By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 293

 

A Polarização de Plugues e Tomadas
 

Elétrica

Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

         

          A polarização de plugues e tomadas segue as normas específicas de cada país e se reveste de uma importância muito grande. Cada país adota seu formato de plugues e tomadas e, através de normas internas, fixa a posição correta da fase, neutro e terra para a sua nação. Estas legislações próprias são, na verdade, uma tentativa que cada país faz de formar uma reserva de mercado para proteger a sua indústria eletro-eletrônica.

              © 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
                     http://www.byknirsch.com.br
       

          No Brasil, há alguns poucos anos atrás, a norma mudou. Atualmente, usamos uma nova configuração para as nossas tomadas e plugues. No croquis abaixo, estamos comparando nossa nova tomada com a tomada americana.

          A nova norma brasileira usa agora também o pino do terra (no plugue) e o orifício do terra (na tomada), que antes não existiam. Nossa tomada antiga era semelhante à tomada americana (NEMA), sem aterramento, com orifícios para introduzir duas lâminas planas (pinos chatos), ou pinos redondos, para a fase e o neutro dos plugues.  Veja abaixo um croquis da tomada antiga. Esta tomada antiga, então, permitia ligar plugues com pinos redondos ou plugues com pinos chatos, para a fase e para o neutro, ambos sem aterramento.

        Como, no nosso meio, há muitos aparelhos eletrônicos americanos, contendo plugues apenas com dois pinos chatos (sem aterramento), a colocação dos plugues americanos em nossas tomadas antigas sempre foi muito fácil de ser feita. Apesar dos plugues americanos possuírem uma lâmina maior para o neutro, a polarização da tomada não exigia maiores cuidados, pois estes aparelhos funcionam com qualquer posição para a fase e neutro, como ocorre com a maioria dos aparelhos eletro-eletrônicos. No entanto, para ligarmos um aparelho americano, que contém o pino terra no seu plugue, a uma de nossas tomadas antigas, teremos que usar um adaptador. Neste caso, em alguns poucos equipamentos de alto valor, isto é, em aparelhos "de referência", que estão acima do nível High End, a posição da fase e do neutro poderá evidenciar uma diferença sonora audível em sistemas equilibrados de alto nível. Eventualmente, poderá constar uma indicação, no manual destes aparelhos, para a importância da correta posição da fase/neutro/terra.
          Outro aspecto importante é a ligação de um autotransformador, com plugue novo (de três pinos), a uma de nossas tomadas antigas. Neste caso, também teremos que usar um adaptador, mas é recomendável tomarmos o cuidado de conectar o plugue de acordo com a polarização correta da tomada, para não criarmos uma tensão indevida entre neutro e terra, na saída do autotransformador, o que poderia levar alguns aparelhos de alto nível a apresentarem problemas de funcionamento. Por exemplo, ao ligarmos um autotransformador 230V/120V, em uma tomada antiga de 220V fase/neutro, seria recomendável tomarmos o cuidado de polarizar corretamente a tomada, para não criarmos uma tensão de 220V entre neutro e terra. Caso um powerline de 120V fosse ligado à saída deste autotransformador, a proteção interna do powerline, entre terra e neutro, atuaria imediatamente.
          Se, agora, quisermos ligar um aparelho americano, contendo um plugue de três pinos, em uma de nossas novas tomadas, precisaremos usar um adaptador próprio para esta finalidade. Como podemos verificar, no primeiro croquis acima, a posição da fase na tomada americana, em relação a nossa nova tomada, é invertida. Assim, é muito importante verificarmos, na hora da aquisição do plugue adaptador, se a fase da sua tomada ficará invertida quando o conectarmos à tomada da parede.

Adaptador Universal 2P+T 10A/250V~          Como podemos observar, assim como ocorre na foto ao lado, se pegarmos um plugue e permanecermos segurando-o exatamente nesta mesma posição da foto, sem virá-lo para lado algum, poderemos constatar que a posição do orifício do terra, na tomada do plugue, estará à direita, e o pino do terra, do outro lado do plugue, estará à esquerda. A idéia de fabricar um plugue como este foi realmente genial, pois, desta forma, a posição da fase sempre ficará invertida quando conectarmos este plugue  à tomada e, portanto, teremos em mãos um plugue de fato adequado às nossas novas tomadas brasileiras. No entanto, é preciso tomarmos muito cuidado, porque na praça existem adaptadores que não realizam esta inversão. Neles, tanto o orifício do terra quanto o pino do terra ficam posicionados num mesmo lado (por exemplo, de acordo com a foto, os dois ficariam à direita do plugue).
          O correto posicionamento da fase, neutro e terra é importante para aparelhos com plugues de três pinos, pois aqui também, em sistemas de alto nível, a inversão da posição da fase e do neutro poderá trazer mudanças sonoras. Existem alguns poucos aparelhos de referência, como alguns DAC´s, alguns transportes, e alguns cd-players, em regra muito caros, onde a posição da fase e do neutro deverão ser obedecidas, para o correto funcionamento destes aparelhos. E, normalmente, em seus manuais, constam indicações expressas, orientando quanto à sua correta ligação na rede elétrica.
      

          Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!

  Cabos de Interconexão - TOP Wonder  RCA/Digital/XLR/Speaker Cables

 
          

                      
 

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br