By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 473

 

Avaliação Musical: O Calcanhar de Aquiles
 

 

Equipamentos e Cabos

Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br

        

          O nosso Curso de Avaliação Musical, além da parte teórica, e também da parte prática através da audição de diversas gravações, com o intuito de mostrar as comparações entre vinil e cd, por exemplo, também traz aquilo que eu chamaria de calcanhar de Aquiles, pois, sem dúvida, é algo que deixa os participantes apreensivos e surpresos: o teste para saber se a pessoa é sintética ou analítica.

 
 

© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
   Todos os direitos reservados
 https://www.byknirsch.com.br

                                
          Este teste apenas demonstra que a forma de ouvir das pessoas não é a mesma, sendo que algumas captam melhor as notas fundamentais da música e outras captam melhor os harmônicos.
          Quem comprovou isso foi o Dr. Peter Schneider, da Universidade de Heidelberg, na Alemanha. Ele conseguiu mostrar, em conjunto com cientistas das Universidades de Liverpool e de Southampton, que os ouvidos das pessoas são completamente diferentes quanto à forma de ouvir música, e isso demonstra com clareza que a percepção auditiva humana é extremamente diferenciada para cada indivíduo.
          Existe uma escala para classificar os indivíduos de cada grupo. Para os sintéticos, que se orientam mais pelas fundamentais, a escala vai de 0 até -1, e para os analíticos, que se orientam mais pelos harmônicos, a escala vai de 0 a +1.
          Estes fatos têm levado a novas descobertas muito interessantes, quanto à avaliação de equipamentos sonoros na mídia internacional. Inicialmente, foram realizados testes de audição, nos revisores de audição crítica de equipamentos das revistas estrangeiras especializadas, e se constatou que os revisores mais neutros encontravam-se entre as pessoas sintéticas e analíticas que estão situadas mais perto do centro do gráfico, ou seja, as que se encontram mais perto do ponto zero na avaliação auditiva (-1... ...0... ...+1). Esta constatação levou a mídia internacional de áudio a sentir a necessidade de realizar testes auditivos nos candidatos a revisores de audição crítica. E, a partir dos resultados obtidos, está sendo feita a seleção das pessoas auditivamente mais apropriadas para serem revisores de equipamentos de áudio e poderem se integrar em seu corpo editorial.
          Costumo dizer que o som de um equipamento é o ouvido de quem o projetou. Se, por acaso, o seu ouvido coincidir com o ouvido do projetista, você terá o equipamento ideal para seus ouvidos.
          Dentre os participantes do curso, tivemos surpresas. Alguns ficaram no zero, que seria teoricamente o ouvido mais bem equilibrado entre sintéticos e analíticos.  No entanto, a grande maioria se encontra entre + 0.7 e +1, ou seja, são pessoas analíticas, que escutam mais os harmônicos.
          Que maravilha são nossos ouvidos! É essa percepção sensitiva que torna a audição mais rica, tanto para aqueles que são sintéticos quanto para os analíticos, e que faz com que os equipamentos soem de forma diferenciada para cada tipo de ouvido!
          Vamos ouvir música e prestar atenção naquilo que nossos ouvidos são capazes de diferenciar, enriquecendo toda harmonia que uma bela melodia pode proporcionar. O que mais chama a atenção no curso é a preocupação dos participantes em saber em que classificação se encontram seus ouvidos diante desse teste revelador. É bem interessante descobrirmos quem somos e nos situar diante da música!


          PS.1.: Pretendemos, no final de novembro/2019, ministrar mais um curso de Avaliação Musical. Será nos dias 29 e 30 de novembro, e 01 de dezembro. Terá início na sexta-feira, às 14 horas, se estendendo até em torno das 18hs. No sábado e domingo, começará às 9hs e irá até às 18hs. No domingo, às 11hs, haverá uma visita à Sala São Paulo, para ouvirmos música ao vivo e, em seguida, após o almoço, faremos um teste no LAA, para cada participante saber que tipo de ouvinte é: sintético ou analítico. O curso comporta apenas 4 participantes.
 Veja o Audiophile News 438 para mais informações.       

          PS.2.:  Abrimos o grupo do Audiophile News no WhatsApp. Caso desejem participar, informem seu nome e número de celular, que teremos prazer em acrescentá-los.

 

          Aquele abraço!                                                                                


 

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br

 pelos se