
Número 120
A Evolução do Áudio no Computador (7.ª Parte)
Software
  Matias Eduardo 
Reccius
matias.reccius@gmail.com 
www.ambaraudio.com.br 
        
           
		
		Alta Resolução
        
		           
		Falar de áudio 
		no computador sem falar de alta resolução seria ignorar uma das 
		principais vantagens desta fonte. Sabemos que o MP3 pode ter 
		popularizado o comércio de música na Internet, o FLAC pode ter-nos 
		conscientizado da importância de mantermos a qualidade original sem perdas, 
		mas os arquivos FLAC em alta resolução é que fazem a proposta do 
		computador, como fonte de áudio, ficar realmente interessante a nós, audiófilos. O que 
		poderia ser melhor do que a segurança de termos, no nosso computador, o 
		arquivo original do estúdio de gravação, idêntico com o original, bit a bit, sem diferenças de prensagens?
         
        
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O áudio, em alta resolução, pode ser genericamente definido como sendo uma 
codificação PCM ("Pulse Code Modulation", modulação por código de pulso, em 
inglês, que é o mesmo padrão usado n os CDs, DVDs, Blu-Rays, etc.), com pelo menos 
24 bits ou com freqüência de amostragem igual ou maior do que 88kHz. Exemplos: 
24/44, 24/88, 24/96, 24/192, etc. O comum é vermos os álbuns sendo vendidos, nos 
grandes sites (como o excelente HDTracks.com, que já citamos em outro artigo), em 
formato 24 bit e de 88 kHz a 192kHz, dependendo do álbum. Raramente encontramos 
resoluções maiores do que estas em outros sites, pois são raros os DACs que 
suportam mais do que 24/192, além do que teríamos arquivos cada vez maiores, para 
serem transmitidos e armazenados, com retornos decrescentes na qualidade do 
áudio percebido. O mercado atualmente adotou como padrão até 24 bit e 192kHz de 
resolução, não mais que isso.
os CDs, DVDs, Blu-Rays, etc.), com pelo menos 
24 bits ou com freqüência de amostragem igual ou maior do que 88kHz. Exemplos: 
24/44, 24/88, 24/96, 24/192, etc. O comum é vermos os álbuns sendo vendidos, nos 
grandes sites (como o excelente HDTracks.com, que já citamos em outro artigo), em 
formato 24 bit e de 88 kHz a 192kHz, dependendo do álbum. Raramente encontramos 
resoluções maiores do que estas em outros sites, pois são raros os DACs que 
suportam mais do que 24/192, além do que teríamos arquivos cada vez maiores, para 
serem transmitidos e armazenados, com retornos decrescentes na qualidade do 
áudio percebido. O mercado atualmente adotou como padrão até 24 bit e 192kHz de 
resolução, não mais que isso.
                
Mas nem sempre as nossas interfaces USB para SPDIF e os nossos aparelhos de DAC 
suportam 192kHz, muitos trabalham só até 96kHz (apesar de 24 bits ser comum, 
quase todos aceitam). Isso não é problema, pois podemos comprar o arquivo original, 
com 192kHz, e abaixar a freqüência de amostragem ("downsampling", em inglês) pelo 
software do player. No JRiver Media Center, por exemplo, é possível subir ou abaixar a freqüência de amostragem 
à vontade nas configurações de áudio do 
programa.
                
Também, na alta resolução, temos o DSD no computador ("Direct Stream 
Digital", corrente direta digital, em inglês), com o mesmo padrão de codificação usado nos SACDs. É possível armazenar os discos de SACDs no computador, sem perdas, usando 
técnicas complicadas como, por exemplo, usando algumas versões do video game Playstation 3. 
O 
mercado de áudio DSD na Internet é pequeno e são poucos os sites que vendem álbuns 
neste padrão. Poucos DACs também aceitam nativamente DSD por USB. Para a maioria 
dos DACs, é necessário converter o DSD para PCM, por software, antes de enviar para 
os DACs. Com isso, vemos que o DSD, no computador, assim como o disco físico do 
SACD, continuam sendo um nicho pequeno de mercado. 
Recomendamos que vocês procurem e comprem os seus álbuns favoritos no HDTracks e, 
depois, vocês 
mesmos poderão compará-los com os seus CDs.
        Caso 
		haja dúvidas, a respeito de alguns termos técnicos, recomendamos consultar 
		o site: 
		http://en.wikipedia.org/wiki/Main_Page
           
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