By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 

O que é toe-in e quando devo usá-lo?

Acústica

  Jorge Knirsch

 Introdução

       Nosso colega Jorge Humberto Castro de Almeida, de Salvador, e muitos outros amigos já me perguntaram o que é toe-in. Como esta pergunta é recorrente, vamos explicá-la com um pouco mais de detalhes.

       O toe-in é uma rotação no posicionamento das caixas acústicas, direcionando-as ao ouvinte. Vamos dizer que sua sala de áudio é simétrica e paralelepípeda e que você está sentado em frente ao seu sistema de áudio, ouvindo tranquilamente a sua música preferida. Imagine agora dois planos verticais, paralelos entre si, cada um deles passando por uma das caixas, indo da frente até a parte de trás de cada uma delas, cortando os alto falantes ao meio, de forma simétrica. Vamos dizer que as caixas estão posicionadas nos seus devidos lugares, (conforme a distribuição modal otimizada para a sua sala), e que os planos verticais do toe-in estão paralelos às paredes laterais da sala. Nesta situação, dizemos que as caixas acústicas estão sem toe-in (α = 0°). Quando agora começamos a girar as caixas em sua direção, aí sentado, ouvindo a música, este plano de toe-in começa a dar origem a um ângulo, em relação as paredes laterais, e este ângulo é chamado de toe-in (α). Quanto maior este ângulo, maior é a tendência do equilíbrio tonal se deslocar para os agudos. Se o posicionamento das caixas acústicas e do ouvinte ficar como os vértices de um triângulo equilátero, com os três ângulos iguais a 60°, os alto-falantes estarão dirigidos diretamente para o ouvinte. Neste caso, o ângulo de toe-in é α = 30°. Também podemos hipoteticamente imaginar que, se uma caixa acústica estiver olhando frontalmente para a outra o toe-in será de 90°. O acerto do toe-in, após o posicionamento correto das caixas na sala, é realizado como última etapa do acerto auditivo do sistema. Para se atingir o equilíbrio tonal plano, é preciso ir acertando a intensidade das altas freqüências. A única desvantagem, à medida que o toe-in aumenta, é a ocorrência de uma progressiva perda do palco sonoro.

       Os fabricantes normalmente indicam, nos seus manuais, qual a melhor posição das caixas acústicas com relação ao toe-in. Essa indicação do toe-in, pelo fabricante, é recomendável, pois ele consegue verificar qual a dispersão lateral sonora dos alto-falantes através de medições acústicas em câmera anecóica. Essa informação nos ajudará a definir em que posição vamos obter o melhor palco sonoro e o melhor equilíbrio tonal.

© 2004-2010 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com.br


       Normalmente, os fabricantes recomendam um toe-in que pode variar entre
α = 5° e, no máximo, α = 30°. Nos estúdios, como as técnicas para a mixagem costumam ter um espaço reduzido, muitas vezes o técnico de som fica muito próximo das caixas, mais próximo do que em um triângulo eqüilátero, (aumentando o palco sonoro) e o toe-in pode então chegar a mais de 30°. Porém, em situações residenciais, não é necessário se chegar a valores tão altos, devido à maior distância do ouvinte e, com isso, provocar uma perda de palco sonoro muito grande. Aqui, novamente a nossa regrinha de ouro vale muito: "menos é mais"!! Faça o mínimo toe-in necessário para obter o melhor equilíbrio tonal desejado!

             Boas Audições a todos!!

TOP Wonder Excellence
Cabos de Caixas Acústicas
           
                                                                                      

quencias
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br