a   By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 

 
Número 172

 Mídia Gravada

              Muito Além do que se Imagina...
         1ª.Parte

Fernando Marques
fernandomarques@audiobrazil.com.br

     

               Produção Musical e Engenharia de Áudio    

          Nesse artigo, vou abordar as grandes confusões feitas entre os papéis desempenhados por um produtor musical e por um engenheiro de áudio no trabalho musical. Muitos se esquecem, mas as duas figuras são tão importantes no trabalho como os próprios artistas. Em muitos lugares do mundo, onde temos uma grande valorização desses profissionais, eles são também considerados artistas e grandes responsáveis, juntamente com o músico, pelo desempenho do trabalho final.
                    

© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch  
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com

                   
          As pessoas confundem muito as distintas funções dos profissionais envolvidos em um projeto musical. Citarei aqui algumas figuras encontradas em um projeto profissional. Começarei pelo produtor fonográfico, que é aquele que detêm os direitos sobre o fonograma da obra e não necessariamente participa ativamente da produção musical. Na prática, o produtor fonográfico é um selo ou uma gravadora, ou seja, uma representação jurídica que lança esse fonograma na mídia e no mercado. Há muitos casos em que a gravadora contrata um produtor musical para o desenvolvimento de um determinado trabalho. Este produtor, então, viabiliza o produto artisticamente e o deixa em condições de venda para que a gravadora possa fazer a sua distribuição. Em outros casos, o próprio produtor musical possui um selo e lança seus trabalhos, sendo o detentor do fonograma. Nos dias atuais, a vinculação da obra no mercado busca muito mais promover um ganho através de outras fontes, como shows e execução em rádio, do que propriamente através da venda do material físico chamado cd. Muitas vezes, o trabalho é disponibilizado na internet podendo trazer tais fontes de ganho.
          O produtor musical é aquele profissional que tem a responsabilidade geral sobre a obra artística. Possui inúmeras funções como, por exemplo: comandar os músicos; direcionar o trabalho do engenheiro de som; confeccionar arranjos juntamente com o arranjador, isto caso ele próprio não seja um arranjador; analisar as formas de melodia, letras, harmonia e enredo, transformando a música em um produto atrativo para o ouvinte. Faz também a parte de marketing musical, projetando de antemão a situação do mercado no qual seu trabalho vai ser vinculado, além de estar programando o projeto de acordo com a verba concedida para desenvolvê-lo. Enfim, é a pessoa que arquiteta tudo, sendo uma figura importantíssima para o artista.

          O engenheiro de som é aquele profissional que cuida, da melhor forma possível, da sonoridade do trabalho. Juntamente com o produtor musical, ele dá forma sonora ao projeto. Muitas vezes deve ficar atento ao  feeling  da obra, para caminhar junto com o desenvolvimento do trabalho e tirar a devida sonoridade de tudo aquilo que é proposto na
produção musical. Deve ter não só propriedade técnica mas também artística, para que possa evoluir o trabalho juntamente com o produtor musical e os músicos. Como se trata de música, é fundamental que tenha consciência e bom senso para manipular o som, colocando a arte em primeiro plano, realizando, assim, seu trabalho voltado para a arte.

                   Até a próxima! Um abraço a todos!

                                                                           

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br