By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 

 

Música ao Vivo                                           Número 6

 Flávio Adami

Uma Questão de Fase

             Este nosso informativo eletrônico, alem de esclarecer duvidas aos amigos audiófilos, tem também a intenção de passar alguns conceitos básicos, principalmente para aqueles que estão iniciando nesse mundo do áudio estéreo.

              Vamos falar de algo simples, mas que tem sempre causado problemas, inclusive prejudicando uma boa audição que é a tal inversão de fase, que causa sem dúvida um estrago enorme no resultado final sonoro, mas que  infelizmente nem sempre todos tem a percepção para diferenciar a sensação auditiva de fase e contra-fase.

              Teoricamente a coisa não tem erro, bastando conectar positivo com positivo e negativo com negativo, que tudo está correto. Entretanto já enfrentei situações como exemplo dentro do Hi Fi Show, casos em que tudo estava correto, porém fora de fase. Isso acontece porque existem casos raros em que a inversão de fase acontece ou na saída do amplificador, num dos canais, ou internamente dentro das caixas acústicas. Se temos inversão de fase, o que acontece é que enquanto num pulso de sinal o alto falante do lado direito como exemplo, empurra o cone para frente, o cone do falante esquerdo vai para trás, causando um cancelamento que praticamente anula as baixas freqüências, prejudicando a emissão dos sons centrais, causando uma confusão total no palco sonoro.

              Existe aquilo que também chamamos de inversão de fase absoluta ou seja, a inversão de ambos os canais, onde existe uma polêmica muito grande, pois essa inversão pode causar uma melhora ou piora, dependendo do ambiente em que o sistema está instalado. Recordo-me que algumas gravações diretas realizadas na década de setenta em vinil, recomendava a conexão em fase invertida na forma absoluta para um melhor resultado. Entretanto nas gravações atuais, não tenho lido mais nada a esse respeito e o melhor mesmo é que tudo esteja conectado dentro dos padrões normais.

              Existem gravações em cd que mostram essa situação de fase perfeita e inversão, ajudando em muito quando existem dúvidas, entretanto, se elas persistirem, a solução infalível ainda é o velho truque da pilha.  Desligando os cabos das caixas acústicas do amplificador, coloque o positivo do cabo no positivo da pilha e o negativo com o negativo, cone do woofer para frente é fase correta. A troca de polaridade, ocasiona situação contrária, invertendo a fase.

               Boas audições a todos.


Bandejas Anti-Ressonantes

http://www.byknirsch.com.br/produtos-antiresson-bandstand.shtml

Voltar

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br