By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 361

 

Sua Majestade a Orquestra

Música

Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br

          Uma grande orquestra sinfônica é sempre um exemplo de precisão e musicalidade. Todos os instrumentos, que a compõe, são de vital importância no contexto da música clássica de alto nível.

             © 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

          Entretanto, considero os violinos, violas, cellos e contrabaixos os responsáveis pela finesse da perfeita qualidade da execução.
          Uma das coisas que mais me questionam é a diferença entre os violinos e as violas, tal a semelhança física entre os dois.
          Até mesmo os mais acostumados a freqüentar orquestras podem se confundir na hora de diferenciar uma viola clássica de um violino e não é para menos. Os instrumentos são parecidíssimos no visual e ambos possuem quatro cordas e são tocados por um arco. Porém, com um pouquinho de atenção, é fácil perceber as diferenças.
          Para começar, a viola é um pouco maior e mais pesada. O tamanho pode variar entre 2,5 e 5 cm a mais que o violino. Por esse motivo, as cordas são ligeiramente mais longas, um detalhe fundamental.
          É justamente essa diferença das cordas, que proporciona a principal distinção entre os dois que é o som. A viola clássica apresenta um timbre mais grave do que o violino. Outro aspecto que influencia, na sonoridade, é o arco utilizado. Apesar de menor, o arco do violino é mais longo. Já o da viola é mais pesado, proporcionando um som mais potente. Essa é uma explicação relacionada, de certa forma, com aquilo que chamamos no áudio de corpo harmônico. São necessários muito mais violinos do que violas para compor um grupo desses instrumentos, pelo fato de que as violas têm uma caixa de ressonância maior, necessitando um número menor de instrumentos para compor um perfeito equilíbrio tonal.
          Ao falar em viola, muita gente pensa naquele instrumento típico do sertanejo brasileiro. Apesar de ter o mesmo nome, são instrumentos completamente diferentes. A viola caipira se assemelha a um violão de menores dimensões.
          Compondo esse grupo de cordas, o violoncello ou cello é o segundo maior instrumento, ou seja, o segundo instrumento mais grave. O músico toca sentado, com o instrumento entre as pernas, apoiado por uma vareta  de metal retrátil chamada espigão.
          O contrabaixo acústico é um instrumento de cordas friccionadas por um arco, que também podem ser tocadas com os dedos. Dentre  os instrumentos da família das cordas, na orquestra, o contrabaixo é o registro mais grave e também o de maior tamanho. Usado em grandes orquestras, em famílias de até 12 instrumentos, é também usado sozinho na música de câmera, jazz e música popular.
          Numa boa gravação, junto a um bom equipamento de áudio, pode-se notar claramente a diferença de corpo e timbre de um violino em relação a uma viola. Por isso, é sempre importante um perfeito ajuste do equipamento em relação à sala e ao posicionamento das caixas, haja vista que 12 contrabaixos, tocando simultaneamente, podem se tornar insuportáveis, quando se tem um ambiente ressonante, pondo por água abaixo todo o equilíbrio tonal.

          Ótimas audições a todos! Aquele abraço!


 

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br