By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 

CABOS DE INTERCONEXÃO

TOP Wonder / TOP Wonder Plus
TOP Wonder Excellence / Splendid

Cartas de Clientes:
21-TOP Wonder Plus Speaker Cables  por Rodrigo B. Schmidt - São Paulo - SP
20-TOP Wonder Splendid RCA  por Ricardo Soto Peres - Rio de Janeiro - RJ
19-Plus Interconnect  por Rodrigo B. Schmidt - São Paulo - SP
18-TOP Wonder Plus  por Walter Casotti - Vitória - ES
17-TOP Wonder Splendid XLR  por Wellington Pereria - Anápolis - GO
16-A Linha TOP Wonder por Emilson Mendes de Almeida - Itajubá - MG
15-TOP Wonder Plus por Luiz Veloso - São Paulo - SP
14-TOP Wonder Excellence por Alberto A. Vilardo - São Paulo - SP

13-TOP Wonder Plus por Flávio Adami - São Paulo - SP
12-TOP Wonder By Knirsch por Augusto Cezar de Souza Alves - Rio de Janeiro - RJ

11-TOP Wonder Excellence por Flávio Adami - São Paulo -SP
10-
RCA TOP Wonder Excellence por Décio Clemente - São Paulo -SP
09-TOP Wonder Excellence-RCA por Lauro L. Sandoval - São Paulo - SP

08-
TOP Wonder Excellence RCA por Décio Clemente - São Paulo - SP
07-
TOP Wonder By Knirsch por Marcello Lasalvia - São Paulo - SP
06-Cabo Interconnect
TOP Wonder By Knirsch por Flávio Adami - São Paulo - SP
05-Impressões sobre o
TOP Wonder por Cristiano Avelino - Fortaleza - CE
04-Comentários sobre o
TOP Wonder por Godofredo Couto Cardoso - Aracaju - SE
03-
TOP Wonder RCA por Francisco José Barreto - Aracaju - SE
02-
TOP Wonder RCA/XLR  por Caetano Nucci - Brasília - DF

01-
Comentários do cabo RCA  por Alexandre Dutra - Brasília - DF


TOP Wonder Plus - Speaker Cables

Olá Jorge, bom dia

          Estou escrevendo para te contar o que achei do cabo. Comecei a escutá-lo ontem e o resultado foi muito além do que eu esperava.
          A minha expectativa era que aquele brilho excessivo sumisse, porém tudo melhorou, inclusive coisas que eu não esperava que fossem melhorar. O brilho acentuado que me incomodava sumiu e aquele CD do Harry James até que ficou agradável de se ouvir, mesmo em volumes altos.
          Além disso os graves melhoraram, o corpo dos instrumentos, profundidade de palco e até mesmo a dinâmica e micro-dinâmica. Eu testei com vários discos de estilos e qualidade de gravação diferentes e pude ouvir detalhes que não apareciam antes. Quando eu coloquei o CD do Renato Borghetti - Gaúchos eu quase caí de costas com o corpo e o tamanho do acordeom.
          Apesar da diferença de preço entre o TOP
Wonder Plus e o cabo antigo, eu realmente não esperava uma melhoria tão grande, pois sempre experimentei diferenças  sutis entre cabos. Nesse caso, logo no primeiro disco a diferença foi evidente. Sem exageros, acho que qualquer pessoa perceberia, mesmo que não fosse audiófila.
         
Parabéns pelo trabalho!

Rodrigo B. Schmidt - São Paulo - SP


TOP Wonder Splendid RCA

Jorge,

         estou gostando muito pela naturalidade, pelo decaimento dos instrumentos e pelo palco que este cabo proporciona. Escutei vários cd's como DIANA KRALL, SHIRLEY HORN, PATRICIA BARBER e GINO D'AURI e outros cd's audiofilos. O que me chamou a atenção foi a naturalidade da voz feminina nos cd's da Shirley Horn e o decaimento dos pratos da bateria deste cd. A guitarra de Anthony Wilson no cd da Diana Krall o timbre da guitarra e o seu decaimento muito bom.


Ricardo Soto Peres - Rio de Janeiro - RJ


Plus - Interconnect

Olá Jorge,
           Quanto ao Top Wonder Plus estou espantado com a qualidade deste cabo e o seu custo x benefício. Ele casou perfeitamente entre meu CD player e o integrado. Sem demagogia, é simplesmente sensacional! Achei ele muito equilibrado tanto nos extremos, como na zona média. Esta aliás, é riquíssima, vários detalhes dos meus cd´s favoritos que eu nunca havia notado, de repente surgiram. Os graves são super agradáveis, sem embolar e com grande inteligibilidade. A ambiência e as texturas melhoraram muito e de quebra ainda resolveu um problema que me incomodava faz tempo. Sempre tive a sensação de uma ligeira frontalização dos sons de pratos e agora isso não existe mais, estão corretos. O palco também ficou mais profundo. Eu pensava que o problema era com as caixas... Engano meu. Resumindo, só este cabo já foi um baita upgrade, sem falar no trafo e powerline Special.
           Por fim gostaria de agradecer pela disponibilidade da audição dos cabos e podermos fazer algumas trocas para ouvir como cada um soava. Suas orientações são muito honestas e gostei muito do atendimento, sem aquelas "conversas de vendedor".
           O próximo passo agora é tratar a acústica da minha sala, assim que isto for possível.
           Um abraço e até a próxima!

