By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 49

O QUE É IMPORTANTE  PARA OS CABOS DE CAIXA ACÚSTICA?
 2ª. Parte

Equipamentos e Cabos

  Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

             Introdução 

No Audiophile News 41, apresentamos a importância do material condutor empregado em um cabo de caixa acústica. Quem desejar receber este informativo eletrônico anterior, é só nos solicitar que prontamente o enviaremos. Naquela ocasião, havíamos mostrado as características físicas e sonoras dos três metais mais usados para a fabricação de um cabo de caixa: cobre, prata e ouro. Como regra geral, os cabos de cobre apresentam as melhores características sonoras e possuem a melhor relação custo/benefício.

 

© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

 

A Impedância 

 

A impedância de um cabo é a dificuldade que a corrente elétrica encontra para passar por ele. Portanto, quanto maior a impedância, maior a dificuldade de passagem da corrente. A impedância de um cabo é definida por uma relação entre a sua indutância/metro (que é a resistência que o cabo oferece para a passagem das variações da corrente elétrica, fator que está relacionado com a dinâmica do cabo) e a sua capacitância/metro (que é a resistência que o cabo oferece para a passagem das variações da tensão do sinal, atrasando a tensão do sinal que chega às caixas), dada pela seguinte relação:

Por exemplo, em um cabo digital, normalmente o valor de sua impedância é 75Ω, valor muito conhecido entre nós, embora existam alguns cabos cujo valor possa ser igual a 50Ω. Em cabos de interconexão, o valor da impedância tem uma importância relativa, principalmente quando realizamos um casamento de impedâncias, por exemplo, entre o cd-player, o pré-amplificador e o cabo que os interliga, ou então entre o pré-amplificador, o power e os seus respectivos cabos. Abaixo, colocamos várias curvas de impedância de diversos cabos de caixa do mercado:

 

 

Este gráfico está em mΩ/pé e, para transformá-lo em mΩ/m, aproximadamente, é só multiplicarmos o valor do gráfico por 3. Assim, os valores, em baixas freqüências, estão em torno da faixa de 6mΩ/m a 12mΩ/m, sendo que, em altas freqüências, esses valores podem crescer muito. Caso os cabos sejam muito compridos, esses valores mais altos podem, eventualmente, entre outros fatores, provocar instabilidades nos amplificadores de potência. Mas, de modo geral, a impedância de um cabo de caixa acústica não tem toda a relevância que se costuma dar a ela. Todavia, não recomendamos a utilização de cabos de caixa muito compridos. Por outro lado, os valores da capacitância e da indutância, em um cabo de caixa, se revestem de um significado todo especial, como iremos verificar em um dos próximos Audiophile News.

           Aquele abraço!! Desejo a todos ótimas audições!! E até a próxima!

http://www.byknirsch.com.br/produtos-cabos-connect-caixas.shtml

  
 

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br