By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 

 
Número 248

Galeria da Fama do Áudio High End
7ª.Parte

Mídia Escrita                                          

 Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

 

Introdução
 

                Como hobista que fui, não poderia deixar de incluir, nesta galeria da fama do áudio High-End, o engenheiro americano David Hafler (1919-2003), que fundou, em 1954, junto com seu amigo, o engenheiro Ed Laurent, a famosa empresa Dynaco.

           © 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
         Todos os direitos reservados
          http://www.byknirsch.com.br

Hafler DH-220           David Hafler, que durante a segunda guerra mundial atuou como especialista em comunicações, sempre teve grande paixão pelo áudio. Em 1950, fundou, juntamente com o colega Herb Keroes, sua primeira empresa, a Acrosound, que fabricava transformadores para o mercado de amplificadores valvulados. Porém, desejando montar amplificadores em kits, em 1954, deixou a Acrosound para fundar a Dyna Company (Dynaco). Em 1955, publicou um artigo, na Radio-Electronics Magazine, apresentando uma nova versão para o amplificador Williamson, um tipo de amplificador valvulado com um circuito ultra linear. Neste mesmo ano, a Dynaco  produziu e apresentou ao mercado o seu primeiro amplificador em monobloco, que se tornou um clássico, o 50W Dynaco Mk II, vendido tanto em kit como em aparelho já montado. Em 1959, entre outros produtos lançados, a empresa começou a produzir o amplificador Dynaco Stereo 70 (e o DYNAKIT ST 70), que foi o amplificador mais vendido de toda a era do áudio hi-fi (1950-1960). Em 1966, lançou o PAS-3X, um pré amplificador valvulado. Ainda neste mesmo ano, lançou as primeiras unidades do amplificador Stereo 120 e do pré amplificador PAT-4, ambos já com componentes do estado sólido (transistores).
                David Hafler continuou a trabalhar na Dynaco, após tê-la vendido, em 1969, para a Tyco. O nome Dynaco, da empresa, foi mantido. Neste ano, Hafler contratou o engenheiro húngaro Ernó Borbély e os dois juntos, em parceria, elaboraram vários projetos. Em 1973, Ernó voltou para a Europa, para trabalhar na empresa Motorola Semicondutores, na Suíça. Já, em 1977, David Hafler saiu da Dynaco para fundar uma terceira empresa, a Hafler Company.
                Em 1978, Hafler chamou Ernó Borbély de volta para os EUA, para projetar e lançar, no mercado, o pré DH-101 e o famoso amplificador DH-200, que foi o primeiro amplificador americano contendo transistores MOSFET, cuja sonoridade é muito semelhante à das válvulas. Algum tempo depois, Ernó se mudou para a Alemanha e fundou a empresa Borbely Audio, que fornecia kits para todos os hobistas entusiastas do mundo a fora. Eu mesmo cheguei a montar vários kits do Borbély,os quais ainda hoje são muito apreciados.
                Em 1987, a Hafler Company foi vendida para a Rockford Corporation e, mantendo o nome do seu fundador, hoje fabrica equipamentos para a área profissional do áudio.
                Marcando época, após tantas contribuições significativas para o avanço do áudio, David Hafler veio a falecer, em 2003, aos 84 anos, na Philadelphia, Pennsylvania.

                 Ótimas audições a todos!


powerline Audiófilo, Special e Protect
  


 

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br