By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 377

Uma Nova Revolução

Equipamentos e Cabos

Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br

         

          O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante, o grafite, e os nanotubos de carbono, também chamados fulerenos, que são moléculas estruturadas na forma de gaiolas. Esse novo material, grafeno (figura 1), pode ser considerado tão ou mais revolucionário que o plástico e o silício.
 

             © 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservadosia de desta
           http://www.byknirsch.com.br


 

          Quando de alta qualidade, costuma ser muito forte, leve, quase transparente, e um excelente condutor de calor e de eletricidade. É o material mais forte já desenvolvido, consistindo em uma folha plana de átomos de carbono, densamente compactados, em uma grade apenas de duas dimensões. Na prática, o grafeno é o material mais forte, mais leve e mais fino que existe, com a espessura do átomo. Para se ter uma idéia, 3 milhões de camadas de grafeno formam uma placa de apenas 1 milímetro de altura.
          O Prêmio Nobel de Física, de 2010, foi atribuído a dois cientistas russos, Andre Geim e Konstantin Novoselov, ambos da Universidade de Manchester, Reino Unido, por experiências inovadoras em relação ao grafeno. Mais recentemente, empresas de semicondutores vêm realizando testes, a fim de substituir o silício pelo grafeno, devido à sua altíssima eficiência, em comparação ao silício.
          Em teoria, um processador, ou até mesmo um circuito integrado, produzidos com grafeno, poderiam chegar a mais de 500GHz. Enquanto que os circuitos integrados que conhecemos, produzidos com silício, por sua vez, trabalham abaixo de 5GHz. O uso do grafeno proporcionaria equipamentos cada vez mais compactos, rápidos e eficientes. E é tão bom condutor, que ainda não se sabe como fazer com que pare de conduzir. Um grupo de cientistas chineses desenvolveu uma placa fotovoltaica, que é capaz de produzir energia a partir dos raios solares, e também das gotas de chuva, sendo eficiente, independentemente das condições climáticas, graças ao grafeno.
          Uma das aplicações mais recentes do grafeno foi a criação, em laboratório, de supercapacitores que podem ser utilizados em baterias, e que se carregam mil vezes mais rápido que as atuais baterias.
          O óxido de grafeno também pode extrair substâncias radioativas das soluções de água. A descoberta do fenômeno deverá possibilitar a purificação da água, incluindo águas subterrâneas, contaminadas por radiação, tal como ocorreu na área afetada pelo acidente nuclear de Fukushima.
          Essa descoberta, combinando grafeno e uma geometria inovadora, criou um material mais resistente que o aço, mas com apenas 5% de densidade. A expectativa é que materiais criados, utilizando essa tecnologia, sejam usados na produção de aviões, carros, e até em grandes construções, podendo suportar muito maior pressão.
          O grafeno pode ser considerado um material de 1001 utilidades, tão ou mais revolucionário que o plástico ou o silício. Já é considerado um elemento que irá revolucionar a indústria tecnológica, como um todo, devido à sua resistência, leveza, transparência e flexibilidade, além de ser um super condutor de eletricidade, tão bom quanto o cobre.
          Nós, audiófilos, esperamos que esse material possa brevemente chegar aos nossos sistemas. Que sirva, quem sabe, para desenvolver circuitos ultra rápidos e cabos de alto desempenho, visando uma fidelidade sonora cada vez maior.
          
Ótimas audições a todos! Aquele abraço!                                Placa de grafeno de 1mm de espessura


 

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br