By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 169

TODA CAIXA ACÚSTICA SOA BEM EM QUALQUER AMBIENTE?
1ª.Parte

Acústica

  Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

Introdução

              

               As diversas caixas acústicas de referência possuem equilíbrios tonais muito diferentes entre si, e isto as leva a apresentar resultados sonoros muito diferentes, umas das outras, em cada ambiente onde as colocamos para tocar. Este fato ocorre mesmo entre as marcas daqueles fabricantes de renome, que projetam e testam suas caixas em câmeras anecóicas. No entanto, esta característica dificulta muito a compra correta de uma caixa acústica que seja apropriada para a nossa sala específica, principalmente quando não somos devidamente orientados pelas revendas. Temos visto inúmeros exemplos de colegas, onde uma pesquisa mais apurada teria evitado erros crassos na escolha das suas caixas. Assim, neste espaço, gostaríamos de mostrar a vocês quais os parâmetros mais importantes para a escolha correta de uma caixa acústica.

© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

 

Critérios para a Escolha Correta de uma Caixa para uma Sala Específica

              Como as dimensões da nossa sala poderão determinar qual será a melhor caixa para ser colocada no seu interior, a fim de obtermos um resultado sonoro aprazível? Na verdade, são três os critérios que deveremos observar, para fazermos a escolha mais acertada, a saber:

  • O Volume da nossa Sala,

  • A Acústica da nossa Sala e

  • A Posição das Caixas Acústicas na nossa Sala.

             Com estes três critérios bem resolvidos, o risco de fazermos uma escolha errada, na hora de adquirirmos caixas acústicas adequadas para a nossa sala em particular, será bem reduzido. Mesmo assim, ainda poderão ocorrer alguns problemas, conforme forem as dimensões da nossa sala, em relação ao volume que ela apresenta.
             É evidente que não teremos condições de ouvir todas as caixas acústicas existentes no mercado. Portanto, precisaremos fazer uma pré seleção, com os critérios acima, que nos ajudarão nesta tarefa um pouco trabalhosa. Precisaremos escolher revistas de áudio que, nas suas avaliações de caixas acústicas, já nos dêem indicações seguras quanto a estes três parâmetros.
             A maioria das revistas do ramo não nos dá nenhuma indicação quanto ao volume que a sala deverá ter, para que as caixas avaliadas possam ser ali colocadas, nem que tipo de acústica a sala deverá possuir, e muito menos como deverá ser o posicionamento das caixas no ambiente. A maioria das revistas nem mesmo indica em que sala e com quais equipamentos foram feitos os testes que as levaram às conclusões publicadas.
            Entre as poucas revistas que conheço, que dão indicação quanto a estes importantes critérios, estão a AUDIO e a
stereoplay, ambas alemãs. Vamos aqui começar a entender a linha adotada pela revista AUDIO, que acredito ser uma das mais idôneas do mercado global, e que, certamente, melhor nos irá orientar na escolha que pretendemos fazer.

Akustik-Assistent
Os revisores da AUDIO desenvolveram um critério que denominaram Assistente Acústico (Der Akustik Assistent, http://www.audio.de/suche/?display=akustikassistent&q=akustikassistent), o qual engloba a análise dos três parâmetros acima arrolados. Vamos começar a compreender como isto funciona, observando a figura ao lado. As letras K, M e G, em vermelho, referem-se ao volume da sala; as letras T, A e H, em verde, referem-se à acústica da sala; e, finalmente, as letras D, W e F, em azul, referem-se ao posicionamento das caixas acústicas dentro da sala. Em um dos próximos Audiophile News vamos explicar, com detalhes e exemplos, como estas letras, recebidas por cada caixa acústica ao serem avaliadas pela revista, poderão nos dar um rumo seguro, indicando se a caixa em questão, que desejamos comprar, será adequada ou não para a nossa sala em particular.

             Um grande abraço a todos e boas audições, com a caixa correta na sala!

Cabos de Interconexão - TOP Wonder  RCA/Digital/XLR/Speaker Cables
                  

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br