Rodrigo B. Schmidt - São Paulo - SP


TOP Wonder Plus - Speaker Cables

Boa Tarde,

       Caro Jorge, recebi os cabos e a noite mesmo instalei nas B&W CM5, e foi uma ótima surpresa, foi como tirar a rolha da garrafa daquele vinho especial...

Já de cara a transparência, detalhamento, palco sonoro proporcionado foi incrível...Parece outro sistema...

Ficou uma dúvida, estes cabos estão amaciados ???

A minha admiração e agradecimentos,

 

Walter Casotti - Vitória - ES


TOP Wonder Splendid XLR

Olá Jorge,
             gostei dos cabos, fiquei maravilhado com os seus cabos, são esplendidos mesmo.  Eles simplesmente humilharam os Van Den Hul que eu usava. Ganhei mais definição em tudo, principalmente nos médios e agudos. Tudo isso percebi com poucos minutos de audição. Parabéns pelo seu trabalho sério e honesto, que DEUS continue te iluminando.
Um grande abraço
                                         
Wellington Pereira - Anápolis - GO



A Linha de Cabos de Interconexão TOP Wonder

Caro Jorge,

Quero, primeiramente, agradecer à você pela oportunidade de testar seus ótimos cabos. Agradeço também pela confiança depositada em minha pessoa.
Terminei os testes hoje. Mas antes de dizer minha opinião, quero lhe contar que há meses atrás eu comprei um interconnect JPS Lab Superconductor 3 (0,75cm). Ele estava guardado, porém já amaciado. Eu estava utilizando o Superconductor Q para amacia-lo (ouvindo) e depois iria passa-lo para o Minidisc, voltando com o SC3 no player. Entretanto fui acostumando com o som do SCQ e fui deixando. Passaram-se meses. O SC3 é um cabo mundialmente famoso e tido como um dos melhores interconnects que existe atualmente, na sua faixa de preço. Este cabo custa atualmente no mercado americano US$ 1,199.00
As conclusões que cheguei em relação ao Top Wonder Excellence podem não ser 100% fidedignas, porque ainda faltou um bom tempo de amaciamento para chegar ao ideal, mas deu para sentir perfeitamente sua qualidade sonora, proporcionando um som bastante dinâmico, rico e detalhado. No entanto o Splendid (que já estava parcialmente amaciado) me surpreendeu demais. Ele é muito refinado. Suas altas freqüências permitem perceber pequeninos detalhes das gravações de qualidade. Os pratos das baterias soam muitíssimo reais. Vozes soberbas. Graves secos e encorpados na medida correta. Timbres dos instrumentos bastante corretos também. É um cabo espetacular em minha opinião e possui capacidade de fazer sucesso em sistemas top, à partir de Ouro Referência.
Muitíssimo obrigado!
Grande abraço,

                                                    Emilson Mendes de Almeida - Itajubá - MG


 

TOP Wonder Plus -Speaker Cables

Caro Jorge,
 
Tudo bem? Gostaria de dar-lhe um feedback dos Speaker Cables Top Wonder Plus que você instalou lá em casa. Agora já estão muito mais amaciados e os resultados são excelentes. O cabo é realmente muito musical e não tem coloração alguma. É totalmente neutro. Os graves, médios e agudos soam com bastante naturalidade e sem exageros. Parabéns! Agora cheguei mais perto do topo do pinheiro! Um grande abraço.
 
Luiz Claudio Veloso Nogueira - São Paulo - SP


TOP Wonder Excellence
Cabo de Força da By Knirsch

Caro Jorge,
              o cabo Top Wonder Excellence possui excelente qualidade de construção e após uma queima mínima  de pelo menos 500 horas , proporciona áudio  isento de grão , com graves firmes. Todos os quesitos que um ótimo cabo de força deve possuir o Top  Wonder Excellence possui! Parabéns Jorge por este produto.

