
Número 455
 
Os 12 Mais 
Significativos Amplificadores de Todos os Tempos
Equipamentos e Cabos
Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br 
        
          
Segundo uma publicação veiculada na revista americana the absolute sound, 
edição maio/junho/19, foram selecionados 12 amplificadores, considerados pelos 
críticos como os projetos mais importantes dos últimos tempos.
 
 
        
        © 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
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Interessei-me  por este artigo, 
principalmente pelo fato de que muitos desses amplificadores já passaram pelas minhas mãos ou, pelo menos, 
já os escutei em 
eventos ou em revendedores.
 O Audio Note Ongaku surgiu em 1989, como uma obra de arte em termos de 
construção e sonoridade. Nunca tive oportunidade de escutar este modelo, porém 
já ouvi alguns outros modelos, da linha de custo mais baixo, e, sem dúvida, a sonoridade 
foi impressionante, principalmente quando ligados em caixas de alta eficiência. 
Detalhes como transformadores de saída enrolados com fios de prata, capacitores 
com eletrodos e cabeamento, também em prata, fazem dele um produto valvulado, como 
toda linha, diferenciado em termos de construção. É um amplificador integrado estéreo
single ended, com 27W RMS por canal, que pesa 34 kg e tem um consumo de 270 
watts.
          
O Audio Note Ongaku surgiu em 1989, como uma obra de arte em termos de 
construção e sonoridade. Nunca tive oportunidade de escutar este modelo, porém 
já ouvi alguns outros modelos, da linha de custo mais baixo, e, sem dúvida, a sonoridade 
foi impressionante, principalmente quando ligados em caixas de alta eficiência. 
Detalhes como transformadores de saída enrolados com fios de prata, capacitores 
com eletrodos e cabeamento, também em prata, fazem dele um produto valvulado, como 
toda linha, diferenciado em termos de construção. É um amplificador integrado estéreo
single ended, com 27W RMS por canal, que pesa 34 kg e tem um consumo de 270 
watts.
          Outro que faz parte dessa 
relação é o Tact Millennium, considerado o 
amplificador para a era digital, com estágio de saída em classe D. O Tact  
Millennium pega o sinal PCM (Pulse 
 Code Modulation) audio 
data de uma fonte digital e o converte em PWM (Pulse Width Modulation) para alimentar os 
transistores de saída. O volume é controlado, por ajuste de voltagem da fonte de 
alimentação, no estagio final, e este alimenta as caixas acústicas com som analógico. 
Este amplificador, elimina 90% dos longos circuitos convencionais, mantendo 
apenas o que é essencial para o áudio, simplificando a topologia de construção 
numa nova era de áudio digital. Me lembro de ter escutado este amplificador 
num Hi Fi Show, muitos anos atrás, e tenho a recordação de um som extremamente limpo, 
porém com os graves meio duros.
Code Modulation) audio 
data de uma fonte digital e o converte em PWM (Pulse Width Modulation) para alimentar os 
transistores de saída. O volume é controlado, por ajuste de voltagem da fonte de 
alimentação, no estagio final, e este alimenta as caixas acústicas com som analógico. 
Este amplificador, elimina 90% dos longos circuitos convencionais, mantendo 
apenas o que é essencial para o áudio, simplificando a topologia de construção 
numa nova era de áudio digital. Me lembro de ter escutado este amplificador 
num Hi Fi Show, muitos anos atrás, e tenho a recordação de um som extremamente limpo, 
porém com os graves meio duros. 
 De volta ao passado, temos o Harman Kardon Citation II introduzido 
em 1959. Este amplificador, tive a oportunidade de ouvir na casa de um amigo, na 
década de sessenta, ligado a um par de caixas Altec que nem me recordo o modelo. 
Tinha uma sonoridade gigantesca, com seus 60 watts por canal, respondendo com 
incríveis 18 Hz a 40 KHz, com 4 válvulas de saída KT88 e uma distorção 
baixíssima de 0.5%. Trabalhava com impedâncias de 4 a 16 Ohms e  pesava 28 quilos. 
Quando introduzido, em 1959, custava 159 dólares em kit, 229 dólares montado e 
hoje, em bom estado, chega a ser vendido por mais de 2000 dólares.
          
De volta ao passado, temos o Harman Kardon Citation II introduzido 
em 1959. Este amplificador, tive a oportunidade de ouvir na casa de um amigo, na 
década de sessenta, ligado a um par de caixas Altec que nem me recordo o modelo. 
Tinha uma sonoridade gigantesca, com seus 60 watts por canal, respondendo com 
incríveis 18 Hz a 40 KHz, com 4 válvulas de saída KT88 e uma distorção 
baixíssima de 0.5%. Trabalhava com impedâncias de 4 a 16 Ohms e  pesava 28 quilos. 
Quando introduzido, em 1959, custava 159 dólares em kit, 229 dólares montado e 
hoje, em bom estado, chega a ser vendido por mais de 2000 dólares.
 Outra obra de arte histórica, foram os KRELL KSA-50 e KSA 100. Ambos tinham a 
mesma topologia de circuito, com potencias de 50 e 100W RMS. O Jorge Knirsch 
tinha uma versão do modelo KSA-100, que tive a oportunidade de escutar. Me 
recordo que o som era poderoso e aveludado, com uma região média muito doce. Nos dias quentes, 
porém, após algumas horas de audição, dava até para fritar ovos em cima dele! 
Entretanto foi considerado uma verdadeira obra de arte de Dan D' Agostino.
          
Outra obra de arte histórica, foram os KRELL KSA-50 e KSA 100. Ambos tinham a 
mesma topologia de circuito, com potencias de 50 e 100W RMS. O Jorge Knirsch 
tinha uma versão do modelo KSA-100, que tive a oportunidade de escutar. Me 
recordo que o som era poderoso e aveludado, com uma região média muito doce. Nos dias quentes, 
porém, após algumas horas de audição, dava até para fritar ovos em cima dele! 
Entretanto foi considerado uma verdadeira obra de arte de Dan D' Agostino.
          
Nos próximos artigos, escreverei a respeito dos oito amplificadores restantes.
          
PS.: Com o grande sucesso dos workshops de Avaliação Musical, realizados neste 
início de ano, iremos oferecer mais um curso, que ocorrerá nos dias 06, 07 e 08 
de setembro deste ano. Este próximo workshop lhes permitirá avaliar seu sistema de som e 
realizar correções técnicas, além de permitir, a cada participante, saber que 
tipo de ouvinte é: sintético ou analítico! Cada curso tem vaga apenas para 4 
participantes e a inscrição será por ordem de chegada. Acessem o
Audiophile News 438, para obterem maiores informações.  
          Aquele 
abraço!                                                                                
		
		
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