By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 126

Os Direct to Disc da Toshiba
2ª. Parte

Mídia Gravada

  Decio Lopes
deciolcouto@yahoo.com.br

              Conforme o prometido, no Audiophile News 119, vamos à segunda parte relacionada aos LP de corte direto. Como vocês podem ver, na fotografia que acompanha esta matéria, ali estão alguns exemplares da não tão extensa discografia da Toshiba em corte direto. Há, nessa discografia, músicos de jazz muito consagrados, como os pianistas Hank Jones e John Lewis, tocando simultaneamente 2 pianos, bem como o saxofonista Clifford Jordan e o baterista Shelly Manne em outros exemplares. Porém, a Toshiba concentrou suas gravações direct-to-disc em músicos locais, optando por artistas consagrados no mercado japonês, em especial no campo do jazz. O resultado foi excepcional, tanto em termos musicais quanto na qualidade das gravações obtidas.

© 2004-2014 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

           O LP Boiling Point é um magnífico exemplo de qualidade técnica de gravação, onde os timbres da guitarra, baixo acústico e demais instrumentos são impressionantes. No entanto, um dos discos Toshiba preferido dos audiófilos é Jun Fukamachi At the Stainway, com obras em piano solo, referido no nosso artigo anterior. Essa raridade, que ainda pode ser encontrada no eBay, possui a Nocturne in E flat Major, de Chopin, que toma todo o lado A do disco, entre outras músicas mais populares que ocupam o lado B. É o som de piano mais realista que já ouvi sair de um LP, até hoje, e não sou o único a pensar desta maneira.
Winston Ma, dono da First Impression Music-FIM, após guardar em cofre, por 3 décadas, uma das primeiras cópias de prova, obtida por empréstimo diretamente na Toshiba, finalmente conseguiu autorização da EMI para transformar esse LP em fonte para comercializar, em 3 versões diferentes. O primeiro 44.1/16 bit cd audiófilo dessa mesma gravação, em que a mais econômica das 3 versões tem a referência DXD CD LIM DXD 038, está disponível no site da FIM por US$ 35,00. Cada uma das faixas desse cd foi gravada em duplicidade, na respectiva matriz, com a utilização de 2 cápsulas distintas nos dois toca-discos em que se reproduziu o raro LP - 1 cápsula de fabricação própria da FIM e, a outra, uma Van Den Hull Colibri - além de equipamentos de áudio analógicos, digitais, de gravação e reprodução avaliados na casa das centenas de milhares de dólares. O resultado é excepcional. O livreto do cd da FIM, a partir do LP de Jun Fukamachi, descreve, em detalhes, tanto a epopéia para conseguir a autorização da Toshiba para gravar o cd, quanto o respectivo processo de gravação. Como possuo os mencionados LP e cd, foi possível comparar o áudio obtido das duas fontes e posso considerar esse cd da FIM realmente muito parecido com o LP da Toshiba.
A publicação Audiophile Audition, em sua avaliação do referido cd, já está na expectativa de que a FIM siga com esse projeto e, quem sabe, comercialize um cd similar do comemorado LP For Duke, da M&K, considerado por eles o melhor mainstream jazz direct-to-disc de todos os tempos. Ainda que eu não tenha tal entusiasmo, o interessante é que, diferentemente da Toshiba, a M&K produziu fita magnética da sessão original de gravação do LP For Duke e comercializou um cd dourado da gravação. Porém, o resultado, pelo menos em minha opinião, não é páreo para a sonoridade do LP original que também possuo. Assim, a palavra está agora com o Winston Ma da FIM. Continuarei, em breve, abordando a qualidade dos discos corte direto.

Até lá, então, e excelentes audições a todos.

Cabos de Interconexão - TOP Wonder  RCA/Digital/XLR/Speaker Cables
  

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br