By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 119

A Era de Ouro dos LP's Direct-to-Disc
1ª. Parte

Mídia Gravada

  Decio Lopes
deciolcouto@yahoo.com.br

              Ficaria muito difícil tratar tão interessante assunto do áudio analógico, especificamente dos LP's de corte direto, misturando as diversas gravadoras que, ao longo dos anos 1970 e 80, dedicaram-se a uma verdadeira batalha pela hegemonia na preferência dos audiófilos, em sua incessante busca por alcançar um som gravado perfeito.

© 2004-2014 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

           Não sei qual delas foi a pioneira mas, em algum momento, naquela época, nos deparamos com diversas gravadoras, no mercado americano, oferecendo discos na modalidade corte direto. Através desta nova sistemática de gravação, que passaram a adotar, essas gravadoras tinham como objetivo reduzir as deficiências que os equipamentos, inseridos no caminho do som, desde o resultado sonoro final até à matriz do disco, estariam demonstrando e afetando a comparabilidade dos LP's comuns com o realismo do som ao vivo.
            Os melômanos brasileiros da época, ávidos por discos de melhor qualidade, e que pagavam caro por seus LP's normais importados, depararam-se então com os preços ainda maiores dos direct-to-disc. Nos EUA e na Europa, os discos de corte direto custavam de duas a três vezes o preço de seus similares comuns. Assim, gravadoras como a Sheffield Lab, Crystal Clear, M&K e Nautilus ofereciam essas novas "jóias" que, se conseguissem chegar ao Brasil, vinham com preço proibitivo.
            A respeito dessas gravadoras, recordo-me da Toshiba. Diferentemente das demais, que se dedicavam à essa modalidade, a Toshiba, quando produziu seus LP's no Japão, não efetuou nenhuma versão em fita magnética de suas produções ao mesmo tempo que fazia a gravação direta da matriz para o acetato. Com este procedimento, impediu uma futura industrialização de discos comuns ou de cd´s. Portanto, são privilegiados aqueles que possuem exemplares da discografia direct-to-disc da Toshiba, pois não há versão digital e nem mesmo analógica dessas gravações e as matrizes do acetato já esgotaram sua capacidade de produção.
            A Toshiba, que gravou LP's normais e também cd´s, quando essa mídia tornou-se disponível, produziu um catálogo muito restrito de discos de corte direto, uma dúzia no máximo, todos eles de alta qualidade sonora. Apesar de trabalhar com artistas não tão conhecidos no cenário musical global, acabou por transformar-se numa das referências em discos analógicos, em qualquer High-End Show ao redor do mundo, assim como mídia analógica preferencial na demonstração de equipamentos de áudio de alta qualidade. Por incrível que pareça, há poucos dias, consegui, no EBay, um direct-to-disc Toshiba lacrado, por um preço bem razoável, e pude completar minha coleção. É preciso garimpar pela rede mundial, mas, eventualmente, com sorte, se pode encontrar alguma dessas preciosidades no mercado. No próximo artigo, além de referir-me a alguns discos específicos da Toshiba, explicarei como a FIM-First Impresion Music, do Sr. Winston Ma, conseguiu, afinal, uma versão em cd, inclusive reproduzida na foto ao lado, daquele que certamente está entre os melhores LP's direct-to-disc da Toshiba: Jun Fukamachi at Stainway.

Boas audições a todos!

Cabos de Interconexão - TOP Wonder  RCA/Digital/XLR/Speaker Cables
  

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br