By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 432

 

Sua Excelência a Voz

 

Instrumento Musical

Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br

        

          Estudos arqueológicos mostram que, desde a pré história, o ser humano fabrica instrumentos musicais. Mas, muito provavelmente, o primeiro instrumento musical do homem tenha sido a sua própria voz.
 

© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
   Todos os direitos reservados
 https://www.byknirsch.com.br
 

          Podemos deduzir, através de vários achados arqueológicos, que desde que o homem aprendeu a articular os primeiros sons e se comunicar, também aprendeu a cantar e a fazer música. Uma das importantes razões é que, desde os primórdios da raça humana, a música estava associada a rituais religiosos e de homenagem aos mortos. Deduz-se que o principal instrumento, dessas cerimônias fúnebres, era a voz humana porque, além do som musical, a voz humana é o único instrumento que pode articular palavras.
          A voz humana é o instrumento mais difícil de trabalhar, visto que sua natureza não nos oferece um ponto de apoio quanto à afinação, a não ser o próprio ouvido musical que deverá ser perfeito e sensível para a afinação das notas. Contudo, a voz humana é o instrumento mais perfeito e elevado de todos, pois além de fabricar sons musicais, consegue traduzir e transmitir idéias, ou seja, a mensagem direta que cada som quer transmitir usando palavras. Creio que o maior elogio feito a um instrumento musical é dizer que ele canta.
          A melhor voz não servirá para nada, se quem a possuir não tiver um ouvido musical perfeito, dicção perfeita, ritmo, órgãos fonéticos perfeitos, expressões faciais, corporais, e leitura musical, fazendo, assim, da boa voz um perfeito instrumento musical.
          Os seis elementos básicos para um perfeito canto são: Um bom ouvido musical, que deve ser sensível aos sons regulares, ou seja, às notas musicais. As cordas vocais devem ser perfeitas, capazes de dar uma nota afinada, ou seja, de fixarem-se a uma entonação sem oscilação ou variação. É a partir das cordas vocais que podemos emitir sons ou palavras. Dicção perfeita, ou seja, no cantar, é preciso falar bem cada palavra e com clareza. Para isso, é importante conhecer todas as formas de reprodução de sons, para que sejam projetados de tal maneira que aquele que esteja ouvindo possa compreendê-los claramente. Ter sentido rítmico, ou seja, saber respeitar precisamente o compasso na marcação rítmica. Órgãos fonéticos perfeitos, que participam da voz, ajudando a sua emissão, onde o cantor deverá possuir uma respiração livre de qualquer esforço físico e conhecer todas as funções dos órgãos fonadores, aprendendo a controlá-los. E, para finalizar, ter expressão, ou seja, o cantor deverá viver o que canta, pois cada palavra é uma idéia a transmitir para quem o ouve. A expressão é vocal, facial e corporal.
          A voz humana é um instrumento único. Um pianista, por exemplo, pode se inspirar em outro e reproduzir seu estilo, de forma que sua sonoridade às vezes pode ser confundida com sua fonte inspiradora. Entretanto, a voz é única. Jamais teremos uma voz igual à de um Frank Sinatra, de uma Ella Fitzgerald, um Tony Bennett, ou igual à voz maravilhosa da nossa Elis Regina, apenas como exemplos entre tantos outros.
          A voz humana musical é um dom, ou seja, quem é afinado já nasce afinado. A partir dessa afinação natural, basta apenas estudar canto, para aprimorar a respiração, impostação, e todos os elementos fundamentais, para que possa chegar à altura de um Andrea Bocelli, quem sabe...

          Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!                              


 

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br