Alberto A. Vilardo - São Paulo - SP


TOP Wonder Plus
Cabos de Caixas Acústicas da By Knirsch

Uma agradável surprêsa 

                 Ao longo de todos esses anos testando equipamentos, incluindo cabos de interconexão e de caixas, já me deparei com algumas coisas surpreendentes, principalmente considerando o fator custo/benefício, como foi o caso do Top Wonder Plus By Knirsch, cabos para caixas acústicas.
                 Já escutei uma infinidade de cabos e alguns marcaram minha lembrança como produtos honestos e de boa qualidade sonora, dentro de uma faixa de preço também honesto. Entretanto os cabos Top Wonder Plus extrapolaram no sentido de terem uma qualidade de áudio excepcional, acima das minhas expectativas e também dentro de uma faixa de preço mais surpreendente ainda. Após uma audição bastante prolongada, escutando praticamente todos os gêneros de música do popular ao clássico, procurarei descrever alguns detalhes que realmente chamaram minha atenção.
                A neutralidade e ausência de coloração são surpreendentes. São cabos que não acrescentam nada além de uma reprodução fiel. Não se destacam com brilho excessivo e nem possuem graves borrados ou excessivamente encorpados. A textura das cordas é perfeita, lembrando cabos que escutei com pelo menos cinco vezes seu preço e o equilíbrio tonal sempre muito correto, onde não notei nenhuma agressividade sonora mesmo com gravações com tendência a terem brilho excessivo nas altas freqüências. São de uma sonoridade suave, mas também muito informativos quanto a resolução de detalhes. Podem também ser utilizados em caixas bicabladas e as terminações são nuas permitindo um contato com os bornes de ligação de forma precisa sem a perda causada por bananas ou spades. O resultado sonoro é limpo e o mais importante, de uma musicalidade excelente.
                Altamente indicado para aqueles que exigem perfeição e resolução musical para o seu sistema de áudio e ao mesmo tempo valorizam sobremaneira o seu dinheiro, dentro de um custo final honesto e um benefício surpreendente.
          
              Flavio Adami - São Paulo - SP
                                                                               Audiophile News


TOP Wonder By Knirsch

       Caro Jorge, bom dia!

       Com todo o respeito que lhe reservo, gostaria de lhe informar que, de fato, os cabos de interconexão que você esta produzindo são excelentes.
       Eu uso os Top Wonder Excellence RCA entre o CD Player e o Pré e, entre o Pré/Power, uso o Top Wonder Plus XLR, o resultado é excepcional, realmente são ótimos! Fico muito satisfeito, uma vez que foi um sucesso a troca de cabos que fiz pelos Top Wonder.
       Acredito que agora me falta conhecer os Cabos de Caixa da linha Top Wonder.
       Eu os ouvi com os discos indicados por você e, especialmente, com os dois últimos que adquiri. Duas faixas especificas me chamaram a atenção, onde o palco sonoro, a dinâmica, textura, foco, recorte, enfim, tudo que eu gostaria de ouvir em meu sistema estava lá. O primeiro disco foi Diana Krall em All for You faixa 9 (I’m Thru With Love) em que ouvimos a movimentação dos músicos que aguardam, enquanto esperam para entrar no palco, decerto ouvindo a voz maravilhosa e o piano da Diana Krall. Que artista! Realmente maravilhoso! O outro disco, do The L.A. Four Scores, faixa 1 (Sundancers). Que palco, foco e recorte nesta gravação ao vivo! Eu novamente fiquei empolgado com o que estava ouvindo e com aquela sensação de estar lá no local do show. Muito bom mesmo! Espero que outras pessoas, que venham a colocar seus cabos de áudio, fiquem também satisfeitas com eles.
        Um grande abraço,

                                 Augusto Cezar de Souza Alves - Rio de Janeiro - RJ


                                                                     TOP Wonder Excellence                                                                                     

Ao longo desses quase treze anos, testando produtos para a revista Clube do Áudio, tive a oportunidade de me deparar com todos os tipos de produtos, inclusive cabos. Costumo dizer que cabos fazem parte daquilo que chamo de ajuste fino do sistema, ou seja, fazem aquela sutil gigantesca diferença, principalmente em sistemas equilibrados, onde um pequeno detalhe negativo pode por tudo a perder.
     Já passou pelas minhas mãos cabos de prata, cobre, diversos tipos de isolamento, condutores rígidos, multifilares, ou seja, uma salada de conceitos que nem sempre dão bons resultados, principalmente quanto ao fator custo/benefício.
     Ao longo desses anos, também tive a oportunidade de conviver com os produtos da By Knirsch e conheço muito bem o Jorge e a seriedade no desenvolvimento de seus produtos.
     Há alguns anos atrás tive a oportunidade de testar o cabo de interconexão Top Wonder RCA onde pude compará-lo com diversos cabos com categoria de preço até superior, e ele de uma forma geral, mostrou um resultado sonoro superior.
     Com relação ao Top Wonder Excellence RCA que estou analisando no momento, vou procurar resumir com poucas palavras as minhas impressões. É o tipo do cabo que não colore, não acrescentada nada além da música, possui uma extensão nos extremos limpa e absolutamente bem articulada, principalmente nos graves, onde se podem identificar todas as notas com absoluta clareza sem gorduras ou ressonâncias. Passou a ser o meu cabo de referencia, principalmente pela neutralidade e musicalidade. Faz atualmente conjunto com o novo cabo de força que está prestes a ser lançado que também está mostrando as mesmas características, onde pude notar um excelente equilíbrio tonal em meu sistema a partir do momento em que passei a utilizar ambos numa perfeita sinergia sonora.

