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					  Número 96
 
				 Acústica
				  
				
				Flávio Adamiflavioadema@uol.com.br
 
				        
				 A Dispersão Sonora
                     
				Vamos falar um pouco de dispersão sonora. É sabido que as 
				freqüências, conforme vão subindo dentro do espectro audível, 
				vão ficando cada vez mais direcionais, considerando uma resposta 
				normal de 20 Hz a 20 kHz. Comparemos essa dispersão, de forma 
				imaginária, a um leque totalmente aberto, formando um círculo 
				perfeito. Nas freqüências muito baixas, em torno dos 20 Hz, a 
				dispersão dos graves é total. Podemos observar este fato nos sistemas que 
				utilizam subwoofers, onde os mesmos não necessariamente 
				precisam ficar num ponto específico da sala para terem uma radiação omnidirecional. Qualquer localização pode produzir graves de 
				baixas freqüências, porém, dependendo do lugar onde os subwoofers 
				forem colocados, os graves poderão ganhar vulto. Por exemplo, se 
				os colocarmos próximos ou encostados a um canto de parede, um 
				reforço natural é criado e, obviamente, os graves se ressaltarão.Voltando ao nosso leque, conforme ele vai se fechando, significa 
				que as freqüências estão subindo até o ponto de ficarem 
				absolutamente direcionais em torno dos 16 kHz, até o limite de 
				audição.
 
				                                                    
				 
				© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz 
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				Muitos projetos de tweeters foram desenvolvidos com o 
				intuito de melhorar a dispersão nas altas freqüências. Esse desenvolvimento 
				se iniciou, no final dos anos cinqüenta, com os 
				domos, projetados por Henry 
				Kloss e Edgard Vilchur, criadores das famosas caixas
				AR3 e AR3A (Acoustic Research). Estes  tweeters 
				formavam um
  a 
				espécie de cúpula, o que melhorou muito a dispersão, se comparados 
				aos velhos e pesados tweeters de cone, que além de terem 
				uma dispersão limitada, não chegavam a respostas de 
				freqüências muito altas pela própria massa excessiva do cone. Há também os projetos de corneta de alta eficiência que, 
				através da compressão do ar no gargalo de saída, podem elevar as 
				caixas acústicas a níveis de pressão sonora acima dos 100 dB, 
				dependendo do projeto. As cornetas longas casam bem com grandes 
				ambientes, inclusive para shows, capazes de projetar o som a 
				quilômetros de distância. Existem também as médias cornetas, que 
				se adaptam bem a ambientes de volumes médios,  e também os domos 
				de agudos, montados em pequenas cornetas que, quando bem 
				projetados, proporcionam agudos de ótima qualidade.
 Tomando, por exemplo, as excelentes caixas Revel Performa F52, 
				o projeto exige que elas fiquem posicionadas com o toe-in 
				virado diretamente para o ouvinte. Isto porque todos os tweeters 
				que possuem esse formato de corneta exigem um posicionamento 
				direto, para que as altas freqüências apareçam em toda a sua 
				plenitude. As caixas com domos montados sem nenhum recuo, 
				ou seja, montados diretamente na flange, são caixas menos 
				exigentes nesse aspecto, entretanto é sempre muito importante o 
				ajuste do 
				toe-in que, às vezes, tem um efeito enorme no bom equilíbrio 
				tonal.
 Existem também projetos que têm o intuito de melhorar a 
				dispersão, em altas freqüências, utilizando o recurso dos 
				tweeters colocados na parte traseira das caixas acústicas. 
				Fora isso, loucuras é que não faltam, como tweeters 
				virados para cima, médios e agudos refletidos através de um 
				pião colocado à frente, para gerar som em 360 graus. Apareceram 
				caixas 
				como as velhas Bose 901, com oito falantes virados para 
				trás e apenas um para frente, e assim por diante. Projetos esses que caíram em 
				desuso há muito tempo, por uma série de problemas, inclusive de 
				posicionamento. Surgiram também tweeters com cúpula de alumínio, titânio, berílio, 
				soft dome de polipropileno, seda e outros materiais. Médios 
				com cones de papel misturado com partículas de vidro, ou com materiais como Kevlar, alumínio, cerâmica e ufa! Chega!
 Sugestão: escolha as caixas de sua preferência, sem muitas preocupações 
				com projetos, e vamos escutar música!
 
				                       
				
 Boas audições!!
  
powerline 
Audiófilo, Special e Protect 
				 
  
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