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					  Número 58
 
 
				Equipamentos e Cabos 
				  
				
				Flávio Adamiflavioadema@uol.com.br
 
				A Música em Equilíbrio!
                   
				Tanto eu quanto o Jorge costumamos passar horas a fio 
				debruçados em nossos equipamentos, buscando sempre um ajuste 
				ideal. Alguns podem até pensar que isso é um exagero, uma paranóia audiófila, mas não é. Devemos considerar que a 
				qualidade dos equipamentos é, sem dúvida, muito importante. Entretanto, como eu já havia descrito, considero que nos dias de 
				hoje, em função do bom nível dos equipamentos, mesmo aqueles de 
				preços mais baixos possuem uma qualidade sonora bastante 
				expressiva. Portanto, devemos dar uma maior atenção à acústica e também 
				à 
				parte elétrica, que são fundamentais para um bom resultado.Além disso, uma das coisas mais relevantes é, com certeza, aquilo 
				que chamamos de equilíbrio tonal.
  Se 
				não tivermos um bom equilíbrio tonal, todo o resto ficará 
				comprometido, mesmo em se tratando dos mais sofisticados equipamentos. 
				O equilíbrio tonal é pura e simplesmente conquistado na busca de 
				encontrarmos o ajuste ideal, ou seja, nas sucessivas tentativas 
				de ensaio e erro, até que consigamos alcançar o ponto em que todo o espectro sonoro 
				fique em 
				perfeita harmonia, desde o grave mais visceral até às 
				freqüências mais altas. Nesta busca, estaremos procurando 
				investigar qual o melhor posicionamento das caixas, tentando sempre eliminar os picos e 
				buracos, que normalmente ocorrem mesmo nas salas consideradas 
				acusticamente perfeitas. Realmente é uma briga! 
				© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz KnirschTodos os direitos reservados
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 Se colocarmos as caixas para frente, diminuímos a intensidade 
				dos graves, porém melhoramos o palco sonoro. Se as caixas 
				ficarem para trás, muito próximas da parede, corremos o risco de 
				tornar os graves coloridos e exagerados e também de haver perda de 
				palco sonoro. O ajuste de toe in, (Veja Audiophile 
				News 31) quando indicado pelo 
				fabricante, também pode interferir bastante na qualidade do palco e, principalmente, 
				nos agudos, tornando-os mais direcionados 
				ou não, dependendo do tipo de tweeter. Na sua 
				concepção, o tweeter pode ser de corneta, mais 
				susceptível a esse tipo de 
				posicionamento, ou normal, de domo, não tão exigente quanto à 
				abertura ou ao fechamento que caracteriza o toe in.
 A 
				abertura das caixas, ou seja, a distância entre elas, também é 
				de vital importância. É necessário checar essa distância em 
				relação ao ponto de audição, tomando também cuidado para que as 
				caixas não fiquem muito próximas das paredes laterais, o 
				que poderia interferir negativamente no resultado sonoro.
 Outro 
				aspecto que devemos levar em consideração é a altura exata do ponto 
				de audição, que também pode influir bastante no resultado final. 
				Essa altura deve ser de tal forma que os ouvidos fiquem sempre num ponto entre o médio e o 
				tweeter. Isso já foi provado na câmara anecóica, onde as curvas 
				ficam sempre melhores quando o microfone está exatamente no eixo, 
				no local que eu chamaria de ponto ideal de audição. Devemos 
				considerar também que, às vezes, movimentar as caixas em apenas 
				1cm poderá significar uma grande diferença no equilíbrio tonal.
 Vocês já devem ter notado que há inúmeras variáveis a considerar. 
				Como eu havia descrito no artigo anterior, procurem utilizar um cd 
				que contenha toda a gama de freqüências, para definir onde estão os 
				pontos que eventualmente poderão causar problemas, através do 
				sistema "ouvidômetro".
  Depois, escolham sempre gravações de 
				referência equilibradas, sem graves exagerados nem agudos estridentes. 
				A partir daí, repitam exaustivamente essas gravações, até 
				encontrarem o ponto 
				ideal, onde possam sentir que existe um conforto auditivo 
				sem fadiga. Após essa empreitada dolorosa, simplesmente escutem música, que 
				faz um bem tremendo aos ouvidos!
 Boas audições!!       
				 
				
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