Flávio Adami - São Paulo - SP


                                 RCA, TOP Wonder Excellence

Caro Jorge,
            Tentando aprimorar meu sistema o máximo possível, cheguei à conclusão que, com as caixas acústicas AvantGarde, a melhor eletrônica possível é a combinação do pré "Sonic Frontiers line 3" (com válvulas NOS Mullard 6922 com tratamento criogênico, da www.tubedepot.com ), com o power "AudioNote Conqueror" (com as soberbas 300B da Sophia Electric). Tudo valvulado, portanto; é um conjunto muito revelador ... Os cabos de caixa são: Van den Hul "The Inspiration Hybrid" nos médios e agudos e cabo Goertz, topo de linha, de prata, nos graves. Este é um conjunto que considero "perfeito", melhor impossível. Cabo Interconnect entre o pré e power é o "Transparent Reference XL" (tube-tube), feito especialmente para ir do Nagra ao AudioNote, mas também vai muito bem com o Sonic ... Como era de se esperar, sua "mágica" não existe com outros componentes... Seu rendimento de "timbre" é extraordinário!
          
Agora vem a parte mais interessante para você: entre o Meridian Reference e o Sonic, e entre o pré de fono da Linn e o Sonic, os cabos "imbatíveis", "de longe", são os seus RCA, TOP Wonder Excellence! Têm uma transparência e "realismo", absolutamente únicos, nenhum outro chega perto (inclusive o NBS Black Label II). E o "timbre" está absolutamente CORRETO ! Os outros, todos, introduzem "distorções", que podem até parecer agradáveis em sistemas menos reveladores, mas não estão corretas, são distorções ! ...
            Um detalhe interessante: sempre achei que o Meridian dava seu melhor som em balanceado, mas isto não acontece aqui, seu balanceado "perde" para o RCA. Mantém o mesmo "tipo" de som, mas aquele "ar" inigualável no topo, do RCA, não existe ... A mágica desapareceu ... Acho que os magníficos terminais dos seus RCA, têm algo a ver com isto ... São muito superiores aos WBT dos Siltech, que aliás, está fazendo seus próprios, agora.
                    Abraço,
                              
Décio Clemente - São Paulo - SP

PS: Sempre achei que a combinação de 2 cabos iguais, não funciona; para o melhor som, é necessário um "blending" de cabos ... Aqui isto funciona também, substituindo o Transparent pelo seu, o som final é inferior ... Talvez o fato do Transparent "ter sido feito" para unir 2 valvulados tenha algo a ver ...

Caro Décio
             E se você experimentar dois pares do nosso TOP Wonder Excellence RCA, um entre o cd-player e o pré, e o outro entre o pré e o power?
             Um grande abraço
                                   Jorge Knirsch

 Caro Jorge,
            Como meu compromisso hoje, é na parte da tarde, não resisti de fazer um teste rápido ... Não tenho a menor explicação para o que aconteceu "antes"; AGORA, pondo seus dois juntos, tenho, de longe, o melhor som que jamais tive, aqui !!! A começar pelo fato, "irônico", do seu em lugar do Transparent, ser muito mais "transparente" ! ... (acho que eu estava sob a influência, meio inconsciente, de ter que "puxar a sardinha" para os cabos caríssimos que tenho, como meio de justificar sua compra ..., algo não adequado para um crítico que pretende ser imparcial, claro).
             Ainda não entendo como você pode conseguir isto, aqui no Brasil; de qualquer maneira, PARABÉNS !!!
              Grande abraço,
                             Décio Clemente - São Paulo - SP


TOP Wonder Excellence – RCA

Prezado Jorge,

            No decorrer do projeto/consultoria de acústica que você esta fazendo para mim, a medida que se adicionava algum equipamento novo ou algum aparelho acústico por você projetado, tivemos novas audições na minha sala sempre contando com sua disponibilidade e profissionalismo para tal audição ou medição técnica, mas na última realizada recentemente fiquei realmente impressionado com a qualidade da reprodução que você vem tirando da minha sala pouco a pouco.
            Além das excelentes gravações dos CDs que você trouxe , o "SERA UNA NOCHE" ,argentino , outro o "From the age of SWING" de DICK HYMAN, EUA e um terceiro que salvo engano chama-se "ENTRE CADA PALABRA", espanhol, dos quais você generosamente dá todos os detalhes nos seus artigos, há de se notar a excelência do seu Cabo Interconect Top Wonder Excellence -RCA!
            Mesmo com meus equipamentos ainda longe do "topo do pinheiro", (sente-se especialmente a falta de um amplificador integrado no sistema), senti nesta audição , como todos os quesitos referentes ao palco sonoro estavam presentes: Recorte e imagem de instrumentos e vozes, profundidade, altura e até largura se podiam notar no palco sonoro, resultando numa percepção espacial do local da gravação. Foi emocionante! Isso tudo MUITO EM PARTE GRAÇAS AO TOP Wonder Excellence – RCA, que uma vez retirado do sistema fez com que o palco ficasse achatado, encavalado , sem recorte, enfim perdesse presença e qualidade.
            Agradeço portanto a oportunidade que você me deu de testar o cabo. É um componente imprescindível a quem quer extrair o melhor dos equipamentos em termos de detalhamento e neutralidade na reprodução resgatando a emoção da interpretação musical.
Desde já solicito um par deste cabo para o meu sistema.
            Abraços,
                                         Lauro L. Sandoval - São Paulo - SP

PS. Gostaria de pedir , se possível, uma lista de gravadoras/discos de referência de CDs bem gravados para audição.


