By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 

 
Número 222

Parâmetros da Avaliação Musical
6ª. Parte

 

Acústica                                          

 Flávio Adami
flavioadema@uol.com.br

 

Organicidade/Transparência
 

                Temos, a seguir, um item que considero de fundamental importância no contexto da audiofilia: organicidade e transparência estão diretamente ligadas à qualidade dos equipamentos e são fundamentais para uma reprodução o mais próximo possível da realidade.

           © 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

                 As caixas acústicas são os elementos mais importantes dentro de um sistema, pois elas são responsáveis por um fator que considero fundamental: a ausência de coloração. Coloração é algo que pode ocorrer por vários motivos, por exemplo, pela estrutura inadequada dos gabinetes, ou pela região média reproduzindo uma sonoridade fora da realidade do instrumento ao vivo, e assim por diante. Há vários outros motivos que podem interferir na reprodução. A acústica também tem uma responsabilidade enorme no contexto. Tudo, enfim,  tem que estar absolutamente correto. Amplificação, cabos, filtragem de rede e tudo mais que compõe um sistema tem que ter uma sinergia perfeita, para que possamos curtir música o mais próximo possível de uma reprodução ao vivo.


                 Organicidade e transparência, quando se referem ao som de um instrumento ou de uma voz, estão associadas à sensação da realidade material, orgânica, da ilusão sonora que se desenvolve frente a nós, ou seja, é aquele "esticar" a mão e tocar o instrumento. Quando se referem a conjuntos orquestrais, se traduzem na sensação de pressão sonora real que, emanando do conjunto de instrumentos, nos converte em participantes do evento, isto é, organicidade e transparência nos trazem a sensação física de estarmos numa sala de concerto. Gravações bem realizadas, principalmente em tempo real, com boa ambiência, incluindo vozes e instrumentos, permitem-nos apreciar melhor a organicidade. Para que se tenha tudo em perfeita harmonia, é necessário que a reprodução tímbrica dos instrumentos seja a mais fiel possível.
                 Obviamente, um equipamento que tenha todas essa características, realmente não custa barato. Mas pode-se chegar a um resultado bastante satisfatório, levando-se em consideração que, atualmente, temos no mercado equipamentos de excelente qualidade sonora, a um custo bastante razoável que praticamente cabe no bolso de qualquer audiófilo.
                 Resumindo, para que se tenha uma qualidade sonora bastante real, é fundamental que se tenha o maior contato possível com a música ao vivo, para que se cultive uma memória tímbrica dos instrumentos e das vozes que sirva como parâmetro para análise comparativa entre a música ao vivo e a reprodução eletrônica. Ouvir música ao vivo, de preferência em boas salas de espetáculo, com a acústica ideal e, principalmente, com instrumentos diretos, sem amplificação, para que possamos educar nossos ouvidos de forma correta, sem microfones e caixas de monitoração.
                 Vou indicar dois cds, que considero importantes para este item.

        - Brasilian Duos - Luciana Souza- MPB -
Violões Magistrais - faixas 3 e 7- voz e violão- Sunnyside SSC 1100 0016728110020

        -Sing the Beatles- The Persuasions -
Eles Entraram na Sala. - faixas 2,3,5- Vozes - Chesky- JD 220- 090368022028
                

                 

               Ótimas audições a todos!
              


Bandejas Anti-Ressonantes

http://www.byknirsch.com.br/produtos-antiresson-bandstand.shtml

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br