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  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

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  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
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Número 106

A Evolução do Áudio no Computador (4.ª Parte)

Equipamentos e Cabos

  Matias Eduardo Reccius
matias.reccius@gmail.com


          
Ferramentas no Computador (Continuação)

       Além da reprodução, o áudio no computador também tem ferramentas importantes para analisar o áudio. Como sabemos pelo teorema de Nyquist-Shannon, uma freqüência de amostragem de 44.1kHz reproduz até 22kHz de áudio, 96kHz de amostragem até 48kHz de áudio e 192kHz até 96kHz de áudio. Essa informação pode ser representada em gráficos de espectros de áudio com software gratuitos, que permitem ver se os arquivos de alta resolução estão fazendo uso da alta freqüência disponível.

      Também estão criando técnicas de extrair as imagens de SACDs (ISO) e extrair as músicas em DSD destas imagens, criando uma nova possibilidade: passar o DSD por USB direto para os DACs que suportam isso, sem a mídia física do SACD. Ou se o DAC não suporta a conversão de DSD, por software também é possível converter DSD para PCM de alta resolução em um processo com perdas (lossy) mas com ótimos resultados. Claro que por limitações técnicas do DSD é necessário filtrar com passa-baixa de 30kHz a saída, como vemos o ruído que está acima de 30kHz.

        Também podemos analisar a dinâmica das nossas músicas com o auxílio de um complemento gratuito do player foobar (que também é gratuito). Com essa ferramenta é possível medirmos quanto uma versão de um CD é mais ou menos comprimida que outra versão do mesmo CD, as vezes distribuído por outra gravadora ou remasterizado por exemplo. Abaixo temos por exemplo um álbum da Reference Recordings com um ótimo resultado de DR15 na dinâmica. Um CD de rock atual pode ter até DR5 ou menos. Quanto maior esta métrica, maior é a dinâmica medida das músicas ou do CD como um todo e assim melhor é a reprodução sonora.

 

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          O texto abaixo mostra a saída do programa. O primeiro valor DR é uma nota de avaliação que o programa calcula para a dinâmica da faixa, quanto maior o DR maior a dinâmica e vice-versa. O segundo valor (“Peak” ou pico em inglês) mostra quantos decibéis faltou para a faixa alcançar o máximo da escala digital (fundo de escala), ou seja, o limite máximo do sinal. O terceiro valor (“RMS” ou raíz da média quadrática na sigla em inglês) é uma fórmula matemática para calcular um valor médio do nível da faixa.

foobar2000 1.1.10 / Dynamic Range Meter 1.1.1
log date: 2012-04-30 17:43:01

--------------------------------------------------------------------------------
Analyzed: EijiOue, Minnesota Orchestra / Rachmaninoff: Symphonic Dances
--------------------------------------------------------------------------------

Após todas as faixas, o programa avalia o DR "oficial" do álbum como DR15 na linha "Official DR Value". Esta é a nota final para o álbum.

DR      Peak       RMS     Duration            Track
--------------------------------------------------------------------------------
DR19 -2.24 dB -28.58 dB 12:00 01-Symphonic Dances - Non Allegro
DR15 -2.76 dB -29.51 dB 10:32 02-Andante Con Moto
DR17 -1.61 dB -25.70 dB 14:32 03-Lento Assai
DR13 -11.23 dB -29.68 dB 6:54 04-Vocalise
DR13 -9.28 dB -30.09 dB 7:13 05-Etudes-Tableaux - The Sea And The Seagulls
DR13 -3.28 dB -23.06 dB 2:05 06-The Fair
DR15 -5.85 dB -28.21 dB 7:23 07-Funeral March
DR15 -6.97 dB -28.40 dB 3:10 08-Little Red Riding Hood And The Wolf
DR15 -1.97 dB -25.09 dB 3:49 09-March

Number of tracks: 9
Official DR value: DR15
Samplerate: 96000 Hz
Channels: 2
Bits per sample: 24
Bitrate: 2522 kbps
Codec: FLAC

Caso haja dúvidas a respeito de alguns termos técnicos recomendamos consultar o site: http://en.wikipedia.org/wiki/Main_Page


             

 

           

 

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