| 
 Número 314
 
  
Mais um Mestre do Áudio se Foi 
Personalidades do Áudio 
  
Flavio Adamiflavioadema@uol.com.br
 
          Os projetos de áudio atuais, apesar de toda modernidade e tecnologia, 
sem dúvida, 
sofrem influência dos grandes gênios do passado, como, por exemplo, Gilbert Briggs, da 
Wharfedale; James B. Lansing, da JBL; Henry Kloos e Edgard Vilchur, da Acoustic 
Research, entre outros. 
        
                     
		
        
        © 2006-2016 Jorge Bruno Fritz KnirschTodos os direitos reservados
 http://www.byknirsch.com.br
 
          
Gostaria, aqui, de prestar minha homenagem a um grande gênio, falecido neste ano de 2016, no 
mês de março, que foi Roy Allison. Pesquisador, projetista e escritor, nascido 
em 1927, em Milford, Connecticut, USA, nos deixou aos 88 anos de idade. 
          
Allison estudou na Universidade de Connecticut, onde se especializou em engenharia 
elétrica, mas nem chegou a completar o curso, pois teve que sustentar sua família 
e seu bebê recém nascido. Especializado também em radares, foi chamado para a marinha, 
em 1951, por oito meses, durante a guerra da Coréia.Em 1949, se 
tornou desenhista e escritor das publicações de uma empresa de comunicações de rádio, a Radiocon Inc., sendo nomeado 
seu editor, em 1951. Em 1953, começou a publicar a revista 
High Fidelity Magazine. Também foi editor de outras publicações 
comerciais, para os ramos de tv, de engenharia de rádio e de comunicações.
 Todo esse 
conhecimento o levou a uma reunião com o fundador e presidente da Acoustic 
Research, Edgar Vilchur. (Veja 
Audiophile News 232) Em 1959, começou a trabalhar como assistente de 
relações públicas, para Vilchur, indo depois para o departamento de assistência 
técnica e atendimento a clientes. Devido à sua enorme capacidade e conhecimento 
técnico, conseguia resolver grandes problemas de engenharia de produção e de 
transporte, e chegou a otimizar o projeto das caixas acústicas AR 2. A partir daí, se tornou 
chefe da engenharia.
 
 Em 1967, no momento 
da aquisição da AR, pela Teledyne Inc., Allison se tornou vice presidente de 
engenharia e manufatura, cargo que ocupou até 1972, quando se desligou da 
empresa. Durante esses anos, desenvolveu programas de controle de qualidade e 
esteve por trás do desenvolvimento das AR 3a, AR 4, 4x, AR 5, AR 6, AR 7 e AR-LST. 
Também foi responsável pelos produtos eletrônicos, como o amplificador integrado 
AR, o receptor de FM e o genial toca discos AR-XA. No final de 1972, Allison deixou a Acoustic Research, passando a desenvolver seus próprios alto 
falantes e caixas acústicas. Em março de 1974, fundou a Allison Acoustics Inc., criando 
novas patentes e publicando artigos de divulgação sobre suas pesquisas e 
descobertas. Durante esse período, também desenvolveu um novo alto falante dos médios e 
dos agudos, de grande dispersão, e uma outra patente foi aplicada para este projeto.
 Muito criativo e, 
como conhecedor de acústica, sempre se preocupou com a interação de suas caixas 
acústicas com o ambiente, e seus alto falantes Allison permaneceram no topo, 
reconhecidos pelo seu 
alto desempenho e qualidade.
 No final de 1980, o seu 
modelo carro chefe, as caixas modelo IC20, receberam o prêmio francês de máxima 
excelência, o 
Diapason d'Or.
 A empresa Allison Acoustics foi encerrada em 1990, deixando um legado de extrema 
criatividade, fazendo com que os projetistas de hoje tenham onde se espelhar 
para o desenvolvimento de novos projetos.
 
 Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!
 
  |