By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 

    

A solução inteligente para redes limpas!

Atenção:
    Mantenha o powerline sempre apoiado sobre seus pés de borracha, devido ao sensível sistema antivibratório interno.

    Mantenha o powerline sempre ligado. Quando desligado, retire seu plugue da tomada

 

Os benefícios de se ter uma energia elétrica limpa, tanto para a reprodução do som quanto para a imagem, são audíveis e visíveis. Os audiófilos brasileiros já começaram a perceber tais benefícios com o surgimento do condicionador de energia powerline, que proporciona uma fonte de tensão alternada livre de ruídos e perturbações da rede. Como resultado, observa-se na reprodução do som que os detalhes das gravações ganham nitidez, a percepção do palco sonoro melhora consideravelmente e aumentam a dinâmica e o impacto dos graves. No vídeo, a imagem se torna mais realçada, com maior presença e nitidez.

 

Descrição das características do powerline


1.
A grosso modo, pode-se dizer que o powerline é uma espécie de "armadilha" eletrônica, que "aprisiona" os picos de ruído existentes na rede elétrica, eliminando-os logo em seguida. Tais ruídos, produzidos por motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e principalmente por conversores, inversores e retificadores, que possuem componentes eletrônicos não lineares (tiristores, triacs e diodos), além de deformarem a onda senoidal de 60 Hz da rede, entram no sistema eletrônico, contaminando-o e, como resultado, todo o conjunto de aparelhos passa a operar abaixo de suas especificações. Mas com o powerline interposto entre a rede e o sistema de som e imagem, todos os equipamentos do sistema de áudio e vídeo passam a funcionar sob condições ideais, o que resulta num maior desempenho final. Esta característica é válida para o powerline Audiófilo e Special.

2. Além disso, o powerline incorpora um dispositivo para correção do fator de potência. No powerline Audiófilo este dispositivo pode ser ligado através de uma chave. Já o powerline Special contém esta correção no seu interior permanentemente ligada. Isto significa que a corrente fornecida pelo powerline estará mais em fase com a tensão. Em situação ordinária (sem powerline), pode ocorrer - e em geral ocorre mesmo - um atraso entre a corrente e a tensão, ou seja, a rede fica indutiva, o que resulta em perda de transientes na reprodução do som musical. O powerline, com seu dispositivo de correção de fase, faz com que a energia que chega aos componentes do sistema de som adquira elementos de qualidade capacitiva. Tais elementos capacitivos, que se acumulam, vão agir como uma espécie de reservatório de energia para as fontes de alimentação dos equipamentos, principalmente dos amplificadores de potência e, com isto, estas fontes passarão a funcionar muito próximas do seu ideal teórico.

3. Quando o usuário aperta o botão "on", a força no powerline não sobe de modo instantâneo para 120V (ou 230V). Ao invés disso, passa por um degrau de aproximadamente 60V ( ou 120V), que perdura por alguns segundos (quando se ouve um suave clique), e só depois atinge a tensão nominal. Esta subida por degrau é importante, porque permite que os capacitores eletrolíticos de alta capacitância dos amplificadores também se carreguem de forma graduada. E é justamente isso que evita os perigosos picos de tensão nos aparelhos e principalmente nas caixas acústicas. Esta característica é válida somente para o powerline Audiófilo.

4. Além disto, sempre que ocorrer falta de energia, o powerline protegerá todos os equipamentos que estiverem ligados a ele. Por exemplo, em se tratando de um sistema de som, se a tensão de repente cair a zero na tomada, um circuito lógico interno no powerline vai desligar a força que alimenta os aparelhos automatica e instantaneamente. E ainda que a energia elétrica da rede seja em seguida restabelecida, a energia elétrica para os aparelhos não será religada, o que só ocorrerá quando o usuário apertar novamente o botão "on". Esta extraordinária característica do powerline impedirá qualquer tipo de dano aos alto-falantes, porque evita aqueles perigosos picos elétricos que tendem a danificá-los, quando a força é reestabelecida, fato bastante comum aqui no Brasil!

5. Diferentemente dos outros filtros de linha, o condicionador de energia powerline se mantém sempre em paralelo com a rede elétrica. Por isso a sua ação sobre a energia é apenas de limpeza, não introduzindo, de moto próprio, qualquer deformação à onda senoidal de 60 Hertz. Ou seja, não introduz impurezas no sistema, pois todos os seus circuitos e componentes estão em paralelo com a rede elétrica, de forma que os agudos não se tornam metalizados e tampouco os médios baixos ficam indevidamente realçados.

6. A carga efetiva de consumo de energia do powerline é de até 2,4 kVA, suficiente para suportar, com folga, todo um sistema de alta-fidelidade.