TOP Wonder Excellence RCA da  By Knirsch

Caro Jorge, 

            Hoje à tarde, coloquei o Nagra e o Audio Note nas Avant Garde e ouvi com os Van den Hul, minha grande referência neste sistema, o melhor cd que tenho que é da marca “Crossover” (Golden String Audiophile Repertory) e o cdCello”, em HDCD (mas tocado no Meridian sem HDCD), que é uma verdadeira loucura, tremenda orquestra, com “tudo”, desde percussão ultradelicada, até graves de fazer as janelas tremerem... Acho que jamais toquei um disco tantas vezes...
            Aí coloquei os seus TOP Wonder Excellence RCA (fariam 200 horas de amaciamento  às 21:00). A primeira coisa que notei é que exigem do pré uma posição de volume superior a qualquer outro cabo... Mas aí, LOUCURA TOTAL!!! Nunca imaginei que meu Áudio Note de 8(9) Watts pudesse dar o som que deu..., especialmente em “grandiosidade” do som, e, o mais importante: em beleza!!!
            Você está de parabéns com seus cabos!!! (além do mais, seu acabamento e terminais são de primeira ordem). Portanto fico com o par de TOP Wonder Plus XLR e com estes dois pares de TOP Wonder Excellence RCA. Não vou continuar o amaciamento, acho que o importante já foi feito, de agora em diante é “usar” e mexer  o mínimo possível...
            Grande abraço
                                             Décio Clemente - São Paulo - SP

            PS. Seus cabos permitem à eletrônica “se abrir” por inteiro, revelando todas as suas qualidades. Todos os outros cabos, em comparação, “abafam” de uma maneira ou outra; ou “introduzem” coisas indevidas... Tanto os Van den Hul como os seus, têm uma coisa que gosto: não têm “brilho”. Mas os VdH não são “abertos” no topo como os seus... Tenho uma grande coleção de cabos e sempre os considerei “verdadeiros componentes” do sistema; e eles todos, na realidade, eram, até agora... cada um com certas características bem definidas, independentemente do componente eletrônico; mas isto não deveria acontecer...
            O cabo “ideal” deveria ser absolutamente “neutro”, o “não componente”, para poder revelar “exatamente” o som dos eletrônicos. Tudo indica que seus cabos são estes “não componentes” ...
            Mais uma vez parabéns... Estaria curioso de saber como você chegou à esta tecnologia, que, suponho, muitos outros estão à procura!... A melhorada que dei na parte elétrica da casa e do som, seguindo suas “dicas”, certamente ajuda nesta avaliação...
            Ouvindo estes TOP Wonder Excellence RCA tenho uma sensação interessante: em todos os outros cabos, as diversas freqüências não passam com a mesma “velocidade” pelo cabo; umas passam mais “rápidas”, outras “atrasam”... No seu, elas passam “juntas” ... será que é por isso que a posição do botão de volume precisa estar numa posição mais elevada? Existe uma “coesão” do som como nunca ouvi antes... Estes cabos têm uma extensão e pureza nos agudos como nunca ouvi nenhum cabo fazer! Transientes incrivelmente “rápidos” tendo, como conseqüência, uma sensação de “realismo” realmente “impressionante”...
            Sou um grande fã do pianista turco Fazil Say e tenho todos os seus cd´s. No “Black Earth”, com suas composições para orquestra, na faixa 7, a partir do sexto minuto, há um quase silêncio do conjunto, só se ouvindo, no fundo do palco, um conjunto de “sininhos” e outros instrumentos de percussão, em baixo volume... Nenhum cabo chega “perto” do seu em mostrar, com uma clareza impressionante, os diversos timbres e detalhes destes sininhos e detalhes do restante... E isto SEM dar nenhuma ênfase aos agudos. Eles simplesmente são mostrados como são, os outros cabos é que são “velados” aí...
            Não tenho dúvida que é esta qualidade apresentada pelos seus a razão de ter um “realismo” tão grande. O som “real” tem MUITAS informações de agudo, que é muitíssimo difícil de reproduzir bem...


TOP Wonder - RCA da  By Knirsch

Caro Jorge, 

        Muito obrigado pela oportunidade de desfrutar algumas horas de intenso aprendizado em seu laboratório, foi uma experiência bastante interessante, a qual vou recomendar para todos aqueles que conheço amantes da boa música. 
        No tocante aos cabos de interconexão que testei com o objetivo de melhor adequar meu sistema (ouro referência) reconheço que tive uma surpresa agradável com os cabos interconnect TOP Wonder ao realizar testes com as mesmas faixas de gravação.
        Para meu teste foram utilizados cabos da marca Audioquest modelos Panther & Cheetah, ambos muito bem construídos com um excelente grau de acabamento e o TOP Wonder, este apresentando conectores de excelente qualidade.
        A Audioquest é minha conhecida, pois são os meus cabos atuais e me serviram muito bem por dois anos, porém pertencem a uma linha de entrada compatível com o meu sistema anterior.
        Como todo engenheiro gosta de ser sintético elaborei na tabela abaixo os principais resultados percebidos em meu teste.

