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  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

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  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
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Equipamentos e Cabos                            Número 8

 Flávio Adami

Buscando o Equilíbrio

              É sempre muito interessante fazer experiências, porque faz com que a gente descubra sempre novas soluções para alguns problemas que possam surgir no nosso sistema de áudio. As caixas acústicas depois que são projetadas, passam por uma análise de curva de resposta dentro de uma câmara a qual chamamos anecoica ou seja, com absorção total e silêncio absoluto, onde nenhum ruído externo por maior que seja, tem condições de interferir na análise da curva de resposta de uma caixa acústica. A análise feita dentro de um padrão normal que constatamos nas especificações, gira em torno de + ou - 3db, dentro do espectro audível dos 30 Hz aos 20 kHz, considerando uma caixa de porte maior tipo torre. Entretanto uma curva de resposta dentro dos padrões, não necessariamente continuará perfeita dentro da sala de audição por uma série de fatores, como problemas acústicos, elétricos, ajuste dos cabos e toda parafernália necessária para gerar musica eletronicamente. A maioria das caixas acústicas fabricadas na década de sessenta e setenta, vinham com ajustes para os médios e agudos, onde a posição referente ao que seria uma curva plana, vinha indicada por um ponto. Naquela época, eu gostava muito dessa solução, pois me permitia fazer ajuste das caixas dentro do meu ambiente, principalmente com relação aquilo que chamamos de equilíbrio tonal. Um bom equilíbrio tonal, é sem duvida de vital importância para um sistema, porque nele resulta o prazer de uma boa audição, onde todo espectro sonoro, fica bem equilibrado. A acústica da sala, o posicionamento ideal das caixas, a escolha certa dos cabos, faz com que tenhamos um perfeito equilíbrio, independente do equipamento que está sendo utilizado. Esses ajustes através de potenciômetros, foram praticamente abandonados, pois realmente causavam muitos problemas, principalmente de mau contato, por oxidação, chegando a desligar os médios e tweeters, sendo obrigada a substituição dos potenciômetros após um longo período de uso. Eu me recordo que sofria muito com minhas AR 3A, ao ponto de colocar resistores fixos, para não ter mais problemas de mau contato. Dependendo da sala de audição, varias vezes tive que utilizar esse recurso de atenuação do tweeter através de resistores, para conseguir chegar num equilíbrio tonal ideal para o meu ambiente. Alias isso não é nenhuma novidade, pelo fato de que algumas caixas até hoje vem acompanhadas de resistores como exemplo as Magnepan, que junto aos crossovers podem ser conectados resistores de 1R que já vem de fábrica, para uma sutil aliviada nas altas frequencias, caso dentro do ambiente se faça necessário. Essa atenuação, deve ser feita com resistores de alta qualidade tipo Caddock, pelo fato de não ser indutivo, nem capacitivo o que pode prejudicar a extensão dos agudos. Nas minhas experiências, utilizei resistores de 0,5 a 1R a 1% com bons resultados. Caixas que são bicabladas facilitam a colocação do resistor, pois basta conectar com a entrada em série com o borne positivo do tweeter e tudo estará correto. Caso as caixas não sejam bicabladas, a coisa complica um pouco, porque é necessário tirar o tweeter fora para conectar o resistor em série, mas dependendo da situação, pode valer muito a pena.

     Boas audições!

http://www.byknirsch.com.br/produtos-antiresson-bandstand.shtml

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