By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 

 
Número 28
 

Equipamentos e Cabos                           

 Flávio Adami

Magnetismo Fundamental


              Se não houvesse os campos magnéticos produzidos pelos diversos tipos de imãs, jamais o alto-falante convencional poderia existir. Eu falo dos falantes convencionais, porque nos sistemas eletrostáticos o princípio é bastante diferente e, numa próxima oportunidade, vou descrever com maiores detalhes o funcionamento desse sistema de sonoridade excelente, porém bastante controverso.
             O funcionamento de um alto-falante, de certa forma, é bastante simples. Existem dois campos magnéticos, ou seja, um fixo e um variável. O fixo é o próprio magnético (imã) e o variável é formado pela bobina móvel, que se movimenta de acordo com a intensidade dos pulsos elétricos e, sendo ela colada no gargalo do cone, transforma essa energia elétrica em informação musical. Os elementos que constituem um alto-falante são, basicamente, carcaça, bobina, cone, imã, entreferro e núcleo, no qual se situa a maior concentração magnética. A centragem, a qual chamamos popularmente de aranha (suspensão interna), e a borda (suspensão externa) são responsáveis pelo perfeito movimento pistão do sistema, onde a bobina tem que se movimentar sem nenhum tipo de atrito num micro espaço formado pelo entreferro e o núcleo.

Loudspeaker anatomy


             Existem alguns tipos principais de imãs utilizados pelos diversos tipos de alto-falantes. Nas décadas de 50 e 60, praticamente todas as caixas utilizavam magnéticos de alnico, constituídos de uma liga de alumínio, níquel, cobalto e ferro. Fabricados através de um processo de fundição, possuem uma boa resistência à corrosão. Podem ser utilizados até em altas temperaturas, mantendo uma excelente estabilidade e, ao mesmo tempo, um campo magnético de alta potência. Entretanto, são de peso e custo altos, motivo pelo qual deixaram praticamente de ser utilizados nos projetos atuais.
             Os magnéticos largamente utilizados pela indústria de alto-falantes são, sem dúvida, do tipo ferrite, também conhecidos como cerâmicos. Surgiram a partir de 1952. O processo de fabricação dos ferrites consiste na pulverização das matérias primas até a formação de micro cristais. Este composto é então prensado num certo formato sob a influência de um campo magnético orientado. São resistentes à corrosão, suportam temperaturas até 250° Celsius e são os que possuem menor custo, com uma ótima eficiência.
             Outro tipo de magnético largamente utilizado nos dias de hoje, principalmente em micro sistemas de fonte sonora, como aparelhos celulares, é o neodímio ou, mais especificamente, imã de terras raras. É um poderoso magnético, feito a partir de uma combinação de neodímio, ferro e boro. Embora muito poderoso, em comparação à sua massa, mecanicamente é frágil e perde seu magnetismo de modo irreversível em temperaturas acima de 120 graus. Equipa atualmente a grande maioria dos tweeters existentes no mercado, pelo fato de ser leve e poderoso. Hoje, algumas caixas já possuem todas as vias equipadas com magnéticos de neodímio.
             Nas caixas acústicas consideradas high end, imãs poderosos são fundamentais, para uma alta resolução sonora, porque são eles os magnéticos fixos responsáveis pelos transientes rápidos que tornam a reprodução sonora detalhada e fiel aos instrumentos originais.

Boas audições!


              http://www.byknirsch.com.br/produtos-cabos-connect-indice.shtml

                    

http://www.byknirsch.com.br/produtos-antiresson-bandstand.shtml

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br