Número 249

Um CD Histórico

Mídia Gravada

Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br

             Eu me recordo que, há quase 20 anos, quando fazia cobertura dos eventos Hi Fi Show, e também como articulista da revista Clube do Áudio e Vídeo, havia um cd que estava sempre junto a mim, da cantora Janis Ian, intitulado breaking silence.            

             © 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

           Escrever sobre esse cd é também uma forma de prestar minha homenagem ao falecido e genial Doug Sax, talvez um dos maiores gênios da masterização que tivemos a oportunidade de conhecer.
          Esta gravação foi realizada pela Analogue Productions, utilizando válvulas no processo, e é, na minha opinião, uma das grandes realizações musicais que se sobressaíram, juntando a voz maravilhosa de Janis Ian a uma qualidade de gravação absolutamente impecável.
          Janis Ian, nascida em 7 de abril de 1951, é norte-americana, cantora, compositora e multi instrumentista. Teve uma carreira musical de muito sucesso nos anos 60 e 70, e continuou gravando até recentemente. Em 1975, Ian ganhou um Grammy Award pela sua canção At Seventeen.
          A gravação deste cd é de 1992 e, sem dúvida, é uma obra prima por sua indiscutível qualidade e também pela excelente masterização realizada.
          Todas as composições são da própria Janis Ian, feitas com extremo bom gosto e musicalidade, num daqueles raros cds, onde é impossível deixar de ouvi-lo inteiro, num estilo folk music delicioso.
           É um cd que, sem dúvida, fica ainda mais valorizado quando reproduzido em equipamentos de alta qualidade, onde se percebe com clareza nuances de textura e se constata as micro e macro dinâmicas perfeitas, além de uma impressionante naturalidade vocal.
           Pelo fato de, até hoje, continuar usando esse cd, como referência, fica para os audiófilos uma grande dica, para todos aqueles apaixonados por música e áudio, como eu.  
           


  
         JANIS IAN
             breaking silence

          

 

Os dados são:

                   

Gravadora               : 1992, Analogue Productions,  CAPP 027;

Principais Artistas    : Janis Ian, voz, guitarra acústica e piano; Jim Brock, bateria e percussão; Chad Watson, contrabaixo;

Código de Barras      : 7 53088 00027 0, cd de ouro;

Gravação                     : vários engenheiros entre eles John David Parker;
                Masterização              : Doug Sax no The Mastering Lab;

Data da Gravação     : 1992;

Local da Gravação    : Nightingale Studio, Burbank, California, EUA;

 

 

Janis Ian Breaking Silence GOLD CD

 

 
          Este cd de ouro pode ser encontrado na www.elusivedisc.com, por US$ 30,00.

 

Ótimas audições e aquele abraço!

Bandejas Antirressonantes Bandstand   
                           

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br