By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 405

A Impedância de Casamento de Uma Cápsula MC

Equipamentos e Cabos

Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

           

          Recentemente troquei o meu pré de phono, um Thorens MM008, que é um aparelho muito bom, por um outro pré. Somente a regulagem da impedância de casamento é um pouco complicada. É necessário ter o resistor adequado, metal film de 1/4W, para colocar dentro de um conector RCA, para cada canal soldado entre o positivo e negativo, e encaixá-los nos lugares pré definidos. Evidentemente, com este procedimento, fica difícil de se fazer experiências.

             © 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

          A minha cápsula é uma Ortofon Quintet Black, montada no braço RB303 do toca disco Rega RP3. Vejam a análise que fizemos no Audiophile News 275. O manual desta cápsula recomenda usarmos uma impedância de casamento, instalada no pré de phono, maior do que 20Ω (Ohms). Estava usando a impedância na regulagem de 20Ω e cheguei a experimentar a impedância de 10Ω, que não é recomendada, e o resultado não foi mesmo muito bom.
          Na eletrônica, aprendemos que a impedância de carga de um circuito não deve ser menor do que 10 vezes a impedância interna do gerador, para não criar uma distorção muito grande na saída final do sinal. Assim, fui procurar a impedância interna da cápsula Ortofon Quintet Black e achei o valor de 5Ω. Portanto, a impedância de casamento deveria ser em torno de 50Ω. No pré de phono da Thorens este valor não era disponível nos conjuntos de RCA fornecidos.
          Tive a oportunidade, então, de comprar o pré de phono da Musical Fidelity, o MX-Vynl que já comentávamos  em vários Audiophile News, como nos
Audiophile News 287, Audiophile News 301, Audiophile News 288, e Audiophile News 402. Realmente, um aparelho espetacular. Este pré de phono tem mais opções para ajustar a impedância de casamento com a impedância interna da cápsula.
          Inicialmente, coloquei a impedância de 100Ω e o grave ficou bem definido, porém recuado, prejudicando o equilíbrio tonal. Coloquei, então, 50Ω: o equilíbrio tonal ficou perfeito, perdendo um pouco de resolução que, imagino, só irei ganhar quando puder instalar uma cápsula melhor em um toca disco superior. O resultado sonoro, mesmo assim, ficou muito envolvente e muito agradável de se ouvir. Me dá a nítida sensação de que o vinil pode viciar: a gente sempre quer ouvir mais e mais!
          Caso você tenha vinil, toca disco e cápsula MC, gostaríamos de saber como está regulada a impedância de casamento no seu pré de phono? Alguém adaptou o toca disco ao seu pré de phono com cabo XLR? Relate suas experiências!        
      

  

 

 

 

 

 

Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!

TOP Wonder Excellence RCA Digital

 

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br