By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 393

A Insana Luta pela Redução da Distorção Harmônica Total (THD%)
 

Equipamentos e Cabos

Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

           Introdução

          Como vocês devem saber, todo contato elétrico possui uma impedância, que é a soma de uma resistência, uma capacitância e uma indutância. Normalmente, esta impedância é de baixíssimo valor, porém é um valor que, quando em série com o sinal de áudio/vídeo, ou com a energia elétrica de alimentação dos aparelhos, provoca uma pequeníssima distorção harmônica que altera o sinal original.   

                © 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

          Assim, todos os contatos existentes em nossos sistemas de áudio/vídeo como, por exemplo, as chaves liga-desliga dos aparelhos, os relês internos nos circuitos eletrônicos de chaveamento de entradas, os plugues dos cabos de força e seus conectores IEC (vejam o Audiophile News 19), os conectores RCA e XLR dos cabos de interconexão, e tantos outros, influem no resultado sonoro que obtemos.
          Os parâmetros que mais influem nas impedâncias destes contatos são, em primeiro lugar, o próprio material dos contatos e, depois, a pressão entre estes contatos, que é constituída pela área de contato e a força entre as duas superfícies. Os materiais empregados dependem da aplicação. Por exemplo, nos contatos de relês eletromecânicos, o melhor material a ser empregado é uma liga de óxido de cádmio com prata, pois este material precisa atender duas premissas importantes: apresentar baixa impedância elétrica e alta dureza, para não ser rapidamente consumido por eventuais arcos elétricos entre os contatos durante a abertura ou fechamento do relê.
          Já nos plugues e conectores IEC de cabos de força e nas tomadas, o melhor material é o cobre. Evitem usar materiais como cobre niquelado, ou ligas de cobre em geral, como cobre-cádmio e cobre-berílio, aço cobreado, prateado ou dourado. Outro material que também pode ser usado é o latão, que é uma liga de cobre com porcentagem variável de zinco e, muitas vezes, com outros metais também.
          Outro parâmetro importante é a pressão de contato que, quanto maior for, melhor! Esta pressão depende da área de contato e da força que une os elementos entre si, como falamos acima.

 

 

          E a razão deste Audiophile News é uma modificação, em conectores IEC de cabos de força, que nosso amigo audiófilo, Wellington Pereira de Sousa, de Anápolis-GO, realiza. O Wellington consegue introduzir um pedaço de fita metálica, com característica de mola, nos contatos fêmeas do conector IEC, de ambos os lados, para aumentar a pressão dos contatos. Esta fita metálica é aquela fita de corda de relógios antigos, que possui uma excelente propriedade de mola. A pressão de contato cresce muito e fica até difícil introduzir o conector IEC fêmea no macho dos aparelhos. O resultado sonoro é surpreendente! A resolução de toda banda do áudio aumenta. O médio e o agudo ficam mais suaves, permitindo maior descanso auditivo. E o grave fica mais seco.
          Coloco aqui duas fotos dos conectores IEC para mostrar a posição das molas, colocadas ao lado das lâminas de cobre dos contatos fêmeas.(a parte mais escura). Quem desejar se comunicar com o Wellington, o número do celular dele é: (62) 99313-4921, e seu telefone fixo: (62) 3943-5630.

          Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!         

                                                                                   

 

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br