjuntos, por exemplo, sob um cd-player, ou sob um pré para, em seguida, verificarmos o resultado que trazem ao som. Vale a pena conferir!

                      Boas Audições a todos!!

Elemento Antivibratório com Mola e Espuma Vibspring VS-P 01E

                                                     
                                                                                                

 

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br