By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 242

Alguns Cuidados Necessários para se Ligar um powerline

Equipamentos e Cabos

  Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

              Introdução         

       Tenho notado que muitos, ao ligarem um powerline à rede elétrica, não tomam alguns cuidados importantes, para que o condicionador funcione a contento, de forma a desempenhar suas duas principais funções: proteger das anomalias da energia elétrica e filtrar as impurezas da tensão elétrica.             

 

© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

 

 

Como Ligar um powerline à Rede Elétrica


      O primeiro aspecto, a ser observado, é identificar a tensão da rede, onde o sistema está ligado, para verificar se é compatível com os aparelhos, normalmente importados. Nas redes em torno de 120V, esta precaução se torna essencial. Por exemplo, a cidade de São Paulo apresenta cinco tensões nominais, a saber: 110V, 115V, 120V, 125V e 127V. O valor, referente à tensão do local, poderá ser verificado na sua conta de luz. Mesmo assim, recomendo-lhe que confira também a tensão na tomada com um voltímetro AC, utilizando de preferência um FLUKE que mede tensões RMS. Cada região do Brasil, cada cidade, e até mesmo cada bairro possui uma certa tensão, que precisará ser conferida. Quando a leitura da tensão na tomada estiver acima de 123/124V, recomendo, antes de ligar o powerline, colocar um autotransformador 130V/115V na potência requerida pelo sistema para abaixar a tensão. Isto, com o objetivo de alimentar o sistema com uma tensão abaixo de 120V, o que é recomendável, pois este procedimento aumenta a vida útil dos aparelhos! Veja também o artigo no site: Otimizando um Sistema de Som. (Parte 5)
     O segundo aspecto, a ser considerado, é a polarização correta da tomada. Conforme a tomada, existe uma posição correta para a fase, o neutro e o terra. A tomada antiga nacional era muito parecida com a tomada americana e seguia a polarização da norma NEMA. Já a nova tomada brasileira segue uma polarização invertida em relação à americana. Recomendo-lhe consultar o artigo: INSTRUÇÃO PARA INSTALAÇÃO DE AUTOTRANSFORMADORES.
     O terceiro aspecto, a ser levado em conta, é deixar tanto o autotransformador (caso haja um ligado antes do powerline) quanto o powerline sempre ligados. Caso você se ausente, por um período relativamente longo, recomendo-lhe retirar da tomada o plugue do autotransformador ou o do powerline. Atenção: caso você desligue o powerline, deixando o seu plugue ligado à tomada, se ocorrer algum pico de tensão, eventualmente, a fonte de alimentação do aparelho poderá se queimar, pois ela fica sempre ligada à rede.
    Quarto aspecto: não utilize o powerline como uma chave geral que liga e desliga todo o sistema. Existem alguns aparelhos e equipamentos de áudio que, ao serem ligados, necessitam de muita corrente de partida, o que poderia danificar a chave liga-desliga do powerline. Portanto, deixe o powerline sempre ligado e comute a chave liga-desliga de cada componente de áudio/vídeo do sistema sempre que necessário. Mais especificamente: quando for ligar o sistema, ligue todos os aparelhos, deixando por último os amplificadores de potência e os sub-woofers. E, quando for desligar, desligue primeiro os sub-woofers e os amplificadores de potência e depois o restante de aparelhos. Este é o procedimento correto para se ligar e desligar qualquer sistema.
    Estas quatro recomendações vão permitir que o powerline funcione a contento, protegendo o sistema contra as anomalias da energia elétrica e filtrando as impurezas da rede.
    Caso você tenha qualquer dúvida, coloco-me à disposição para dirimir toda e qualquer dificuldade existente para a utilização do powerline.
    Veja o vídeo no youtube:
http://youtu.be/QDZqmV4LgME.

     Ótimas audições! Aquele abraço! E até a próxima!

powerline Audiófilo, Special e Protect
                  

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br