By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 355

 

Falando de Bossa
 

Música

Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br

          Sou apaixonado pela bossa nova, desde os tempos em que aprendi os primeiros acordes de violão no conservatório. A febre era tão grande, que todos os meus alunos queriam aprender aquela batida do João Gilberto.

             © 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch bos
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

          Na década de 50, um novo movimento nascia no Rio de Janeiro. O pontapé inicial da bossa nova foi dado por Elizeth Cardoso, ao gravar o LP Canção do Amor Demais em 1958. Logo depois, artistas como João Gilberto, Vinicius de Moraes e Tom Jobim foram os grandes inovadores desse ritmo, elaborado harmonicamente, abusando de escalas e sonoridades não usadas nos outros estilos brasileiros. A bossa nova se tornou uma referência de qualidade, na música nacional, apoiada sem dúvida por uma influencia do jazz.
           Na noite de 21 de novembro de 1962, uma quarta feira chuvosa, a bossa nova viveu um dos capítulos mais importantes da sua existência. Mudaria o rumo da sua historia e dos seus principais protagonistas. Era a noite da bossa nova, para os americanos ouvirem ao vivo, num dos seus maiores templos culturais dos Estados Unidos, o Carnegie Hall, de Nova York.
           Os músicos brasileiros, que se apresentaram, eram bastante jovens. Participaram Tom Jobim, João Gilberto e Luis Bonfá, os únicos que já tinham grande prestígio nos Estados Unidos, e mais Oscar Castro Neves, Sergio Mendes, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Chico Feitosa, Milton Banana, Sergio Ricardo, Agostinho dos Santos, e outros.
            De início, o termo bossa nova era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba, ou seja, uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, se tornou um dos movimentos mais influentes da historia da música popular brasileira em todo mundo. Um grande exemplo disso é a música Garota de Ipanema, composta em 1962, por Vinicius e Tom Jobim, sem dúvida uma das músicas mais gravadas da história da discografia, sem deixar de citar, é lógico, Chega de Saudade, com João Gilberto, o hit que deu start a todo esse fenômeno musical.
            Um embrião do movimento, já na década de 1950, eram as reuniões casuais, fruto de encontros de um grupo de músicos de classe média carioca, em apartamentos da zona sul, como o de Nara Leão, na Avenida Atlântica em Copacabana. Nestes encontros, cada vez mais freqüentes, a partir de 1957, um grupo se reunia para fazer e ouvir música. Dentre os participantes estavam novos compositores da música brasileira, como Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal e Sergio Ricardo, entre outros. O grupo foi aumentando, abraçando também Chico Feitosa, João Gilberto, Luis Carlos Vinhas, Ronaldo Bôscoli e outros.
          Em 1965, Vinicius de Moraes compôs, com Edu Lobo, Arrastão. A canção seria defendida por Elis Regina, no festival de música popular brasileira, na extinta TV Excelsior. Era o início do que se rotularia MPB, gênero difuso, que abarcaria diversas tendências da música brasileira, até o início da década de 1980, época em que surgiu o pop rock nacional renovado. Nessa época, a bossa nova perdeu um pouco de sua força no Brasil. Entretanto, na Europa, America e principalmente Japão, continuava viva, mostrando a força que esse movimento teve em todo mundo.
              A MPB nascia com artistas novatos, da segunda geração da bossa nova, como Geraldo Vandré, Edu Lobo e Chico Buarque, que apareciam com freqüência em festivais de música popular. Foi um novo movimento, que também mostrou toda a genialidade e sensibilidade dessa nova geração de artistas, que surgiram para deixar a nossa música cada vez mais rica em musicalidade e harmonia.            
                  
          Ótimas audições a todos! Aquele abraço!


 

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br