Análise de Percepção Musical 

 Considerações:

        O quesito transiente e dinamismo não foram considerados no teste subjetivo pelas características sônicas do equipamento interligado.
        A principal característica deste equipamento é a apresentação doce aveludada da musica, muito musical e orgânico não sendo muito dinâmico ou com apresentação de graves profundos ou velozes, portanto poderia assim não analisar o cabo e sim a característica do meu equipamento. 

Conclusão: 

        Não há duvida que todos os cabos em teste são realmente muito bons e pertencem a um nível de cabos da categoria ouro melhor compra / ouro referência até mesmo pelo posicionamento de preço dos produtos, contudo o TOP Wonder é uma daquelas surpresas que fazem você retroceder no tempo dos bolachões ( LP´s ) onde eu costumava escutá-los por horas  a fio sem a menor fadiga auditiva.
        Com o TOP Wonder resgatei o equilíbrio tonal que meu sistema estava pedindo. Gostaria de deixar aqui meu testemunho, pois acho que produtos assim deveriam ser analisados seriamente. As publicações são muito importantes e nos ajudam a melhor compreender aspectos técnicos, mas também devemos dar uma chance aos nossos ouvidos, trata-se de um cabo extremamente honesto com um custo benefício imbatível, altamente recomendado. 

                                                  Marcello Lasalvia – São Paulo - SP


CABO INTERCONNECT TOP Wonder – RCA da By Knirsch

       Em minhas analises subjetivas, dependendo da situação com que me deparo e principalmente do equipamento que estou analisando, costumo substituir os cabos de interconexão. Tive a oportunidade de ouvir o novo cabo Top Wonder no laboratório do Jorge Knirsch, e no primeiro instante fiquei muito bem impressionado.
       Pedi a ele para fazer um teste na minha sala, que é o ambiente onde costumo fazer minhas analises, e também para não perder a referência deste meu local, que por muitos anos venho utilizando para avaliação de equipamentos.
       Fazer um comparativo entre cabos de alta qualidade é sempre uma tarefa muito difícil, haja vista que as diferenças são muito sutis e em alguns casos foi necessária uma troca constante dos mesmos, um tempo longo de audição de cada um, para que eu pudesse fazer uma avaliação mais honesta possível.

       Quatro cabos foram utilizados além do Top Wonder na avaliação:      

       - Cardas Golden Cross
       - Siltech FTM-3
       - Harmonic Pro Silway
       - Nordost Blue Haven 

       Após inúmeras horas de audição, cheguei a uma conclusão final com respeito a cada cabo. Para não me confundir com pequenos detalhes, utilizei o método de notas, que atribuí a cada um, depois de ter analisado os vários aspectos que considero importantes.

        Cardas:
        Graves bem definidos, porém ligeiramente modestos. Boa textura. Zona média natural, vozes também naturais. Zona média alta um pouco proeminente, causando um ligeiro cansaço auditivo após longas horas de audição.
        Nota: 9,2 

        Siltech:
         Excelente textura dos instrumentos e vozes muito naturais e suaves. Graves limpos, porém um pouco mais para discretos. Bastante musical, com boa presença física dos instrumentos e vozes. Agudos limpos, porém na minha opinião não muito extensos. Zona média grave encorpada, limpa e com muita presença.
         Nota: 9,5

         Nordost Blue Haven:
         Textura excelente. Graves poderosos e profundos. Muita velocidade nos transientes. Zona de alta freqüência ligeiramente suja, vozes naturais, limpas, porém com um pouco de sibilação. Região média muito natural.
          Nota: 8,9

         Harmonic Pro Silway:
         Ótima textura. Médios graves cheios e encorpados. Graves com boa extensão e transparência regular. Vozes suaves, naturais, sem sibilação. Som um pouco mais para velado, porém muito gostoso de se ouvir.
         Nota:9,6

         Top Wonder - RCA:
         Textura muito boa. Vozes suaves e naturais, com ótimo corpo harmônico. Agudos limpos, extensos e sem sibilação. Graves tonais discretos, porém muito bem articulados e profundos. Muito musical e gostoso de se ouvir, com bom equilíbrio tonal e corpo harmônico dos instrumentos e vozes bastante agradável.
          Nota:9,8 

          Para encerrar, gostaria de acrescentar que essa foi uma análise puramente subjetiva, com um equipamento específico. Todos os cabos de um modo geral possuem características excelentes e podem mostrar resultados diferentes dependendo do equipamento utilizado.

