By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 295

 

A Nova Norma Brasileira de Plugues e Tomadas
 

Elétrica

Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

         

          Muitos imaginam que a nova norma brasileira foi criada por um grupo da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sem nenhuma orientação técnica. Várias pessoas criticaram enfaticamente esta iniciativa, pois o nosso sistema anterior era muito parecido com o sistema americano e, assim, podíamos usar os produtos americanos quase diretamente nas nossas tomadas. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, esta nova norma foi bastante discutida, em vários níveis, inclusive com a abinee (Associação Brasileira da Industria Eletro Eletrônica).
          Após nossa última publicação, o
Audiophile News 293, recebemos uma valiosa contribuição do nosso colega e amigo Ulrich Lingner, que foi gerente do departamento de engenharia de produtos da empresa em que trabalhávamos.

              © 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
                     http://www.byknirsch.com.br
       

          Ele nos chamou a atenção para a data em que a NBR 14136, a nova norma brasileira de plugues e tomadas, foi oficialmente implantada: 31/08/2009. Apesar de sua primeira edição ter ocorrido em julho de 1998, só onze anos mais tarde é que os lojistas e varejistas de aparelhos elétricos, eletrônicos e eletroeletrônicos foram obrigados a comercializar seus produtos usando apenas plugues e tomadas em conformidade com as diretrizes da NBR 14136.
       
O Lingner também nos indicou um mapa da IEC (International Electrotechnical Commission), que mostra que essa nossa nova norma está baseada no tipo N da norma IEC. Abaixo, apresentamos  esse mapa, da própria IEC, que apresenta todos os sistemas elétricos de tomadas e plugues usados no mundo todo.

 http://www.iec.ch/worldplugs/map.htm#

 

          Acessando este mapa, vocês verão como ele é interessante. Ali estão contidos os catorze tipos de sistemas de plugues e tomadas espalhados pelo mundo, cada um identificado por uma letra, que vai de "A" a "N". Clicando em cima de uma destas letras, vocês vão identificar quais os países que estão adotando aquele tipo de sistema, pois ficam evidenciados no mapa mundi. Por exemplo, o sistema N é adotado apenas pelo Brasil e pela África do Sul. Clicando na letra "C", que corresponde ao antigo sistema brasileiro, podemos verificar que muitos países ainda o adotam. Já o sistema "B", que é o sistema americano, é adotado por vários outros países, inclusive pelo Japão. Porém, os japoneses são os únicos, no mundo, que adotam uma tensão de 100V/60Hz.
          Clicando a opção "Brazil", em "Location", vocês encontrarão as tensões usadas no Brasil entre fase-neutro, que são: 127V e 220V. No entanto, no Brasil, encontramos várias outras tensões não arroladas aqui. Este mapa mostra também a freqüência da rede e os tipos de sistemas usados (C e N). Vejam o nosso artigo:
Otimizando um Sistema de Som (Parte 5).
          Além de muito interessante, esse mapa da IEC poderá ser muito importante para quem está saindo do Brasil ou indo viajar ao exterior.
       
         

          Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!

  Cabos de Interconexão - TOP Wonder  RCA/Digital/XLR/Speaker Cables

 
          

                      
 

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br