By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 252

ALERTA:
Dúvidas a Respeito de Aterramentos

Elétrica em Áudio/Vídeo

  Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

 Introdução 

Tenho observado que as dúvidas a respeito de aterramento, no nosso meio, ainda são muito grandes, mesmo após o Audiophile News 47, escrito em julho de 2011. Naquele artigo, haviamos explicado a diferença entre os dois tipos de aterramento: o aterramento TT e o aterramento TN. O primeiro tipo, o TT, é um aterramento independente do aterramento do neutro. E o segundo tipo, o TN, é quando os dois aterramentos estão juntos, interligados, ou na entrada de uma residência, ou, em baixo, na distribuição elétrica geral de um edifício.

 

© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
            Todos os direitos reservados
            http://www.byknirsch.com.br

 

                Como Verificar a Adequação do Meu Aterramento?

             

          Quero lhes recomendar que realizem um teste simples, nas suas tomadas, para verificar se o aterramento está ou não adequado para seus sistemas de som. Este teste não oferece plena garantia de que o aterramento estará totalmente adequado, mas evita que o aterramento esteja totalmente inadequado.          
           
Para isto, recomendo-lhes utilizar um multitester digital, para fazer duas medições simples das tensões na tomada. O melhor e mais barato voltímetro (da linha da FLUKE), que se pode adquirir, é o FLUKE - 114, que mede a tensão elétrica AC, no valor RMS, e nos permite medir continuamente valores máximos e mínimos de tensão, com o objetivo de verificarmos se a concessionária esta fornecendo a energia dentro da tolerância indicada na conta de luz que nos envia.
         
Vamos ao teste: meça a tensão entre fase e neutro e, em seguida, a tensão entre fase e terra. A medição entre neutro e terra não tem grande valor técnico pois pode oscilar muito. A diferença entre as medidas destas duas primeiras tensões não deverá ser maior do que 1V! Caso seja maior do que este valor, recomendo que você desligue o terra do terceiro pino da tomada. Isto porque, numa tempestade, na eventualidade de uma descarga atmosférica, poderá existir risco de seus equipamentos se queimarem. Como colocamos no artigo acima mencionado, é melhor não ter aterramento do que ter um aterramento inadequado.
         
Os aterramentos (TT e TN) objetivam aumentar a proteção humana (PH), a proteção dos equipamentos (PE) e a melhoria da qualidade sonora (QS). Apresento abaixo um quadro que mostra qual o melhor aterramento para cada caso, levando em conta que não existe garantia total de segurança com qualquer tipo de aterramento.

Tipo de Aterramento PH PE QS
TT Melhor   Melhor
TN   Melhor  

         Como vocês podem notar, o aterramento TT é o melhor para a proteção humana. Desta forma, nos chuveiros elétricos, que aquecem a água por uma resistência, blindada ou não, o aterramento TT da carcaça do chuveiro oferece a melhor proteção. Mesmo assim, recomendo-lhes não tomar banho durante uma tempestade! Para a proteção dos equipamentos, o melhor aterramento é o TN, pois o risco dos equipamentos se queimarem, durante uma tempestade, é menor. E, finalmente, a melhor qualidade sonora de um sistema é obtida com um aterramento TT. Porém, vale salientar que a diferença na qualidade sonora entre um aterramento TT e um TN é muito pequena, somente perceptível em sistemas de altíssimo nível. E, neste caso, outras medidas de segurança deverão ser tomadas, para reduzir os riscos de proteção insuficiente para o sistema. Para a grande maioria dos nossos sistemas, recomendo-lhes usar um aterramento TN, justamente para aumentar a garantia e proteção dos equipamentos. Ou, então, a opção seria a de não usar nenhum aterramento!
            Boas audições a todos!            
            

 powerline Audiófilo, Special e Protect

  

           


 

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br