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  Número 34
 
 
	Equipamentos e Cabos                               
	Flávio Adami     Lembranças de um 
Passado           
Neste artigo, gostaria de prestar  uma 
homenagem àqueles que, no passado, graças à sua genialidade, foram, sem 
dúvida, responsáveis por tudo 
aquilo que vivemos no áudio dos dias atuais. Pessoas de uma época que eu 
chamaria de áudio romântico, onde todos os equipamentos eram valvulados, 
montados de forma artesanal, e onde os circuitos 
impressos nem ao menos eram utilizados. Uma homenagem àqueles que, por exemplo, tornaram os amplificadores, 
até então apenas utilizados para fins de transmissões radiofônicas ou para uso militar, 
em obras de arte audiófilas, que até hoje encantam nossos ouvidos, apesar de 
terem uma 
idade que ultrapassa os 60 anos. 
        
        © 2006-2016 Jorge Bruno Fritz KnirschTodos os direitos reservados
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 Vamos 
primeiramente reverenciar o grande Lee de Forest que, em termos de amplificação, 
foi o que deu início a tudo. Forest foi um físico que pesquisou componentes e 
aparelhos dedicados para gravação e reprodução de sons e aplicação nos campos da eletromedicina e telefonia. Em 1907, patenteou a válvula triodo e desenvolveu um 
detector eletrolítico para ondas de rádio. A partir da criação da válvula, o 
espaço foi 
aberto para que os gênios do áudio pudessem desenvolver os primeiros 
amplificadores audiófilos que encantariam nossos ouvidos.
 Harold Leak, 
sem dúvida, foi um dos pioneiros e, aproximadamente dois anos antes do início da 
segunda guerra, fabricava amplificadores para PA "Public Address" e também 
para projetores de cinema. Fundou sua empresa em 1934 e sempre 
teve sua mente voltada para o desenvolvimento de powers de alta 
qualidade, culminando com o famoso Leak Stereo 60, que tive a oportunidade 
de escutar e que naquela época tinha uma qualidade de áudio excepcional.
 
 Leak Stereo 60 com a válvula EL34
 Outro, 
que ficou na lembrança de todos nós, foi, sem dúvida, Frank McIntosh, que 
iniciou sua carreira aos 10 anos de idade, na Bell Telephone Laboratories, 
em Murray Hill, New Jersey. Em 1942, já tinha um pequeno escritório de 
consultoria, em Washington, para o desenvolvimento de tecnologia para estações de 
rádio e sistemas de amplificação para áudio. Em 1946, Gordon Gow se uniu 
a Frank, como engenheiro assistente, e deram início ao desenvolvimento de 
transformadores para áudio de alta qualidade. Em 1949, surgiu o amplificador que 
tornou essa empresa conhecida de todos nós, o McIntosh 50 W, com 60 
watts de potência, usando um par de válvulas 6L6 no estágio de saída, e respondia, 
já 
naquela época, de 20Hz a 20 kHz com uma distorção menor do que 1%. Os mais 
conhecidos de todos os audiófilos são, sem dúvida, os powers 275 e 240. E 
o pré que mais me impressionou, pela qualidade de áudio, foi o excepcional C22, 
inclusive reeditado em comemoração aos sessenta anos da empresa.
 Outra 
empresa inesquecível, pela qualidade de seus produtos, foi a Marantz, 
fundada por Saul Marantz, que fabricou seu primeiro pré-amplificador modelo "Consolette" 
na sua própria casa, em Kew Garden, New York. Depois, em 1950, fundou sua empresa, 
produzindo amplificadores e caixas acústicas e sua paixão por música fez com 
que ele se tornasse um dos principais projetistas voltados para o áudio high 
end. Criou produtos inesquecíveis até hoje, como o pré-amplificador 
modelo 7, o power 8B, o modelo 9 e o tuner 10B. Tive a 
oportunidade de possuir um pré 7 e um power 8B e, com certeza, foi uma das 
coisas mais impressionantes que tive a oportunidade de escutar.
 
 Pré-amplificador 
Quad 33
               
Outro gênio foi, sem dúvida, Peter Walker, que fundou sua empresa em 1936, em 
Londres, chamada inicialmente de "S.P. Fidelity Sound Sistems", que logo 
foi alterada para Acoustical Manufactoring Co. O nome Quad, que 
significa "Quality Unit Amplifier Domestic", surgiu em 1957. A empresa fez 
sua historia com o lançamento do primeiro sistema eletrostático "full range", 
modelo denominado ESL-57. Devido a alguns problemas técnicos e limitação de 
potência, a Quad lançou as famosas ESL-63, maiores e mais eficientes. A grande 
vantagem dos painéis eletrostáticos reside no fato da membrana, que 
provoca a movimentação do ar, praticamente não ter massa. Isto quer dizer que 
não existe inércia e que a reprodução dos transientes é praticamente instantânea, 
proporcionando uma reprodução extremamente fiel. Além dos painéis, creio que os 
produtos mais importantes foram, sem dúvida, o Pré Quad modelo 33, lançado em 1967, 
que teve 120.000 unidades vendidas, e o power Quad ll. Estes dois produtos formaram um dos 
conjuntos mais importantes da era dourada do áudio.No próximo artigo, pretendo continuar escrevendo a respeito dos grandes gênios audiófilos do passado.
               
Boas audições !!! 
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