By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 100

A Evolução do Áudio no Computador (3.ª Parte)

Equipamentos e Cabos

  Matias Eduardo Reccius
matias.reccius@gmail.com


          

Começando

          A recomendação é que o audiófilo, iniciante com computador, comece simples. É possível começar com um notebook ou desktop PC comuns, que você já possua, bastando instalar um programa como o EAC, para gravar seus CDs no disco rígido, e um player gratuito, como o foobar, para tocar as músicas. Claro que sempre estamos falando de arquivos sem perdas (lossless), como flac, wav, ape, wv, alac, e nunca arquivos com perdas (lossy), como o mp3 ou aac. Pode-se usar a saída ótica do notebook ou a entrada USB do DAC, se ele tiver. Também é interessante aprender a comprar e baixar, da internet, álbuns em alta resolução, de sites como o HDTracks (fundado pela Chesky) ou Linn. Estando o básico funcionando e passadas algumas semanas se familiarizando com a nova fonte, aí sim, o audiófilo pode pesquisar e investir em um conversor USB-SPDIF melhor, players mais refinados, cabos de melhor qualidade, configurações avançadas no sistema operacional, um computador dedicado e customizado, etc.

 

© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br


          Também é muito importante o audiófilo não desanimar cedo e/ou fazer julgamentos precoces do tipo “computador é pior do que CD”, ou “Windows é melhor do que Mac”, ou “FLAC é pior do que WAV”, ou “SSD é melhor do que HD”, etc. A reprodução no computador é tão complexa, com tantas variáveis, que conclusões generalistas como estas, na verdade, podem ser precipitadas pois muitos fatores estão envolvidos.
          No final, o que vale é o prazer de sentar na poltrona e, com o click do mouse, curtir toda a sua coleção de músicas, em uma reprodução de alta fidelidade, explorando um novo mundo nesse hobby.

 

Ferramentas no Computador 

          Hoje é muito comum os DACs usarem upsampling internamente, para 24 bit e 192kHz, para diminuírem o jitter. Essa conversão de freqüência de amostragem (SRC da sigla em inglês) é feita por chips com um certo nível de precisão, porém também pode ser feita por software, com processamento de 64 bits de precisão, consumindo uma pequena fração do processamento do CPU. Recomendo a todos que façam o teste de habilitar upsample para 24 bits e 96kHz ou até 192kHz, se o DAC aceitar.
         Outra ferramenta interessante, no computador, é a decodificação de HDCD (High Definition Compact Disc). O HDCD foi uma tentativa, de nicho do mercado, para codificar os bit menos significativos do PCM (Pulse Code Modulation), para serem decodificados em mais bits de resolução em um CD. Ou seja, um CD de 16 bits e 44kHz usava os últimos bits de cada amostragem para decodificar em até 20 bits e, com isso, ganhar maior resolução. Claro que, com o áudio no computador, o padrão de alta resolução é 24 bits e essa técnica não é mais necessária, mas muitos CDs foram prensados com essa técnica e a informação extra esta lá esperando para ser decodificada. Se o DAC não suportar essa tecnologia, agora é possível, por plugins, o software converter estes bits adicionais em um arquivo de alta resolução que o comporte. Assim, por exemplo, o player foobar, com este plugin, recebe um arquivo 16/44 e pode criar um outro arquivo 24/44 com os bits desconvertidos.

 Caso haja dúvidas, a respeito de alguns termos técnicos, recomendamos consultar o site: http://en.wikipedia.org/wiki/Main_Page


             

 

           

 

Convite para Audições

 

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br