By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 434

Uma Invenção Mágica
 

Mídia Gravada

Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

         

          Vocês já imaginaram ter em mãos um cd, gravado com músicas tocadas pelo próprio Debussy ao piano, em qualidade audiófila? Pelo próprio Debussy? Como assim, se ele viveu de 1862 à 1918? Como seria isto possível? Descobrimos que isto foi possível, sim, e hoje é um produto comercial normal que todos nós podemos adquirir. A AUDIO alemã, de setembro de 2018, trouxe um cd, um brinde da revista, com gravações realizadas pela TACET Musikproduktion, que é um sampler de faixas de diversos cd´s, os quais contêm músicas tocadas pelos seus próprios compositores, como Mahler, Max Reger, Richard Strauss, Enrique Granados, Alexander Glasunov, Revel, Debussy, e também músicas de alguns pianistas menos conhecidos, da época desses compositores.

             © 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           https://www.byknirsch.com.br

 

          O que nos chamou a atenção, em primeiro lugar, foi a qualidade destes cds, que apresentam um refinamento sonoro digno de nota, com excelente dinâmica, uma textura magistral, e um sensacional corpo harmônico observado em cada nota. O segundo ponto, que se destacou para nós, foi que a interpretação musical, da época, difere em vários aspectos das interpretações que os pianistas de hoje têm dado a estas obras. Por exemplo, as composições de Debussy, tocadas por ele mesmo, apresentam uma coerência e um envolvimento muito maior do que as tocadas pelo seu maior interprete, de todos os tempos, Pascal Rogé, que estão nos fantásticos cds da gravadora inglesa Onyx Classics (www.onyxclassics.com), gravados na Suíça, entre 2004 e 2011!
          Isto tudo começou em 1904, quando a empresa M. Welte & Söhne, na cidade de Freiburg, que pertence ao Estado de Baden-Württemberg, Alemanha, registrou uma patente mágica, denominada Welte-Mignon. A Welte & Söhne desenvolveu um dispositivo que, adaptado a um piano, permitia gravar uma música, que estava sendo tocada, em um rolo de papel, imprimindo a intensidade e as variações de cada nota, exatamente como o pianista executava a obra. No final da impressão, esse rolo se apresentava como uma fita larga e perfurada que, nas suas duas bordas, continha informações quanto ao uso dos pedais, pelo pianista, gravando as nuances da dinâmica e a reverberação dada pelo músico. Para a reprodução, este rolo de papel era, então, colocado em um equipamento automático, desenvolvido pela empresa, contendo pequenos martelos envoltos em feltros, que podiam ser acoplados aos mais famosos pianos da época, como o Steinway, Bechstein ou Blüthner, e reproduzir a obra da mesma forma como o pianista havia tocado, com a mesma intensidade e reverberação. Com o excelente marketing que esta empresa realizou, os rolos de papel e os automáticos foram muito apreciados pela aristocracia da época, e atingiram valores muito altos. Foram tocados em saguões de hotéis e outras áreas públicas, mas seu maior uso foi em residências.
          A gravadora audiófila alemã TACET (www.tacet.de) recuperou 26 rolos de papel daquela época (a mais de 100 anos atrás!) e, a partir de um automático mais elaborado, produziu 26 cds da série Welte-Mignon. Seu sucesso se deve, em grande parte, ao arquiteto Hans-W. Schmitz, que aperfeiçoou a técnica Welte-Mignon, premiada no mundo todo, principalmente pelo valor histórico que estes cds representam. Algumas outras gravadoras também gravaram cds com os rolos da Welte-Mignon, como a MDG, a Tudor a Teldec, porém a qualidade da TACET é realmente digna de nota. Vale a pena conferir!

          Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!

Welte-Mignon Cd´s


 

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br