By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 103

O QUE É IMPORTANTE PARA CABOS DE CAIXAS ACÚSTICAS?
4ª. Parte
 

Equipamentos e Cabos

  Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

            
Introdução 

No Audiophile News 41, começamos uma nova série intitulada: "O que é importante para os Cabos de Caixas Acústicas?", onde apresentamos a influência dos materiais utilizados na sua confecção. Na seqüência, no Audiophile News 49, apresentamos a questão da impedância de um cabo e, no Audiophile News 63, mostramos a importância entre a indutância e a capacitância de um cabo de caixa acústica. Neste Audiophile News, vamos relatar uma experiência, sugerida pelo nosso amigo Dario Mastrorocco, bastante interessante.

 

© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

 

 

A Resistência de um Cabo de Caixa Acústica

 

No nosso Laboratório de Acústica e Áudio, usamos os nossos próprios cabos de caixa, TOP Wonder Excellence, de 1,0m de comprimento, para interligar os dois amplificadores monoblocos Millennium MOSFET, de 75W cada um, em classe A (2,1A de bias), às caixas acústicas Revel Performa F52.
        Como vocês devem saber, estes cabos possuem dois cabos separados, um para o sinal positivo e outro para o sinal negativo, para cada caixa acústica, permitindo inclusive a bicablagem. Desta forma, temos uma capacitância próxima de zero e uma indutância baixíssima. De fato, cada cabo possui quatro veias, cada veia com uma seção transversal de 3,4mm². A área total de cada cabo (quatro veias) possui a respeitável secção de cobre de 13,5mm², que, em um metro de comprimento, dá o valor ôhmico de apenas 5,1mΩ para cada cabo.

As caixas acústicas F52 têm quatro bornes, assim como o amplificador Millennium também os tem, dois para o positivo e dois para o negativo. Como os cabos TOP Wonder Excellence permitem a bicablagem nas caixas, para dois bornes da caixa (positivos ou negativos) temos uma resistência de 5,1mΩ (um cabo de quatro veias para os bornes positivos e outro para os negativos). A Revel especifica que o valor da resistência dos cabos de caixa acústica para estas caixas deve ser de, no máximo, 70mΩ, tanto para os bornes positivos (2) como para os negativos (2). Desta forma, estamos bem abaixo do valor especificado pelo fabricante, o que melhora muito a qualidade sonora.

Mesmo assim, resolvemos verificar o resultado que obteríamos abaixando ainda mais a resistência. Para isso, usamos mais um par de cabos TOP Wonder Excellence de 1,0m e, assim, ligamos cada borne do power a um borne da caixa com um cabo de quatro veias, ou seja, abaixamos a resistência à metade do que estava. De 5,1mΩ abaixamos para 2,6mΩ. E ficamos impressionados com a diferença auditiva que obtivemos: a transparência aumentou bastante, a audição ficou muito mais aberta e natural e a dinâmica também aumentou.

Como sugestão, portanto, recomendamos que verifiquem qual a bitola da secção transversal dos cabos de caixa acústica que vocês estão usando e também qual o maior valor ôhmico que o fabricante das caixas admite para um bom funcionamento do sistema. Vocês irão se surpreender com os resultados!

 

 

           Aquele abraço!! Ótimas audições a todos!! E até a próxima!

 

Convite para Audições

 

powerline Audiófilo, Special e Protect
  


 

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br