By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 221

A Isolação na Acústica
2ª. Parte

Acústica

  Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

              Introdução         

       No Audiophile News 217, vimos a importância de se vedar o ambiente, a ser isolado do meio exterior, fechando-o totalmente, para que ruídos e sons não consigam entrar ou sair da sala. Neste artigo, vamos ver algumas outras possíveis medidas que poderemos tomar para que a isolação do recinto aumente. Em geral, uma boa isolação exige a aplicação de técnica relativamente complexa e sofisticada para que se atinja o objetivo desejado.

 

 

© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

 

 

A Massa e As Paredes Heterogenias

 

       O material das paredes de uma sala influem muito na isolação do recinto. Assim, paredes de alvenaria, de concreto, que possuem boa quantidade de massa, ou seja, que possuem uma maior densidade volumétrica, isolam melhor do que paredes que possuem menos massa. Por exemplo, em muitos apartamentos, as divisórias entre quartos, salas e outros ambientes são feitas com drywall que, por ser um material mais leve, não permite boa isolação. O som passa de um ambiente para outro com certa facilidade. Outras vezes, as lajes entre os apartamentos de um edifício são feitas com blocos vazados, o que permite que se ouça, por exemplo, o salto alto da senhora andando no andar de cima. Neste caso, a colocação de um novo piso, lá no andar de cima, contendo uma manta de borracha por baixo dele, ajudará muito a melhorar a isolação.
      Outra medida para que a isolação aumente é acrescentarmos novas paredes, revestindo as já existentes. Por exemplo, tendo uma parede de alvenaria, poderemos construir, junto a ela, mais uma parede de
drywall. Isto aumenta a isolação. Ou então, poderemos deixar um espaço livre e construir outra parede de alvenaria, se possível, em uma espessura diferente daquela da primeira parede. A isto chamamos de paredes heterogênias. A isolação, nestas condições, melhora bastante. A espessura final, evidentemente, aumenta, porém a isolação melhora. Vários materiais servem para a confecção de paredes heterogenias, como alvenaria, drywall, placas de chumbo, de vidro, madeira e muitos outros materiais. Quando deixamos um espaço livre, de ar, entre uma parede e outra, a isolação aumenta ainda mais. Existem janelas acústicas que contêm vidros duplos ou triplos e, entre eles, o ar é retirado, ou seja, há um certo vácuo, de forma que a isolação fica ainda maior.
    Caso a isolação tenha que ser mais forte, poderemos pensar em construir um novo recinto dentro do ambiente a ser isolado. A isto chamamos de
box in a box, ou seja, uma caixa dentro de outra caixa. Sobre o piso existente, colocamos um novo piso, apoiado em borrachas ou molas, e, sobre este, edificamos novas paredes, distanciadas das primeiras em alguns centímetros. Este processo permite isolações bem fortes, onde a passagem do som de fora para dentro e de dentro para fora fica reduzida a um mínimo. Vejam abaixo um exemplo de uma construção box in a box.

      Como vocês podem perceber, isolação sonora não é muito simples, necessita de técnicas especializadas para a sua realização.

     Boas audições a todos! Aquele abraço!

powerline Audiófilo, Special e Protect
                  

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br