By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 112

UMA BIBLIOGRAFIA DO ÁUDIO

Bibliografia

  Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

             Ao lado de toda a experiência prática que podemos adquirir no áudio, ao longo do tempo, há também, para aqueles que arranham um pouco de inglês, alguns livros muito interessantes, que nos ajudam a obter conhecimento, e que gostaria de apresentá-los aqui a vocês.
The Complete Guide to High-End Audio (Second Edition)

         O primeiro deles, é o THE COMPLETE GUIDE TO HIGH-END AUDIO, de Robert Harley. Sua primeira edição foi em 1994. Hoje, já está na quarta edição, publicada em 2010. É um livro básico, próprio para quem está iniciando na audiofilia. Traz noções essenciais para os que desejam adentrar neste fascinante hobby. Para os mais experientes, o livro relembra vários assuntos importantes como a introdução à tecnologia digital.
      O segundo livro, que desejo mencionar aqui, foi editado em 2007. Também de autoria de Robert Harley, se intitula High Performance Audio Systems. Este já é um livro mais específico e contém dicas interessantes para um conhecedor. Traz vários aspectos de montagem e ajuste de sistemas home theater, envolvendo A/V receivers e demais assuntos correlatos. Vocês poderão encontrar ambos os livros na www.amazon.com.
      Mais recentemente, saiu um terceiro livro, editado em 2010, pela equipe de articulistas da the absolute sound, o GUIDE TO AUDIO SYSTEM SETUP AND EVALUATION.  Este livro é ainda mais específico, muito mais técnico, escrito pela equipe da revista e convidados. Contém vários artigos, bastante atuais, dos maiores especialistas em áudio dos nossos tempos, como, por exemplo, Dave Wilson, da Wilson Audio; John Hunter, da Sumiko; Arthur Noxon, da Acoustic Sciences Corporation; Norman Varney, da AV RoomService; entre outros.

 

© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

 

 

Os vários artigos escritos por estes especialistas são muito abrangentes. Vão desde a "Zona de Neutralidade para o Posicionamento das Caixas Acústicas Frontais" escrito por Dave Introductory Guide to High Performance Audio SystemsWilson, passando pelo artigo de Harry Pearson, fundador da revista, que escreve "Como Obter o Melhor do seu Sistema", até os artigos sobre acústica, cabos e tratamento da energia elétrica.
        O primeiro capítulo, escrito por Tom Martin, desenvolve o processo de avaliação de um conjunto de equipamentos de reprodução eletrônica. Este artigo é rico, principalmente por apresentar a metodologia e a teoria de avaliação auditiva de um sistema que os articulistas da revista the absolute sound utilizam.

Segundo Harry Pearson, o objetivo de uma reprodução eletrônica é atingir o som absoluto e, para ele, isto nada mais é do que atingir o som do próprio acontecimento musical ao vivo. Os vários parâmetros que os articulistas da revista usam, de forma flexível, para descrever e analisar um sistema de som, são muito interessantes e muito diferentes dos parâmetros adotados por outras revistas como, por exemplo, os adotados pela AUDIO alemã, fato que pode suscitar acaloradas discussões. Ao todo, o artigo apresenta catorze parâmetros: resposta em freqüência, equilíbrio tonal, palco sonoro, imagens, ambiência, resolução de alto e baixo nível, contrastes de dinâmica, micro dinâmica, relaxamento, extensão do grave, extensão das altas freqüências, textura e finalmente tempo (transientes). Este capítulo, além de ser muito proveitoso, é bastante complexo.

 Guide to Audio System Setup and Evaluation

Um outro capítulo que, sem dúvida, atrai bastante a atenção do leitor é aquele onde os vários articulistas apresentam seus cd´s e LP´s de teste. O Audiophile News 1 já trouxe dois destes cd´s, que eles utilizam, para vocês. Um foi o do Tom Waits, apresentado no Audiophile News 35 sob o título Small Change - Tom Waits. O outro, do Ariel Ramirez, apareceu no Audiophile News 61, sob o título Bem Reproduzido, é uma Maravilha!. Este último cd, do Ramirez, face à alta densidade espectral do acontecimento musical ali contido, exige que o sistema tenha uma curva de resposta de freqüências muito plana (melhor do que + ou - 3dB). É um cd muito bem gravado, sem desequilíbrio tonal algum. Nele nada se sobressai. Porém, poucos sistemas realmente estão à altura de reproduzi-lo com perfeição. Quanto aos outros cd´s da lista, pretendemos ir testando e trazendo a vocês. Já temos um cd de coro masculino encaminhado.

Este livro, na verdade, tem sido muito difícil de se encontrar. Ultimamente, pesquisando no www.goolge.com, achei-o em: http://www.nextnewsstand.com/products/the-absolute-sound/guide-audio-system-setup-and-evaluation/. O preço está em US$ 12.95 e mais o valor do frete.

 


        Aquele abraço!! Ótimas audições a todos!!  Boas leituras! E até a próxima!

powerline Audiófilo, Special e Protect
  

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br