          O cabo Top Wonder – RCA na minha opinião, venceu pelo item básico, que é a musicalidade. Possui velocidade, riqueza de detalhes, e ao mesmo tempo, é envolvente, sem cansaço auditivo e sempre mostrou essas características, independente do tipo de música utilizada ao longo da análise, mostrando uma coerência muito correta dentro de todo espectro sonoro.

Flávio Adami - São Paulo - SP


Impressões sobre o TOP Wonder

 Caro Jorge,

             Estou escrevendo para comentar sobre seu cabo de interconexão Top Wonder -  RCA. Já faz algum tempo que estou ciente da importância de um bom cabo na reprodução eletrônica do som. Mas depois que passei a usar seu cabo no meu sistema tive que reavaliar meus conceitos. A importância agora me parece bem maior. É realmente impressionante.
            Depois de 48 horas de amaciamento com ruído rosa do CD da XLO, comparei o seu cabo com alguns cabos que dispunha e tinha como referencia: o Monster Cable M1000, Audioquest Opal e Kimber Kable PBJ, todos já bastante amaciados. Vou tentar resumir minhas experiências e comparações:

             - Monster Cable M1000: Cabo da linha Top deste fabricante. Apresenta nítida coloração, principalmente nos graves que se tornam "barrigudos" e sem boa definição. Pode apresentar um som até agradável em sistemas com tendência para o agudo ou "brilho";

             - Audioquest Opal: Cabo que já saiu de linha, mas fazia parte da linha Top deste fabricante. Bem mais equilibrado que o M1000, mas soa um pouco velado, sem vida e clareza em comparação;

             - Kimber Kable PBJ: Cabo de entrada deste fabricante, mas muito bem conceituado no mundo todo. Dos três cabos que usei para comparar é claramente o melhor concorrente. Possui um timbre muito bom, tem boa velocidade e um som muito agradável e correto, mas não chega a ter a mesma nitidez e energia principalmente nos médios baixos e graves;

             - Top Wonder RCA: Cabo que possui uma aparente falta de coloração em todas as freqüências impressionante. Consegue ser limpo e detalhado sem ser analítico ou cansativo. Apresenta uma desenvoltura extraordinária em passagens mais complexas. Pessoalmente, o que mais me chamou atenção foram os graves extremamente articulados, profundos e nítidos. Nunca tinha experimentado isso antes em nenhum sistema que já tive.
             Essa não é minha opinião isolada, compartilha dela os meus irmãos, parentes e amigos que ouviram meu sistema recentemente. Ouvi deles comentários como que o cabo consegue "transmitir emoção" ou "a música como ela realmente é". Só sei que a diferença para melhor foi muito grande. Não sei como pude ouvir e apreciar meu sistema durante tanto tempo sem ele.
            Se tivesse que apontar algum "defeito" seria que as gravações de baixa qualidade agora são reveladas "sem dó nem piedade". Mas em compensação, as de boa qualidade ficam tão boas que você não quer mais deixar de ouvir! Não estou falando só de discos audiófilos. Sou muito eclético e gosto muito de pop e rock, então ouvi muitos discos "comuns" também nesta avaliação. A impressão é que os outros cabos que já tive "tiravam uma média" e deixavam passar algo mais ou menos homogêneo.
            Meus sinceros parabéns pelo excepcional produto. Como está no site, esse cabo é só música. Só posso assinar em baixo.

             Um grande abraço,

             Cristiano Avelino – Fortaleza - CE.


Comentários sobre o TOP Wonder - XLR

Prezado Knirsch,

Seu cabo tem sido uma surpresa muito agradável à proporção que escuto. Testo com CDs comuns, sem pretensões de audiofilia, e faço isso para escutar o tipo de música de que gosto e, com raríssimas exceções, utilizo os que se dizem discos de teste!!! Como conheço bem, nos mínimos detalhes, os CDs do meu agrado, cito como exemplo a faixa 9 - "A Child is Born" do CD East Coast East Coast de TOOTS THIELEMANS. Logo no início da faixa - nos primeiros segundos - existe um "toc toc", como se alguém estivesse batendo com os nós dos dedos na madeira, isso bem ao fundo. Eu só tinha escutado antes, com tal nitidez, usando os Siltech 80B G3, que custam cerca de 5 x mais. Quanto ao restante, musicalidade, palco, extensão das baixas e altas freqüências, posso afirmar que no meu sistema têm sido muito bom. Claro que existem algumas nuâncias entre os Top Wonder - XLR e minha referência. Isto não quer dizer que é melhor ou pior, para isso se faria necessário ter certeza de como o CD foi gravado originalmente. O que importa é o resultado final, e escutamos durante várias horas sem querer mudar!

         Abraços,

Godofredo  Couto Cardoso – Aracajú - SE


TOP Wonder RCA  Interconnect

Prezado Knirsch,  

Recebi com satisfação o Cabo Interconnect TOP Wonder RCA, que logo na chegada já me impressionou pelo acabamento, digno concorrente dos grandes fabricantes.

