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					 Número 109
 
				 Equipamentos e Cabos  
				Flávio Adamiflavioadema@uol.com.br
 
				        
				Homenagem aos Gênios
                     
				Gostaria de prestar aqui uma homenagem aos cinco grandes gênios 
				do áudio, que influenciaram sobremaneira a vida daqueles audiófilos 
				que, como eu, tiveram a oportunidade de conviver com 
				equipamentos que fizeram a história do áudio high end. Esses engenheiros, 
				que constam nesse artigo, foram também escolhidos pelo fato de 
				que seus equipamentos, de certa forma, conviveram comigo. Desejo 
				homenageá-los, sem desmerecer outros tantos que, sem dúvida, 
				também fazem parte da lista dos grandes mestres, mas isto faria com que esta relação 
				fosse muito mais extensa. 
				© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz 
				KnirschTodos os direitos reservados
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				O primeiro que gostaria de destacar é Peter Walker, que 
				se notabilizou pela criação de amplificadores, como o Quad II, com 
				apenas 15 watts, em classe A. Apesar da baixa potência, 
				esse amplificador 
				tinha uma sonoridade que encantava a todos. Outro equipamento 
				que se destacou 
				foi o pré Quad 33 que, de 1967 a 1982, chegou a vender 120.000 
				unidades. Entretanto, o que considero mais genial de Peter 
				Walker foi a 
				criação dos painéis eletrostáticos. Primeiro surgiu o modelo ESL-57, 
				que fez história, depois o modelo ESL-63, o qual até hoje faz parte dos 
				sistemas de muitos audiófilos, principalmente por apresentar uma 
				neutralidade sem igual na região 
				dos médios.  Outro gênio que dispensa maiores apresentações é Saul Marantz. 
				Começou fabricando equipamentos na garagem de sua casa. Em 1952 
				lançou seu primeiro pré-amplificador, o modelo Consolette. Entretanto, 
				equipamentos como o pré Model 7, os Power 8B estéreo e os Dual Mono 9B, com 
				70W RMS cada, foram os que deflagraram um verdadeiro estouro de vendas e 
				ainda hoje são 
				considerados aparelhos de sonoridade mágica. Eu tive a oportunidade de conviver com tudo isso, 
				nos idos anos sessenta, e minha memória musical jamais poderá 
				se esquecer da sonoridade desses equipamentos.
 Outro gênio, que marcou época, sem dúvida foi David Hafler. 
				Começou fundando uma empresa chamada Acrosound, em 1950, junto 
				com o 
				engenheiro Herbert Keroes. Fabricava transformadores para 
				amplificadores valvulados e desenvolvia os estágios de 
				saída ultra lineares. Entretanto, seu grande trunfo comercial 
				foi a fundação da empresa Dynaco, que fabricava kits de áudio 
				para hobbistas, com uma qualidade de áudio excepcional a um custo 
				extremamente baixo. Um bom tempo depois, em 1977, surgiu a empresa David Hafler Company, com dois produtos que marcaram época, 
				o Power DH-200 e o pré DH-101. Eu mesmo ainda utilizo este pré em meu sistema, como pré de phono, passando por 
				cima de muita coisa atual, apesar de seus quase trinta anos de 
				vida.
 Outro impossível de faltar nessa lista é Edgard Vilchur 
				que, junto com Henry Kloss, fundou as empresas Acoustic 
				Research e KLH. Vilchur criou a suspensão acústica, lançada 
				primeiramente através do modelo AR-1 e, no final da década de 
				cinqüenta, relançada através do modelo AR-3, utilizando médios e 
				tweeters de domo, também criados por ele. Outro grande 
				sucesso de vendas foi o toca-discos AR, o primeiro a utilizar a 
				parte mecânica, ou seja, prato e braço, com suspensão independente 
				da base, praticamente anulando os problemas de realimentação em 
				volume alto. Ainda me recordo dos graves da minha AR-3A, 
				que casavam muito bem com os valvulados da época, com baixo 
				amortecimento, criando um grave extenso e macio, dentro de um 
				volume cúbico relativamente pequeno.
 
				
				 
				                        
				Para finalizar, o quinto elemento indispensável é James 
				Bullough Lansing, um gênio em acústica e mecânica que, no 
				início, chegou a freqüentar uma escola de mecânica para 
				automóveis. Se verificarmos a construção dos alto falantes JBL, 
				do ano de 1960, se parecem com os modelos mais modernos da atualidade e, já naquela época, utilizavam carcaças fundidas, 
				poderosos magnéticos de alnico (alumínio-níquel-cobalto) e 
				cornetas de médios e agudos com uma construção impecável. Foi 
				o primeiro a utilizar bobinas de quatro polegadas em seus 
				projetos e criou uma das empresas de maior sucesso, que se estende até 
				os dias de hoje, graças ao modelo atual Everest, considerado o 
				primeiro em qualidade sonora da lista da revista AUDIO alemã, 
				com aquele mesmo aspecto visual lançado nos ano sessenta.                
				 
				Boas audições!! 
				                                
				 
     
				 
	
		
			
			
			
			
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