By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 

 
Número 214

Parâmetros da Avaliação Musical
3ª. Parte

 

Acústica                                          

 Flávio Adami
flavioadema@uol.com.br

 

Dinâmica
 

                No artigo anterior, falei a respeito de textura, parâmetro de vital importância no contexto de um equipamento verdadeiramente high end.

           © 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

                Neste artigo, entrarei num item também fundamental, que apesar de não ter muito a ver com refinamento sonoro, tem uma enorme importância, haja vista que a música ao vivo possui uma energia que, mesmo de olhos fechados, nos traz aquela gratificante sensação de presença física dos instrumentos e vozes. Estamos nos referindo à dinâmica.
                De maneira sucinta, dinâmica é a capacidade que um sistema de áudio tem para reproduzir as variações da intensidade sonora.
                Nesse contexto, estão incluídas duas variações sonoras, a macro dinâmica e a micro dinâmica. Macro dinâmica é a diferença entre a sonoridade mais baixa, que um sistema pode reproduzir, e a sonoridade mais alta. Essa faixa dinâmica, na reprodução, costuma ser de, no máximo, 2 dB nas músicas de rock e pode alcançar 20 dB numa orquestra sinfônica, sendo que, na música ao vivo, pode passar dos 100 dB. A macro dinâmica é um componente essencial na apreciação musical e um dos que mais sofrem em sistemas de reprodução de áudio e também nas gravações. A dinâmica conseguida numa reprodução ao vivo, dificilmente pode ser atingida, mesmo nos equipamentos mais poderosos, de alta potência, que necessitam de caixas enormes e salas de grandes dimensões, para tentarem chegar próximo daquilo que escutamos ao vivo, mas nunca da mesma forma.

                A micro dinâmica, ao contrário, é a dinâmica em pequena escala, aquela que permite que pequenas variações na intensidade sonora, independente do volume, sejam percebidas. Ela não dá sentido de impacto, mas revela a existência de pequenas nuances musicais. Tem a ver com a velocidade de resposta do sistema (também com a velocidade de subida, slew-rate) e com a capacidade de reprodução de transientes e de sua recuperação. Conseguir ouvir, dentro de um tutti orquestral, por exemplo, as pequenas variações do trêmulo das cordas, as sutis variações da pressão sonora de um trompetista, ou as inflexões da voz de um cantor, são indícios que nos mostram que o sistema apresenta uma boa micro dinâmica.
                Do conjunto composto pela macro e micro dinâmicas, extraímos a vivacidade e a expressão da execução musical, reproduzindo e manifestando todas as nuances da obra do compositor. É o que nos dá aquela tão almejada sensação de presença física dos músicos.
                Para nós, que buscamos um som de qualidade, é fundamental que exista uma perfeita coerência entre a potência da amplificação e a eficiência das caixas acústicas. Caixas de baixa eficiência geralmente não combinam com amplificadores valvulados de média potência. Os valvulados de baixa potência, com saída tipo single ended, casam bem com caixas com eficiência acima dos 100 dB. Sistemas de caixas tipo eletrostáticas ou isodinâmicas, como as Magnepan, por exemplo, necessitam de amplificação de grande potência e também de enormes fontes de alta corrente.
                Como vocês podem ter notado, tudo tem que ser montado com muito critério, para que venhamos a obter um conjunto que apresente boa dinâmica, tanto micro como macro, de forma a nos permitir usufruir um pouco daquela sensação que só a musica ao vivo pode nos proporcionar. 
              

               Boas audições a todos!


Bandejas Anti-Ressonantes

http://www.byknirsch.com.br/produtos-antiresson-bandstand.shtml

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br