By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 436

Siegfried Linkwitz 1936 - 2018
 

Mídia Escrita

Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

         

          A maioria dos audiófilos e melômanos, com certeza, não ouviram falar de Linkwitz, nome bem pouco conhecido no nosso meio. As pessoas não se dão conta que, sem ele, as caixas acústicas atuais não teriam a precisão e a resolução que tanto nos maravilham e empolgam. Mas os projetistas das melhores marcas de caixas acústicas, e inclusive os hobbystas, que constroem caixas, já ouviram falar dele e, com grande probabilidade, têm usado os seus circuitos nos crossover das caixas projetadas. O próprio Linkwitz foi também um fanático hobbysta do áudio, principalmente para caixas acústicas high end, assim como o Erno Borbely o foi para os amplificadores de altíssimo nível. Existem poucos fabricantes que ainda não usam suas topologias de circuitos, como B&W e KEF, entre outros, por adotarem alto falantes concêntricos.

 

             © 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           https://www.byknirsch.com.br

 

          Siegfried Linkwitz nasceu na Alemanha. Se formou em engenharia elétrica, modalidade eletrônica, pela Universidade de Darmstadt. Em seguida, trabalhou na Telefunken e, depois, no laboratório central da Siemens em Munique. Em 1960, mudou-se para os EUA, para fazer uma pós graduação na Universidade de Stanford, tornando se um especialista em microondas, em radiofreqüência (RF) e, também, em compatibilidade eletromagnética (EMC) Vejam o site: Linkwitz Lab.
          Em 1976 ficou famoso, na indústria de áudio, ao publicar um artigo, no jornal da AES (Audio Engineering Society), de jan/fev, intitulado: Filtros de Crossover Ativos Para Alto Falantes Não Coincidentes. Este artigo tratava dos problemas de defasagem, na região das freqüências de corte, dos crossover elaborados com filtros Butterworth (engenheiro britânico que, em 1930, criou esses filtros que levam seu nome), em caixas acústicas para alto falantes não coincidentes, ou seja, para alto falantes não sobrepostos, como ocorre hoje na maioria das caixas acústicas comerciais. Isto foi uma descoberta fundamental, porque as soluções que existiam podiam criar picos de até +3dB, nas freqüências de corte, o que comprometia a linearidade e o equilíbrio tonal.
          Naquela época, Linkwitz trabalhava na Hewlett Packerd, na área de microondas, e costumava trocar idéias com o seu colega de trabalho, Russ Riley, envolvido na problemática, o qual lhe sugeriu utilizar filtros Butterworth duplicados, com o corte do passa-altas e do passa-baixas em -6dB, e não mais em -3db como era usado nesses filtros Butterworth. Assim, surgiram os filtros Linkwitz-Riley, coerentes em fase e amplitude, atualmente em largo uso na fabricação dos crossovers de caixas acústicas de inúmeras marcas de caixas passivas e ativas. O sucesso da idéia foi uma grande sensação no áudio, sucesso que continua até hoje, pois a neutralidade da resposta de freqüências das caixas acústicas aumentou bastante. Linkwitz falava que o crossover não deveria ser audível, façanha que os dois amigos conseguiram com seus novos filtros.
          Mas não foi só na área de filtros que Linkwitz se destacou. Além da área de microondas, fez vários projetos de caixas acústicas para hobbystas, inclusive vendendo kits destes projetos, que publicava em várias revistas, como a Wireless World e a Speaker Builder da qual fomos assinantes por muitos anos. Foi também o criador das caixas acústicas dipolares, hoje também largamente usadas em home theater e subwoofers.
          Linkwitz veio a falecer em setembro deste ano, aos 82 anos, devido a um câncer de próstata, deixando-nos esse inegável legado. Seu nome ficou marcado na galeria da fama do áudio como personalidade de grande destaque.
          

          Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima! Desejamos a todos um Feliz Natal, junto aos seus, com muita alegria e paz!

Transformadores By Knirsch


 

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br