7. Garante uma proteção contra as anomalias advindas da rede elétrica, tais como, transientes e ruídos de forma geral, além de proteger contra a perda de neutro. O powerline faz toda esta sofisticada proteção através de quatro elementos eletrônicos e inclusive utiliza-se de uma placa eletrônica para esta finalidade. É a proteção mais sofisticada do mercado.

8. Controla a tensão dentro dos níveis desejados, ao invés de procurar estabilizá-la, pois isto seria um procedimento pernicioso para o sistema. Sempre que a tensão ultrapassar os devidos limites, o powerline desligar-se-á automaticamente e, se houver um pico de tensão muito intenso, o seu fusível poderá se queimar.

9. Possui três pólos, tanto no plugue quanto nas tomadas. Além disso, o seu funcionamento permanece o mesmo, estando o sistema aterrado ou não.

10. Possui saída com seis tomadas de alta corrente.

 

Os principais problemas que deterioram a rede


      A energia elétrica nunca chega até nós com a pureza original que possuía, ao ser gerada na usina. Isto porque vai sofrendo muitas distorções ao longo das linhas de transmissão, principalmente ao percorrer as linhas elétricas dentro das grandes cidades. Em decorrência, temos que enfrentar cinco problemas principais:

1. Ruídos em geral gerados por equipamentos elétricos conectados à rede, como por exemplo motores (de todos os tipos), conversores, retificadores, controles numéricos, inversores, chaves de partida suave de motores e vários outros. Note que estes equipamentos geradores de ruídos não necessariamente precisarão estar perto do sistema de áudio e muito menos dentro da casa do consumidor!

2. Sinais de RFM (radiofrequência modulada) emitidos por computadores, controles remotos, aparelhos de vídeo e intercomunicadores. Estes sinais entram na rede captados pelos próprios fios elétricos, que agem como antena!

3. Sinais de radio emissão e radio-recepcção (ondas curtas) também captados por meio dos fios estendidos ao longo das ruas, avenidas e campos.

4. Ruídos gerados pelo próprio sistema de áudio e captados por indução.

5. O amplificador de potência também pode ser responsável pelo mau desempenho da rede. Isto acontece de forma indireta, pois a fonte do amplificador, sensível às mudanças da tensão, pode oscilar e produzir sinais espúrios que, ao se misturarem ao sinal musical da entrada deste aparelho, também vão ser amplificados e causar oscilações na rede. Conseqüentemente, estas oscilações desencadearão oscilações no som! E isto ocorre independentemente do modo como o circuito de áudio do amplificador foi projetado!

O efeito do powerline


O
powerline tem a incrível capacidade de fazer um sistema pouco sofisticado soar como se fosse um conjunto high-end de preço elevado! Inclusive ocorre uma nítida melhoria na imagem.

Além disso, o powerline é o único equipamento capaz de corrigir os problemas da rede sem acrescentar nenhum efeito de coloração.

O powerline é um transformador?

Definitivamente não. O powerline é um dispositivo completamente original e engenhoso, que não tem similar no mercado. Os transformadores geram coloração nas frequências médias baixas e isto não acontece com o powerline. Como já foi dito, o powerline é uma espécie de "armadilha para ruído" que absorve todos os ruídos e perturbações da rede, ou em outras palavras, ele deixa passar apenas uma onda senoidal pura, de 60 Hz, livre de distorções e impurezas. E o mais notável é que, por estar em paralelo com a rede e não em série, o powerline não impõe limites à quantidade de energia que irá alimentar os equipamentos, permitindo que estes venham a trabalhar com um ótimo desempenho e dinâmica. Fato que já não ocorre com um transformador comum!


Os gabinetes do powerline Audiófilo e do powerline Special são iguais

 

A verdade a respeito dos reguladores de tensão, transformadores de isolação, filtros de linha para RF e dispositivos semelhantes:


Todas essas são soluções antigas e tradicionais que causam problemas e efeitos colaterais quase da mesma espécie do problema inicial que pretendíamos solucionar! Esses eliminadores de ruídos, por mais bem construídos que tenham sido, acabam nos criando alguns novos transtornos, justamente por estarem em série com a rede. Em decorrência da limitação do fluxo de força, logo constatamos que a qualidade do sinal de áudio fica comprometida, além disso os amplificadores de potência deixam de apresentar um pleno desempenho!

 

Comparações entre os filtros de linha comuns e o powerline (lf-115/lf-225/lf-326):

POWERLINE (lf-115/lf-125/lf-225/lf-326):

FILTROS DE LINHA COMUNS:

- Filtro ressonante sintonizado na frequência da rede.

