By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 380

 

Seu Sistema está Acertado?
 

Equipamentos e Cabos

Édison Christianini
edison.christianini@uol.com.br

           Introdução

          Acho que a gente (Clube dos Audiófilos, no HTForum) deveria reativar esse tópico e conversar um pouquinho sobre áudio, colocando alguns pensamentos ainda dispersos e debatendo.

             © 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

O Difícil Acerto de um Sistema!

          Vocês sabem que áudio é acerto. É resultado. Depende de um grande número de fatores, entre os quais a gente poderia destacar alguns, como a acústica, a elétrica e a sinergia (combinatória) entre os componentes.
          O ambiente determina a sonoridade, e cada componente soa de forma diferente em ambientes diferentes. Som é acústica. É quase um sinônimo. Um determinado cabo, ou uma caixa, podem soar de determinada forma em uma sala e de forma muito diversa em outra. Mesmo em diferentes espaços, dentro da sala, há diferenças. Então, um cabo parece sibilante, ardido, com determinada caixa. Aí você muda de sala, ou faz um arranjo físico diferente, e ele passa a soar mais encorpado, com agudos mais redondos, relaxamentos mais suaves. Ou seja, o que quero dizer é que a acústica do ambiente determina não apenas como vai soar a caixa acústica, mas também o resultado que se obtém de cada componente.
          Da mesma forma, um componente (amplificador, pré, cabos, etc..) pode soar de forma muito diversa em sistemas e combinações diferentes. Então, fica muito difícil generalizar. Mais que isso, se o componente não for de nível e de sonoridade compatíveis com os demais, ele pode rebaixar a performance em geral, independentemente de ser ou não um aparelho ou cabo de boa qualidade. Mais que isso, um componente muito acima dos demais, principalmente cabos, amplificador e caixa, pode com o tempo tornar a audição musical pouco prazerosa, pois deixa evidente os defeitos e limitações dos demais.
          Por último, aparelhos e cabos não são todos iguais. Dois cabos, da mesma marca e modelo, podem ter uma sonoridade muito semelhante, mas diferir em pontos importantes, nos destaques, no enfoque sonoro, e simplesmente não dar a satisfação esperada em situações em que seria o ideal. Já aconteceu várias vezes do comerciante me mandar um cabo para teste, e depois quando chega o definitivo o resultado muda em aspectos importantes para o resultado final. Continua sendo um cabo bom, mas naquela situação passa a enfatizar ou esconder detalhes e aspectos que desagradam, e frustram as expectativas. Esperávamos um grande upgrade, e veio uma pequena melhora por um custo não compensatório.
          Assim, dizer que determinado cabo ou aparelho é bom para tal ou qual sistema é uma conclusão que pode ser apressada, ter grande risco de errar. Principalmente se o sistema for diferente daquele no qual escutamos o mesmo modelo. Pior ainda, se damos a sugestão baseados apenas em
reviews e opiniões de terceiros.
          Por isso, tenham bastante cuidado em aceitar sugestões, principalmente daqueles que não escutaram os aparelhos indicados em situações semelhantes à que você vai usar. No afã de comprar, de fazer um
upgrade consistente, a gente pode acabar comprando o equipamento errado, o menos adequado.

          PS. Comentário do Editor: A sua própria avaliação sonora, do seu sistema, é fundamental, pois você dirá no final se a sua reprodução eletrônica está correta e acertada ou não. Assim, portanto, ouvir música ao vivo, procurando afinar os seus ouvidos, para você poder fazer uma avaliação mais acertada do seu sistema é muito importante, senão de extrema valia. 

          Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!


TOP Wonder Splendid XLR

 

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br