By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 212

Parâmetros da Avaliação Musical
2ª. Parte

 

Acústica                                          

 Flávio Adami
flavioadema@uol.com.br

 

Textura
 

                No artigo anterior, falei a respeito do equilíbrio tonal, da sua importância no resultado auditivo, e também de não haver necessidade de se ter equipamentos caros para se atingir um resultado excelente.
               A textura, ao contrário do equilíbrio tonal, não necessita apenas da acústica e do correto posicionamento das caixas, mas principalmente de um equipamento, como dizemos no jargão audiófilo, extremamente refinado. A textura é um indício da qualidade do sistema.

           © 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

               A boa textura é conseguida através de fontes de áudio, como cd players, toca discos, servidores, amplificadores de alta  qualidade e, principalmente, caixas acústicas de alto padrão, com excelente neutralidade sonora, para que as colorações não se sobreponham ao correto timbre dos instrumentos. A textura nos lembra o toque da superfície de um objeto, ou de um material, e também nos evoca, por exemplo, a trama de um tecido. Quando dizemos que um equipamento possui um som aveludado, estamos comparando essa reprodução à sensação táctil que temos, quando sentimos em nossas mãos as características de suavidade do veludo, sua natural textura.

acordeon 
 
               Esta característica está relacionada com a correta reprodução de toda gama de notas dos instrumentos. Como já foi dito, está ligada diretamente à ausência de coloração e também ao importante destaque da micro dinâmica. A micro dinâmica é uma característica bastante compatível com a alta resolução sonora. Costumamos defini-la como tendo uma grande semelhança a uma imagem em alta definição.
                Nas transmissões em HD, podemos sentir os detalhes da presença física das imagens, com contornos mais nítidos e bem delineados. Nos sistemas de áudio, esta característica é muito semelhante à qualidade da imagem e varia muito com o nível dos equipamentos. Nos sistemas de entrada, obviamente temos um nível de textura e resolução menor, em contrapartida aos equipamentos high end e de referência, que podem transmitir detalhes com muito maior definição, fazendo uma analogia a uma transmissão em 4K, trazendo uma sensação de presença física que nos faz sentir como se estivéssemos inseridos dentro de uma reprodução, ouvindo quase que ao vivo.
                Evidentemente, todos os componentes de um sistema influem no excelente resultado final. Faz parte também desse pacote de alta definição, sem dúvida, a qualidade das gravações. O que sai de um estúdio de alto nível, resultando uma gravação também de alto nível, vem dos modernos processos de gravação digital, microfones de altíssima resolução e tempo ideal de reverberação na reprodução.
                Como vocês podem perceber, cada detalhe tem seu grau de importância. A escolha correta de todos componentes de um sistema, cabos de boa qualidade, filtragem de rede, aterramento, podem criar aquilo que chamamos de fundo preto, onde os equipamentos simplesmente somem, deixando transparecer apenas a música em toda sua plenitude, atingindo o grau máximo de textura e resolução e, principalmente, satisfação auditiva.
                Existem vários exemplos de gravações que possuem uma excelente textura. Uma, que me chamou a atenção, foi o cd de Renato Borghetti intitulado Gauchos, pela etiqueta Quinton Records Q-0501-2.
Renato Borghetti em Viena  A qualidade da captação do acordeom neste cd realmente salta aos ouvidos, mostrando uma textura maravilhosa principalmente nas faixas 1,3,5 e 6.

               Boas audições a todos!


Bandejas Anti-Ressonantes

http://www.byknirsch.com.br/produtos-antiresson-bandstand.shtml


 

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br