By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 260   

Revolução Analógica: Uma Cápsula Ótica.

 

Equipamentos e Cabos

  Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

             Introdução 

A cápsula lançada pelo novo fabricante japonês DS Audio está sendo considerada uma verdadeira revolução analógica no mercado. Elaborada a partir de um conceito tecnológico original, não utiliza nem uma bobina móvel (MC) e nem um ferro móvel (MM), como a maioria das cápsulas atuais fazem. Para gerar o sinal de captação do disco de vinil, usa, depois da agulha, somente luz. Em décadas passadas, já foram lançadas cápsulas totalmente óticas, onde, inclusive, a agulha era substituída por um feixe de luz para fazer a leitura do vinil. Porém, esta foi uma tecnologia que não vingou e, ao longo do tempo, desapareceu do mercado.

 

© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

 

Tecnologia Optoelétrica

 

 

 

A aparência externa da nova cápsula japonesa, denominada DS-W1, é muito semelhante à das cápsulas atuais. Usa uma agulha muito parecida às MM e MC, portanto a captação das informações do vinil é realizada com uma agulha de forma mecânica. No finalzinho desta agulha, porém, há um espelho, que faz a luz oscilar. Outra diferença externa é que a nova cápsula possui um LED, vermelho ou azul, para indicar quando está funcionando.

Esta inovação foi apresentada na CES de Las Vegas, no estande da Musical Suroundings. O sistema que estava tocando ali utilizava as caixas acústicas da Magico e a eletrônica da Aesthetix. A impressionante naturalidade da reprodução sonora, assim como os timbres bastante corretos, atrelados a uma dinâmica surpreendente deixavam os visitantes atônitos. Esta nova cápsula também foi apresentada no High End Show de Munique, com grande alvoroço entre os audiófilos fãs de vinil.

Neste novo modelo japonês, a informação mecânica da agulha é transformada em informação luminosa com sombras, e esta informação ótica, por sua vez, agora é transformada em um sinal elétrico, com um nível de tensão mais alto do que o das melhores MM. A nova cápsula, então, envia este sinal elétrico a um pré de phono específico, próprio para o seu sistema. Portanto, a informação não segue uma curva normal de correção tipo RIAA, como acontece com as outras cápsulas. Com este pré de phono particular, acoplado à nova cápsula, a informação necessita de correções muito menores do que ocorre com os prés de phono RIAA. Em cápsulas normais, a correção RIAA pode chegar até a 40dB, nos graves, enquanto que esta nova cápsula necessita de correções máximas de somente 6dB. Assim, o novo pré de phono não é compatível com nenhum outro pré de phono anterior, e já vem acompanhando a cápsula na compra deste modelo.

A fabricação e os ajustes da DS Audio DS-W1 são muito complicados, de forma que o fabricante só consegue produzir duas unidades por dia. Também a montagem desta cápsula, no toca discos, é bem mais sofisticada. Leva algumas horas para ser corretamente instalada.

A melhor cápsula, publicada pela AUDIO alemã, até então, era a Benzo Micro LP-S (MC), por um preço de 2.900 euros e com 110 pontos de qualidade sonora. Já a cápsula japonesa DS Audio DS-W1 tem um preço muito mais salgado, 8.800 euros. No entanto, recebeu, em sua avaliação, dez pontos a mais do que a Benzo Micro, ou seja, obteve 120 pontos de qualidade sonora, o que é um salto de qualidade excepcional! 

           Aquele abraço!! Ótimas audições a todos!! E até a próxima!

powerline Audiófilo, Special e Protect
  

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br