By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 394
 

Banda Brasileira com Alma

 

Mídia Gravada

Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br

        

          Apesar da grande riqueza da música brasileira, eu diria que vivemos, atualmente, um certo empobrecimento daquela criatividade harmônica que havia no tempo da bossa nova. Hoje, constatamos um domínio quase que total dos grupos sertanejos, axé music e de tantos outros ritmos que fazem sucesso nos nossos dias.  

© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
   Todos os direitos reservados
 http://www.byknirsch.com.

          Entretanto, alguns conjuntos persistem em fazer sucesso. É o caso da Banda  Mantiqueira, dentro daquele estilo big band que, de certa forma influenciado pelas big bands americanas, chega aos 25 anos de resistência lançando um disco brilhante. Manter uma orquestra ativa, que se sustenta por si só, durante 25 anos, já é uma grande proeza, mas os músicos da banda e seus fãs têm ainda muito mais o que comemorar com o lançamento deste álbum.
          Basta ouvir algumas faixas para comprovar que a aventura iniciada, por essa big band paulistana, em 1991, resultou em uma linguagem instrumental brasileira que não se fecha às enriquecedoras influências de outras tradições musicais.
          "Nos últimos anos, conseguimos aprimorar uma concepção musical mais aberta, que promove um encontro da música popular brasileira com a música clássica", resume o clarinetista e saxofonista Nailor "Proveta" Azevedo, referindo-se ao período que sucedeu o lançamento do álbum anterior da orquestra, Terra Amantiquira, em 2005. Para quem sentiu falta de um novo disco da banda, na última década, o fundador e líder explica que vários de seus integrantes têm dedicado mais tempo ao ensino musical, buscando transmitir a linguagem da banda  às novas gerações.
          Paralelamente, a banda participou de projetos com cantoras talentosas e intérpretes da canção brasileira, como Mônica Salmaso, Rosa Passos e Fabiana Cozza, entre outras.
          Este cd, que agora apresentamos, conta com arranjos excelentes e, sem dúvida, a gravação mais importante é a música Com Alma, composição de Dizzy Gillespie, mestre do trompete e do jazz moderno, que inspirou o título deste álbum, e que ganhou cores de bossa nova e samba canção, no arranjo de Edson José Alves, contrabaixista elétrico e violonista da banda. Além de contar com o violão de Romero Lubambo, esta gravação destaca outro convidado muito especial, o trompetista norte americano Wynton Marsalis.
          O cd anterior da Banda Mantiqueira, Terra Amantiquira, ganhou o prêmio TIM de música, em 2006, na categoria melhor grupo instrumental. O novo cd, Com Alma, apesar de artisticamente melhor, perde em qualidade sonora para o anterior que possui dinâmica melhor e menor compressão. Terra Mantiquira foi gravado ao vivo, em maio de 2004, na sala Comep, tendo como produção executiva Homero Lotito e Lucinei de Lima Luiz.
          O novo disco, Com Alma, foi gravado pelo selo Sesc, em São Paulo, também no Estúdio Comep, em 2016, pelos técnicos Homero Lotito e Alexandre Soares. No entanto, devido às participações especiais de Wynton Marsalis, nas faixas Segura Ele e Com Alma, e de Romero Lubambo, na faixa Com Alma, estas foram gravadas no Avatar Studios, em Manhattan, Nova Yorque, no dia 30 de agosto de 2016.
          Estes dois cds da Banda Mantiqueira, sem dúvida, devem fazer parte da coleção de todos audiófilos apaixonados pela boa música brasileira. O cd Com Alma é facilmente encontrado no SESC de São Paulo. E o mais antigo, Terra Amantiquira, infelizmente está muito difícil de ser encontrado.
                    

          Ótimas audições a todos! Aquele abraço!                               


 

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br