- Transformadores isoladores, filtros passa-baixos, autotransformadores.

- Está em paralelo com a rede, ou seja, não interrompe os fios da rede elétrica e, portanto, não introduz coloração ao som.

- Estão em série com a rede, de forma que introduzem coloração ao som.

- Corrige o fator de potência da rede elétrica.

- Não possuem correção do fator de potência.

- Pesa 18kg (o modelo lf-125 pesa 11kg). Isto é importante porque, tecnicamente, quanto mais pesado, melhor e mais forte se torna a filtragem.

- Não são muito pesados e, portanto, tecnicamente não têm condições de realizar uma filtragem em profundidade

- Liga o sistema de áudio/vídeo em 2 estágios:

1º estágio = 60V (120V). E após 4 segundos:

2º estágio = 120V (230V), possibilitando aos capacitores se carregarem suavemente (modelos lf-115 / lf-225 / lf-326).

- Ligam o equipamento diretamente à rede.

- Não religa automaticamente. Precisa ser religado manualmente, evitando com isso dano às caixas acústicas e aos equipamentos.

- Desligam quando falta energia na rede e se religam automaticamente quando a energia retorna.

- Forte proteção contra distúrbios na energia da rede.

- Nem todos têm proteção adequada as anomalias de energia elétrica.

OPERAÇÃO


É muito fácil usar o
powerline!

Na parte esquerda do painel frontal encontram-se dois botões pequenos: o "liga" (à esquerda) e o "desliga" (à direita).

Há também um LED de cor azul, que brilha sempre que o powerline estiver funcionando.

Na parte direita do painel frontal, há um botão maior, responsável pela correção do fator de potência (Audiófilo). O usuário deverá fazer experiências com este botão, deixando-o ora "ligado", ora "desligado", comutando-o durante a audição, para verificar se, com isso, o som melhora ou não. Uma melhora poderá ocorrer, dependendo de quão indutiva a rede estiver. Por exemplo, se muitas cargas (motores, aparelhos, máquinas, etc) estiverem ligadas à rede, naquele momento, a indutividade aumenta.

E isto para nós audiófilos não é bom, porque uma rede elétrica muito indutiva produz uma diminuição de transientes de baixa frequência e, como consequência, ocorre certa perda de definição (articulação) nos graves. Mas se, neste caso, ligarmos o botão corretor de potência do powerline, a corrente ficará em fase com a tensão e o aparelho passará a receber maior quantidade de energia e, aí sim, notaremos uma nítida melhora no som, tanto nos graves como nos agudos! Quando houver, por exemplo, demandas abruptas, que exijam mais força e dinâmica, o sistema será atendido prontamente. Isto significa que também haverá folga e até mesmo reserva de energia na fonte do amplificador, que começará a funcionar quase que de modo capacitivo. É por isso que, de vez em quando, temos que experimentar se haverá necessidade de introduzirmos uma compensação à rede ou não. Na maioria dos casos, ocorre melhora com o botão "ligado". O interessante é que esta característica do powerline pode compensar até mesmo aquelas fontes mau projetadas, que se costuma encontrar nos aparelhos eletrônicos produzidos em série!

O botão de correção do fator de potência está rotulado em + 3 graus (mais três graus), pois esta é a média global de correção necessária. Desta forma, quando este botão for ligado, mais três graus de correção serão introduzidos na rede elétrica. Portanto, escute o seu som com atenção, ouvindo-o cuidadosamente, com e sem a correção de fase!

Recomendação: mantenha o powerline sempre ligado (ele tem baixo consumo de energia).
.


Para finalizar, saiba que vários aparelhos
powerline ligados em série melhorarão ainda mais o resultado final do seu sistema! Mas aí, a correção de fase deverá ser feita em um aparelho apenas, ou seja, no mais próximo à tomada da rede.
.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

 
- Princípio de funcionamento : Filtro ressonante sintonizado na freqüência da rede.
   
Modelo:
lf - 115/lf - 125
lf - 225
lf - 326
Tensão e freqüência da rede :
120V / 60 Hz
230V / 60 Hz
240V / 50 Hz
Fusível Fornecido:
15 A
7 A
7 A
Fusível Máximo:
20 A
10 A
10 A
Potência máxima :

2,4 kVA

2,4 kVA 2,4 kVA
Consumo máximo em vazio :

100 W

100 W

100 W

Dimensões (HxLxP):

170 x 285 x 430 mm

Peso : 18kg/8kg 18kg 18kg

 

powerline - O verdadeiro condicionador de energia 

Consulte-nos pelo e-mail: byknirsch@byknirsch.com.br ou pelo telefone: (11) 38011410

voltar

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br