 Sem querer entrar em muitos detalhes técnicos, com as tradicionais expressões utilizadas pelos articulistas, quero aqui registrar o meu sentimento ao ouvir o Interconnect TOP Wonder no tocante à sua musicalidade que é fantástica. Um cabo com o qual o audiófilo poderá passar longas horas nas suas audições, sem sentir aquela fadiga auditiva típica dos cabos com material de origem e fabricação duvidosa. Pude sentir os graves bastante firmes, porém rápidos (ótimo para quem, como eu, não possui uma sala dedicada às audições, e portanto não pode fazer as alterações acústicas necessárias para uma melhor resposta destas freqüências e também não consegue obter a conseqüente melhora no controle das indesejáveis ressonâncias).
        Os médios soaram bem naturais, reproduzindo com quase exatidão o timbre dos instrumentos ali direcionados, tais quais: piano, sax, violão, trompete, harpa, viola, entre outros. Ainda com relação aos médios, freqüências que mais gosto nas minhas audições,  o TOP Wonder manteve uma grandiosa sinergia junto às minhas caixas B&W P5, que detém em sua construção eletrônica esta característica de difusão e propagação dos médios numa performance excelente.
          Com relação aos agudos, pude sentir os sutis detalhes, desde as mais altas notas emitidas pelo violino, até aqueles sons oriundos das percussões metálicas, bastante utilizados em grupos de Jazz, ou orquestrações. Para o teste auditivo, utilizei desde CDs com músicas da MPB, Jazz, CDS apropriados para testes e alguns discos de música clássica que, pela variedade de instrumentos ali presentes, nos proporciona uma maior sensação de realmente estarmos naquele instante assistindo o evento ao vivo. Como eu disse no início, a minha intenção é apenas a de transmitir o que senti ao ouvir o TOP Wonder, e posso garantir que o mesmo é um cabo que se pode chamar de Honesto, visto o seu preço acessível e o que ele pode proporcionar a nós audiófilos. 

Um grande abraço do amigo,

Francisco José Barreto - Aracajú - SE


TOP Wonder RCA/XLR  Interconnect

 Primeiras!!!! 

Li o texto do Flávio Adami depois de ter ouvido o TOP Wonder,  tanto na sala do Knirsch, como em minha sala, em Brasília. Na sala do Jorge não pude fazer comparações,  pois apenas o visito quando vou a São Paulo e sempre gosto do que ouço lá. Na verdade, nunca ouvi música na sala dele que não fosse surpreendente.
        Acontece também que quase nunca a sala é a mesma, principalmente em acústica, pois o Knirsch é incansável em sua busca por novas soluções, que possam melhorar detalhes, ainda que os mais insignificantes em seu sistema. Daí que nunca deixo de fazer-lhe pelo menos uma visita,  quando vou a São Paulo, que eu aconselho a todos. São referências importantes que a gente vai ganhando, para nossa própria capacidade de avaliar e decidir coisas, mesmo que não pretendamos chegar naquele patamar.
        O fato é que trouxe para Brasília os balanceados (XLR) e os RCA, pois utilizo os primeiros entre o pré e os monoblocos e os segundos no player e foi amor à primeira vista, inclusive as belas caixas de embalagem.
        Vinha comentando com os amigos recentemente como era difícil encontrar uma combinação de cabos que não velassem o som, mas também não brilhassem demais em massas orquestrais, quando sopros e cordas desafiam os sistemas. E os pianos não doessem nossos ouvidos. E também que os graves fossem justos, não exagerados.
        A primeira sensação foi de um som muito agradável de ouvir, mas, como tinha bastante queima pela frente, recolhi um pouco meu entusiasmo e comecei a produzir horas de rodagem. Neste momento, em que escrevo este texto, já não tenho mais sensações. Ouvi discos e mais discos de minha coleção, músicas e sons que conheço muito bem e posso dizer que os TOP Wonder justificam seu nome. Dentro de minhas limitações para traduzir essas coisas,  ficou evidente um som relaxado, muito musical e gostoso, aberto, sem ser brilhante, natural, aquele veludo que todos buscamos num sistema. Fica muito clara aquela história do "equipamento que não chama a atenção para si mesmo".
        Gostei muito do texto do Adami, as comparações que fez de cabos estrangeiros daquele porte. Concordo com ele, o TOP Wonder é um cabo que se acomoda perfeitamente dentro daquele time e já entra com alto pedigree. Um cabo para ser ouvido. Vai surpreender muito as pessoas, nesse processo cansativo e caro de descobrir um cabo adequado ao seu sistema, que não custe milhares de dólares.  

 Abraços      

Caetano Nucci – Brasília - DF


Comentários do cabo RCA

Caro Knirsch

O Caetano veio daí de São Paulo com o seu cabo de interconexão e me emprestou um para teste. Achei o cabo extraordinário e não deixei mais o Caetano pegá-lo de volta.
        Parabéns pelo cabo, é excelente, foi o melhor cabo que já passou lá em casa disparado.

 Abraços

Alexandre Dutra – Brasília – DF


voltar

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br