By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 256   

Qual a Melhor Posição do Ouvinte?

Acústica

  Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

             Introdução 

Quando as caixas acústicas são colocadas ao longo da largura de uma sala, vem a questão: Qual o melhor lugar para o ouvinte se sentar? Normalmente, em salas de audição, o ouvinte se senta um pouco além do vértice de um triângulo eqüilátero, formando um triângulo isósceles. Já, em estúdios, na técnica, o técnico de som se senta mais próximo das caixas, de forma que a distância do ouvinte às caixas é menor do que a distância das caixas entre si.

 

© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

 

Qual a Melhor Posição?

 

 A posição do ouvinte deve ser escolhida de tal forma que a reprodução dos graves seja otimizada, mantendo-se um bom equilíbrio tonal. Quanto maior for o triângulo isósceles, maior será a redução do palco sonoro. Assim, a posição do ouvinte se reveste de uma importância muito grande para a melhor reprodução sonora.


         
É interessante relatar as experiências de Jim Smith, a respeito deste assunto, publicadas em seu livro Get Better Sound. Como Jim montou uma centena, ou mais, de sistemas, inclusive em feiras de áudio, onde ganhou prêmios pelos melhores ajustes sonoros de salas, acabou chegando a uma relação que, conforme afirmou, atende à maioria das caixas acústicas e das salas. Mas, o mais interessante é que, ao conferir, em minha própria sala de audição crítica, como estaria a relação destas distâncias, constatei que também cheguei à mesma conclusão de Jim Smith! Experimentando, ao longo dos anos, a melhor posição, para o meu sistema, encontrei as medidas: 2,36m para a distância entre as caixas e 2,80m para a distância das caixas até o ouvinte. Em termos matemáticos, podemos explicar esta relação ideal da seguinte maneira: a distância das caixas entre si deve ser igual a 83% da distância do ouvinte às caixas acústicas. Ou seja, usando as variáveis do desenho ao lado, temos a seguinte expressão:

 

a = 0,83 X b

 

 Colocando de outra forma, talvez mais simples, temos:

 

b = (1/0.83) X a  =>  b = 1,2 X a

 

Assim, podemos dizer, em regra geral, válida para a maioria das caixas acústicas, que a distância do ouvinte às caixas deve ser em torno de 20% maior do que a distância das caixas entre si.

No caso de caixas planares, como, por exemplo, as Martin Logan, Jim Smith recomenda até uma distância maior do que isto, ou seja entre 2,3 e 3 vezes a mais para a medida b, entre o ouvinte e as caixas.
         A maioria dos fabricantes de caixas acústicas recomenda a formação de um triângulo eqüilátero entre as caixas e o ouvinte. Jim Smith, recomenda que se coloque para tocar uma voz feminina, em mono, e, a partir daí, fazer a experiência de começar a afastar as caixas entre si até o ponto em que a voz fique bem nítida. Caso as caixas acústicas sejam afastadas ainda mais, a voz tenderá a aumentar até que saia independente nas duas caixas.

Esta experiência é, na minha opinião, muito complicada de ser realizada, pois o posicionamento das caixas deve seguir critérios para o ajuste de graves, para se poder atingir um equilíbrio tonal adequado.
         Gostaria de pedir àqueles que quiserem realizar estas experiências, que não deixem de nos relatar a relação das distâncias encontradas e também o resultado sonoro da relação apresentada acima.

           Aquele abraço!! Ótimas audições a todos!! E até a próxima!

powerline Audiófilo, Special e Protect
  


 

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br